O seu departamento de recursos humanos gera uma grande quantidade de dados relacionados com a contratação, a formação e a experiência geral dos colaboradores. Um painel de controlo de RH é uma forma de visualizar esses dados e de os utilizar em benefício da empresa. Esta ferramenta simples e flexível ajuda-o a acompanhar e analisar métricas relevantes para simplificar os relatórios de RH e melhorar a tomada de decisões em toda a organização.
Nesta publicação do blogue, vamos explorar o papel significativo que os painéis de controlo de RH desempenham e descobrir estratégias eficazes para tirar o máximo partido deles na sua organização.
Para obter inspiração e ideias de layout, confira os nossos exemplos de dashboards de RH.
o que é um dashboard de RH?
Um dashboard de RH é uma ferramenta empresarial que apresenta métricas e informações importantes sobre RH. Obtém dados de várias fontes e apresenta-os num formato fácil de compreender. Desta forma, pode acompanhar, analisar e comunicar os principais indicadores-chave de desempenho (KPI) da sua empresa num único local conveniente.
O principal objetivo de um painel de instrumentos de RH eficaz é capacitar as equipas de RH e de gestão com informações orientadas para a ação, permitindo-lhes tomar decisões informadas e compreender exatamente quais as ações necessárias.
As métricas que pode acompanhar com um painel de controlo de RH incluem:
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Número de empregados
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Satisfação no trabalho
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Pontuação do promotor líquido
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Taxas de absentismo
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Taxa de rotatividade dos profissionais
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Produtividade dos profissionais
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Custo de formação por trabalhador
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Percentagem de trabalhadores com deficiência
Os dashboards de RH não são uma solução única para todos. Em vez disso, devem ser personalizados com base nas necessidades específicas do grupo-alvo ou da pessoa. Ao compreender essas necessidades, é possível identificar as questões comerciais relevantes e determinar as métricas mais impactantes para medir o sucesso. Por exemplo, a equipa de RH pode utilizar dashboards individuais para monitorizar as contratações, o envolvimento dos colaboradores e a retenção de colaboradores. A direção pode preferir um dashboard que forneça uma visão geral das principais funções de RH.
vantagens dos dashboards dos recursos humanos
Os painéis de controlo de RH apresentam vantagens significativas, tanto para o seu departamento de RH como para a organização em geral.
monitorização fácil dos RH
Um painel de controlo de RH permite-lhe monitorizar regularmente os KPIs e estabelecer uma base de conhecimento de cada um deles - desta forma, é mais fácil detetar alterações nos dados. Se houver um problema, pode tomar medidas correctivas antes que este se agrave. Quando há uma tendência positiva, pode investigar a fonte e capitalizar a oportunidade.
design de poupança de tempo
Com um painel de controlo de RH, pode verificar o estado das métricas críticas num relance. Tudo é apresentado num único ecrã, pelo que não é necessário ler documentos longos ou iniciar sessão em aplicações separadas para encontrar o que precisa. Uma vez que os widgets do painel de controlo estão ligados a fontes específicas, é fácil aprofundar os dados quando necessário.
Para obter inspiração e ideias de layout, consulte os nossos exemplos de dashboard de RH.
relatórios automatizados de RH
Quando se configura um painel de controlo de RH, criam-se ligações entre o software e as fontes de dados. Sempre que alguém abre o painel de controlo, estas ligações extraem e apresentam automaticamente as informações mais recentes. É uma forma eficiente de simplificar o processo de elaboração de relatórios, reduzir a carga de trabalho dos RH e garantir que os líderes da empresa podem aceder a dados atualizados em qualquer altura.
melhor tomada de decisões
A visibilidade dos dados melhora o processo de tomada de decisões a todos os níveis da sua organização. Com acesso a um painel de controlo, cada parte interessada pode fazer escolhas informadas sobre estratégias, oportunidades ou soluções. Os dashboards de RH também aumentam a transparência e eliminam os silos de dados, o que melhora a partilha de informações a todos os níveis.
conhecimentos mais profundos sobre RH
O software de RH inclui frequentemente a análise de talentos, que o pode ajudar a encontrar correlações difíceis de detetar de outra forma. Ao combinar diferentes fontes de dados, pode aprofundar e até descobrir relações de causa e efeito (com base na análise de regressão). Poderá descobrir que os empregados que frequentam um curso de formação específico são 25% mais produtivos, por exemplo, ou que os candidatos com um determinado grau académico tendem a ser mais bem sucedidos. Estas informações podem ajudá-lo a otimizar e a aperfeiçoar a sua estratégia de RH.
dashboards comuns de RH
Os dashboards que escolhe dependem das suas operações, dos objetivos de RH e das exigências das partes interessadas. Muitas empresas começam dashboards de RH comuns e personalizam-nos com métricas relevantes.
dashboard C-suite
Este dashboard fornece aos executivos da empresa informações de RH de alto nível. Deve incluir métricas que ajudem os líderes a tomar decisões estratégicas e orçamentais. Os exemplos incluem os custos totais de mão de obra, a diversidade da força de trabalho e a satisfação dos colaboradores.
