Nos dias de hoje fazer recrutamento é um desafio. Na área da saúde torna-se de dia para dia mais complexo, elevando o desafio a um nível superior.
Quando nos chega um pedido de um cliente verificamos o que é pretendido e iniciamos a intensiva triagem de Cvs que é o primeiro contacto que temos com os candidatos, nesta fase deparamo-nos com um número considerável de pessoas que se candidatam sem lerem o anúncio na íntegra de forma a validarem se o mesmo corresponde ao que procuram, ou pessoas que por um ou outro motivo concorrem a todas as oportunidades, o que leva a que tenhamos um trabalho redobrado em perceber na realidade quem é que corresponde ao perfil solicitado.
Concluída que esteja a triagem curricular, o processo passa para a fase de entrevistas que na realidade nos dias de hoje na sua grande maioria são digitais, permitindo aos candidatos não terem de se deslocar, e tornando mais fácil conjugar agendas. Tendo este lado positivo, a entrevista remota também tem contrapartidas, como candidatos que se apresentam para entrevista em locais inapropriados (carro, centros comerciais) que muitas vezes acabam por dificultar a concentração, a serenidade e seriedade necessárias em contexto de entrevista de trabalho; mas também candidatos que frequentemente não têm o cuidado expectável ao nível da apresentação, com pouco conhecimento ou interesse na função ou área a que estão a candidatar-se, e até mesmo atrasos e ausências a entrevistas sem qualquer aviso ou justificação posterior, o que nos leva a concluir que há falta de interesse, desmotivação e compromisso por parte destes candidatos.
Após validação técnica e comportamental, os candidatos validados passam à fase de entrevista com o cliente. Como nunca antes, o cliente está mais exigente e o candidato tem de ir preparado para essa realidade. É parte integrante das nossas funções, enquanto recrutadores, orientarmos os nossos candidatos no que toca à necessidade de pesquisarem acerca do cliente para cuja vaga se estão a candidatar, a estarem bem preparados para perguntas de foro mais pessoal como sendo os defeitos ou maiores qualidades que identifica em si mesmo, qual o aspecto que considera que possa vir a ser mais desafiante caso seja a pessoa seleccionada para a vaga em aberto, como também irem preparados com questões ou dúvidas pertinentes.
Todas estas fases e realidades diferentes acabam por nos trazer todos os dias um dia diferente com desafios novos, sendo o nosso foco encontrar o candidato que faça fit com a oportunidade que nos é apresentada como necessidade do cliente. Temos de estar cientes que pelo meio surgirão contrariedades incontornáveis e desistências, e que mesmo com estas ganhamos conhecimento, tocamos em realidades diferentes, experiências profissionais e pessoais que nos enriquecem, e pessoas que nos desafiam, e isto é o que nos leva todos os dias a abraçar este caminho com um olhar e um coração mais preenchido.