Tens medo de pedir uma carta de recomendação? Nós não te culpamos. Na verdade, pedir favores é sempre difícil. E quando a pessoa do outro lado da linha por acaso é teu professor, chefe ou colega, há ainda mais razões para aumentar o teu ritmo cardíaco.
Felizmente, estamos aqui para te ajudar a evitar todo o constrangimento desnecessário. Basta seguires estas dicas simples. Além disso, neste artigo, vamos mostrar-te um modelo de e-mail, elaborado por peritos, que podes adaptar para servir os teus próprios interesses profissionais.
pedir uma carta de recomendação
Achas que está na hora de fazer este pedido a um ex-chefe ou colega? Isso é um bom sinal, de certeza. Segue estes simples passos para obteres o tão merecido elogio que precisas, sem tornar a relação constrangedora - ou, pior ainda, prejudicar uma relação que valorizas.
1. identifica as pessoas certas
Idealmente, os autores das cartas de recomendação sobre ti devem ser pessoas que te conheçam bem - estamos a falar de professores influentes, de grandes colegas ou dos gestores mais admiráveis que já tiveste. Pedir uma carta de recomendação ao teu antigo chefe ou colegas, e não ao teu atual chefe ou colegas, é a melhor abordagem (por razões que esperamos serem óbvias).
Tem em mente que só deves pedir a pessoas que possam dar-te uma recomendação brilhante com toda a confiança. Por outras palavras, se um gerente te despedir, provavelmente é melhor evitar pedir-lhe uma carta de recomendação, a menos que não tenhas outra escolha.
2. sê educado na tua abordagem
Por mais ambiciosos que sejam os teus objetivos profissionais, precisas de pedir aos outros que te apoiem nesse percurso, sem exagerar. Importa reconhecer que o teu antigo colega de trabalho ou chefe não têm qualquer obrigação de te ajudar. Trata-se apenas de um favor, pelo que tens de pedir com gentileza. Pedir uma carta de recomendação através de um e-mail também é preferível, porque dá tempo às pessoas para pensarem no assunto. Em circunstância alguma deve alguém ter de tomar uma decisão sobre a redação de uma carta de recomendação na hora.
vê 5 passos simples para te apresentares com sucesso no LinkedIn
5 passos simples para te apresentares com sucesso no LinkedIn3. dá-lhes tempo
É preciso ser proactivo ao pedir cartas de recomendação — não esperes até ao último minuto e depois, quando precisares, pedires em cima da hora. Deves procurar avisar as pessoas com pelo menos um mês de antecedência à tua necessidade da carta de recomendação.
Isso significa fazer o pedido no início da procura de emprego, e não esperar até teres uma potencial oferta. Tem as tuas recomendações alinhadas com antecedência, para evitar perder uma oferta porque não consegues obter recomendações a tempo.
4. fornece informação
Entretanto (já que estás à espera), mais vale, pelo menos, ofereceres-te para fornecer algum material de apoio pertinente. Afinal, é fácil para as pessoas esquecerem as qualidades tão especiais que agora te tornam tão qualificado para este novo trabalho. Por isso, se estás a contactar antigos (ou mesmo atuais) professores, porque não fornecer-lhes uma cópia do teu melhor ensaio ou documentação sobre o teu melhor projeto? Se o teu alvo é um ex-chefe, porque não partilhar a descrição do trabalho? Provavelmente eles são fluentes na gíria dos negócios de qualquer das formas. E fica à vontade de lhes recordar as boas avaliações que te deram no passado ou os grandes projetos em que trabalhaste ou lideraste.
Tudo isto ajuda a manter relevantes as informações sobre os teus melhores feitos. Além disso, uma dica de profissional: o teu currículo deve ser incluído em todos os documentos que enviares a potenciais recomendadores.
5. divulgar, divulgar, divulgar
A privacidade é muito importante hoje em dia, especialmente no trabalho. Respeita a dos teus colegas, notificando-os, de forma clara, de que gostarias de utilizar os seus nomes e informações de contacto ao partilhar esta carta de recomendação com futuros empregadores, e pedindo-lhes autorização para o fazer. É um gesto educado, respeitoso e precavido.
É isto - cinco passos que quase garantidamente te levarão mais perto da linha de meta. Achas que consegues? Bem, vamos tornar as coisas ainda mais fáceis para ti. Abaixo, partilhamos um modelo simples que podes personalizar quando chegar a altura de pedir a tua própria carta de recomendação fantástica no futuro.
como pedir uma carta de recomendação: modelo de email
Cria a tua própria versão do seguinte exemplo, fazendo os ajustes necessários, e as cartas de recomendação começarão a acumular-se num instante. Eis como pedir uma carta de recomendação por email. Voilà!
Podes adaptar para o tom informal, caso seja para um colega com quem tenhas uma relação mais descontraída.
Caro/a [PRIMEIRO NOME],
Há quanto tempo! Espero que esteja tudo bem consigo.
Estou a escrever porque aprendi imenso consigo e, neste momento, estou muito perto de conseguir o emprego dos meus sonhos na [NOME DA EMPRESA]. A cultura, as pessoas e o ambiente são perfeitos para mim por causa de [RAZÃO X, Y e Z]. Mas sei também que estão a entrevistar outros candidatos. Sinceramente, o que penso que poderia realmente destacar a minha candidatura é uma carta de recomendação sua.
Agora, desnecessário será dizer, também compreendo se não puder comprometer-se com isso neste momento. Não se preocupe - não há pressa. A data limite é [DATA]. Apenas dê-me a sua opinião quando tiver oportunidade e, mais uma vez, há quanto tempo. Que estejamos em contacto em breve.
Desde já, obrigado/a,
[O TEU NOME]
principais pontos a reter
Se tens tido dificuldades para pedir uma carta no passado, não te preocupes. Não há motivo para stressar. Escrever e-mails com tacto sobre assuntos sensíveis é sempre uma tarefa difícil, e compreendemos. Mas se seguires estas instruções simples, ficará tudo encaminhado.
Apenas um último conselho, mesmo último: se realmente quiseres ir além, envia ao teu benfeitor uma nota de agradecimento, ou até mesmo um presente, quando tudo estiver dito e feito, independentemente de conseguires o emprego ou não. Além disso, se estiveres à procura de ainda mais conselhos de carreira práticos e aplicáveis, encontra mais soluções nos nossos artigos.
vê como fazer uma carta de apresentação - os 3 elementos-chave
carta de apresentação - os 3 elementos-chave