Se estás à procura de emprego e tens curiosidade sobre como criar um bom currículo, é importante que tenhas conhecimento da importância de destacares certas palavras-chave (ou “keywords” em inglês) ao longo do seu conteúdo.
O tema não é novo no mundo do recrutamento: a importância das palavras-chave num currículo já foi descrita em diversos artigos, seminários e webinars sobre dicas para fortalecer uma candidatura. A novidade está em quem lê estas palavras-chave.
Além dos olhos atentos das equipas de recrutamento, atualmente diversos currículos também são lidos por poderosas máquinas digitais – robôs super-modernos, alimentados pelas mais recentes tecnologias de inteligência artificial, com verdadeira “visão de águia” para encontrar as palavras-chave mais relevantes num documento.
Para que tu consigas ultrapassar com sucesso a fase de triagem curricular automatizada, cada vez mais presente nos processos de seleção de grandes e médias empresas, deves ter atenção redobrada às palavras-chave do teu currículo.
Mas, já agora, reparaste em algo um pouco… repetitivo até aqui?
Se releres o início deste texto, verás que a expressão “palavras-chave” está repetida em todos os parágrafos, propositadamente.
É normal que uma pessoa nem perceba tal detalhe quando faz uma leitura leve, no entanto, uma máquina configurada para identificar o termo “palavras-chave” num documento, certamente, já teria marcado este artigo como relevante, logo nas primeiras linhas.
Este exemplo vivo do que são as palavras-chave serve para ilustrar dois pontos relevantes para te ajudar a criar um CV adequado aos tempos atuais:
- Palavras-chave podem – e devem - ser repetidas ao longo do teu currículo;
- Palavras-chave não são apenas palavras singulares; são também expressões e, às vezes, até mesmo frases completas.
como utilizar palavras-chaves ao longo do currículo
Vamos a um exemplo hipotético.
Imagina que estás a concorrer para uma vaga que exige domínio do idioma inglês e experiência com o software “XYZ”.
No teu CV, deves deixar claro o teu domínio do Inglês, não apenas no campo específico de conhecimento de idiomas, mas também na descrição das tuas experiências profissionais ou académicas anteriores. Exemplos de algumas descrições:
- Responsável pela elaboração de cartas e e-mails em inglês para envio aos clientes.
- Atendimento telefónico em inglês para clientes e fornecedores.
- Criação de conteúdos em inglês para publicação na rede interna da empresa.
- Apresentação do trabalho final em inglês durante o curso.
O mesmo vale para a tua experiência com o software “XYZ". Deves preencher o campo específico de conhecimentos informáticos do teu CV, mas convém também fazeres menção ao uso do software nas descrições das funções anteriores, sem receio que o texto pareça repetitivo. Exemplos:
- Criação de apresentações e relatórios em “XYZ”.
- Desenvolvimento e aplicação de fórmulas específicas em “XYZ” e organização de dados.
- Controlo de stock e gestão avançada de informações em “XYZ”.
É possível também utilizar expressões como “palavras-chave”.
Imagina que vais concorrer a uma vaga na área do apoio ao cliente. No teu CV, expressões como “apoio ao cliente”, “suporte ao cliente” e “atendimento ao cliente” devem estar presentes em diversos momentos para que a tua candidatura fique em evidência.
As palavras-chave são muitas e variadas, mas fica aqui uma dica final: o teu CV tem que ser lido pela máquina e, com as palavras-chave certas para a função desejada, as tuas hipóteses de sucesso nesta etapa serão muito elevadas.
Entretanto, é preciso lembrar que o teu CV, em algum momento, será lido também por uma pessoa – por isso, não adianta repetires palavras-chave de forma aleatória. Elas devem ter sentido e conexão com aquilo que apresentas no teu currículo, sob o risco de venceres a inteligência artificial da máquina, mas perderes para a inteligência humana da equipa de recrutamento.
Se quiseres saber mais sobre inteligência artificial no recrutamento, lê este artigo e descobre como podes utilizar o chatbots como o ChatGPT na procura de emprego, e, para que o teu currículo possa brilhar ainda mais, segue estas 25 dicas para um CV de sucesso.
Assiste a este workshop sobre 'procura ativa de emprego em Portugal' e fica a saber mais sobre os seguintes temas:
- o que não pode faltar no teu cv
- plataformas onde deves estar
- fases de um processo de recrutamento e o que deves ter em conta em cada momento
... e muitas dicas a não perder!