A sua empresa tem objetivos abrangentes relacionados com as funções de RH? Personalize o dashboard executivo com KPIs relevantes. Se a organização pretende aumentar a retenção, pode incluir métricas como a satisfação dos colaboradores e a taxa de retenção de colaboradores.
dashboard da diversidade
A diversidade é uma prioridade máxima para muitas empresas. Um dashboard da diversidade ajuda-o a compreender a distribuição da força de trabalho de acordo com factores como:
- Idade
- Género
- Etnia
- Formação académica
- Localização
- Deficiências
Também pode acompanhar os dados demográficos em relação a novas contratações, taxa de rotatividade e satisfação no trabalho. Se a sua empresa realiza inquéritos relacionados com a diversidade, equidade e inclusão (DEI), adicione os resultados a este dashboard; é uma forma eficaz de visualizar as atitudes dos colaboradores.
dashboard de contratação
Quando a sua empresa está a contratar ativamente, este painel de controlo dá às equipas de RH, de gestão e executivas uma visão de alto nível do processo. Normalmente, inclui pelo menos um widget que resume o número de candidatos, candidaturas rejeitadas, entrevistados e ofertas para cada posição aberta. Além disso, é crucial analisar os canais de sourcing mais eficazes para otimizar a atribuição de recursos.
Outros KPIs comuns de contratação e recrutamento de RH a considerar incluem:
- Número de candidaturas por fonte
- Dias para preencher as posições em aberto
- Custo de recrutamento por empregado
- Discriminação demográfica dos candidatos
- Tempo médio para completar cada fase de contratação
dashboard de L&D
O dashboard de I&D é um retrato das atividades de formação e desenvolvimento da sua empresa. Certifique-se de que inclui KPIs básicos, incluindo a taxa de conclusão da formação por programa, departamento e função. Para dar aos utilizadores uma noção do investimento global, adicione os custos de formação e o total de horas de formação.
Em muitos casos, as métricas de L&D são mais esclarecedoras quando associadas a informações sobre os seus resultados, como a satisfação dos colaboradores com o programa ou a produtividade e taxa de promoção dos colaboradores antes e depois da formação.
dashboard de rotatividade
Quando está a tentar reduzir a rotatividade dos colaboradores e aumentar a retenção, um dashboard da rotatividade fornece uma atualização rápida do estado. Inclua as taxas de rotatividade atuais e anuais, bem como o número de trabalhadores que saem. Para identificar quais os colaboradores que se estão a despedir, divida a rotatividade por fatores como o departamento, a localização, a antiguidade, o género ou a etnia.
Tenha em mente que nem toda a rotatividade é má ou está fora do seu controlo. Para obter uma imagem mais realista, inclua métricas como a rotatividade voluntária vs. involuntária e desejada vs. indesejada.
libertar o poder dos dados de RH
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descobrir o poder dos dadoserros a evitar ao criar dashboards dos RH
Um dashboard de RH é uma ferramenta empresarial de baixo risco - é acessível para criar e fácil de alterar. Para poupar tempo e maximizar o ROI, evite os erros comuns que podem fazer descarrilar o seu progresso.
incluir demasiadas métricas
Um dashboard de RH foi concebido para simplificar o seu processo de acompanhamento de KPI. Em vez de incluir muitas métricas de RH, é melhor usar de contenção. Limite o seu painel de controlo aos KPIs de RH que realmente interessam e terá menos probabilidades de se sentir sobrecarregado ou de perder informações importantes. Todas as métricas devem estar diretamente relacionadas com algo que a empresa pretende alterar ou manter.
utilização de um layout complicado
Quando o seu dashboard está demasiado cheio, ou cada visualização de KPI tem o mesmo tamanho, pode ser difícil encontrar as métricas mais importantes. Uma vez que a disposição do painel de controlo é completamente personalizável, este erro é fácil de evitar - basta criar uma hierarquia de informação. Os KPIs críticos devem ser maiores e estar perto do topo do ecrã; organize os restantes widgets por ordem de importância. Também pode criar grupos de KPI para manter as métricas relevantes próximas.
ignorar a análise de dados
No final do dia, um dashboard de RH é apenas uma forma de apresentar dados. Para tirar o máximo partido da informação, é necessário adicionar uma camada de análise. Se a sua empresa tiver uma plataforma de business intelligence, a IA integrada pode tratar deste processo por si. Em alternativa, pode utilizar as ferramentas de análise de dados em programas como o Microsoft Excel. Uma análise eficaz ajuda-o a compreender o comportamento dos colaboradores, a identificar características desejáveis ou a identificar as estratégias de aprendizagem e desenvolvimento mais eficazes para cada função.
Com objectivos claros, KPIs relevantes e um processo de análise fiável, os dashboards de RH podem ser um ativo valioso para a sua empresa.