Trabalhar das 9h às 18h de 2a a 6a é provavelmente dos pedidos que um técnico de recrutamento, mais ouve. Na área da saúde essa é uma realidade que recai mais para o lado da excepção do que da regra, ao contrário de muitas profissões fora do sector.
Para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, aqueles que realmente estão no terreno, a garantir os cuidados de saúde de todos nós, seja pelo SNS, numa IPSS ou no sector privado, a realidade dos horários de trabalho é de facto muito diferente.
Face a este desafio, a Randstad implementou e utiliza o relevate schedule para gestão de turnos e horários dos seus colaboradores. Esta é uma solução tecnológica que nos permite gerir, em tempo real, turnos de diversos clientes em diversos locais, conciliando as necessidades do cliente com a disponibilidade dos profissionais, optimizando também o cumprimento dos turnos cancelados por ausências imprevistas e alertando os profissionais para cancelamentos não programados. Esta solução que une talentos a empresas, dá resposta ao desafio da gestão de turnos, promovendo a equidade na atribuição dos mesmos, e garantindo celeridade e fiabilidade no processo.
Entre as diversas vantagens desta solução, sublinho as que têm maior impacto nos colaboradores e clientes, e que são: o acesso imediato e claro a turnos disponíveis e aceites, permitindo uma gestão horária fácil e imediata; e a gestão de desempenho e controlo de assiduidade após conclusão de cada turno.
Debruçando-nos sobre a área da Saúde em concreto, o relevate schedule trouxe a todas as partes envolvidas - cliente, colaborador e randstad - autonomia e celeridade no processo de gestão de recursos humanos e disponibilidades. Foi com o auxílio desta ferramenta, em conjunto com outras soluções tecnológicas utilizadas em exclusivo pela área, que foi possível gerir centenas de profissionais de saúde durante o período da pandemia, e que é possível, à data de hoje, fazer essa mesma gestão, sempre com novos clientes e colaboradores.
Porque o foco das empresas de recursos humanos, não é somente encontrar as pessoas que façam fit com a necessidade e com a empresa, é também gerir expectactivas, interesses, acompanhar necessidades e procurar soluções tecnológicas para temas operacionais, quando assim se considera necessário. E é aqui que o relevate schedule encontra o seu propósito.