Falar-vos de teletrabalho é falar do que eu idealizei há 13 anos, quando, ainda pelo norte, procurava um trabalho e poucas eram as portas que se abriam.

Recuemos juntos até essa altura, onde senti que abandonar o sossego e as magníficas paisagens do Douro era deixar um pouco de mim em cada quilômetro da A24. Rumo à capital vi as oportunidades que, de longe, me eram inalcançáveis por estarem presencialmente concentradas nos grandes centros. E se tivéssemos mais oportunidades em remoto? Poderia ter iniciado esta história de outra forma? 

Nos últimos anos, o teletrabalho tornou-se uma tendência em Portugal, emergindo como um verdadeiro paraíso para os profissionais e talentos escondidos pelo nosso país. Combinar a beleza natural, a cultura  e a infraestrutura moderna que o país oferece é, para muitos, uma experiência de trabalho sem igual.

O que é certo é que o teletrabalho evoluiu de tal forma que hoje é já um fator decisivo na escolha de um empregador. Vemos, cada vez mais, profissionais a procurarem ofertas com a opção de trabalho remoto ou híbrido, em oposição ao regime presencial.

Uma coisa é certa - e que aprendemos com a pandemia do Covid-19: o teletrabalho pode, sim, ser uma vantagem e contribuir para a minha produtividade e para um maior equilíbrio entre a minha vida pessoal e a minha vida profissional. E este é um fator cada vez mais importante quando falamos da atração e retenção de talento, já que, de acordo com o Randstad Employer Brand Research 2023, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o segundo fator mais importante na escolha de um empregador para a maioria dos profissionais a nível global e nacional.

No estudo Randstad Employer Brand Research de 2023, foram reveladas as empresas mais atrativas para trabalhar e os fatores mais importantes numa decisão de emprego, de acordo com os portugueses.

Faça download do estudo aqui.


 

employer branding saiba mais

Lisboa e Porto são verdadeiros centros, modernos com muita tradição, mas o nosso  país tem outros locais merecedores de valorização, com um enorme potencial  de crescimento e com tanto talento escondido. Temos, no trabalho remoto, a oportunidade de explorar a nossa história, desfrutar de uma gastronomia deliciosa e ao mesmo tempo desenvolver o nosso país. 

Dar oportunidades, explorar, apostar e desenvolver pode ser o futuro. Portugal merece essa aposta e precisa de ser explorado de norte a sul. Temos todas as combinações necessárias para tornar o nosso país  um verdadeiro paraíso para o teletrabalho.

about the author
vânia Fernandes
vânia Fernandes

vânia fernandes

recruitment consultant, outsourcing