Já a semana passada, quando o número de casos de infectados por COVID-19 começou a aumentar, a Randstad adoptou medidas preventivas para assegurar as cerca de 11 mil entrevistas realizadas mensalmente em todo o país, garantindo ao mesmo tempo a segurança de candidatos e consultores. A solução é tecnológica e chama-se “VIDA”.
O “VIDA” (Video Interviews and Digital Assessments) vem assim dar uma resposta rápida à instabilidade desencadeada pelo COVID-19, numa altura em que as empresas estão a encontrar no trabalho remoto uma alternativa para dar continuidade aos seus negócios, evitando o contágio. Esta solução permite à Randstad realizar todas as entrevistas a candidatos através de uma ligação de vídeo em tempo real, e em cumprimento do enquadramento com o Regime Geral de Protecção de Dados (RGPD).
Através do “VIDA”, candidatos e recrutadores mantêm-se em contacto, mas sem a necessidade de deslocação às instalações físicas da Randstad. Esta tecnologia oferece ainda a possibilidade de pré-seleccionar os períodos de tempo mais convenientes para ambos e a opção de automizar perguntas para acelerar o processo de selecção. Permite ainda ao candidato fazer o seu vídeo de apresentação, garantindo a qualidade do processo e o registo do mesmo, ao abrigo da legislação em vigor.
Inês Veloso, directora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal, acredita que esta solução, que já estavam a utilizar em alguns processos, «é uma medida recomendável face ao COVID-19, de forma a garantir o bem-estar dos colaboradores e candidatos. Apenas como excepção iremos fazer entrevistas presenciais, recomendando também a todos os candidatos que pretendam fazer candidaturas ou obter mais informação sobre processos em vigor na Randstad que utilizem o nosso site, o chat, o contact center – chamada gratuita – ou as redes sociais», explica.
Não se conseguindo ainda prever-se por quanto tempo esta situação de alerta criada pela pandemia COVID-19 irá permanecer, a plataforma “VIDA” permite assim ao grupo líder no sector de Recursos Humanos continuar a dar seguimento ao fluxo de entrevistas diárias, transitando a sua grande maioria para o digital. De lembrar que a Randstad Portugal coloca cerca de 30 mil pessoas a trabalhar diariamente nos clientes, sendo, assim, o terceiro maior empregador privado em Portugal.
Apesar da situação excepcional, é uma medida que se integra perfeitamente no posicionamento da Randstad – “Human Forward” –, que se traduz na combinação da tecnologia com a paixão por pessoas.