Chama-se xPT, é o novo produto da Randstad, e transforma “big data” em “smart data”, para ajudar as empresas a delinear a sua estratégia de atracção e retenção de talento.
O xPT junta dados de mercado, cruzando informação de fontes oficiais com os dados e experiência da Randstad em Portugal, criando uma ferramenta personalizada de suporte à decisão. Esta solução disponibiliza a leitura e cruzamento de dados, através de gráficos que podem ir a níveis de detalhe de demografia por concelho, habilitações literárias ou até mesmo salários. As dimensões possíveis são várias e podem ser de extrema utilidade para as empresas definirem, por exemplo, a sua estratégia de employer branding.
«São milhões de dados que passam a estar disponíveis de forma relevante para suportar a decisão, seja em estratégia de negócio, seja em decisões de investimento ou de recrutamento e retenção», explica Gonçalo Vilhena, chief Information officer (CIO) da Randstad Portugal, que recorda que a Randstad é o terceiro maior empregador privado no país, emitindo, em média, 55 mil declarações de IRS por mês, o que quer dizer que dispõem de muitos dados sobre o mercado de trabalho. Estes dados permitem não só analisar o estado actual do mercado, como prever o seu comportamento, através do recurso a um algoritmo.
Nesta fase inicial, o produto apresenta três modalidades de acesso à informação – xPT, yData e eXcellence –, variando consoante a quantidade de informação e grau de análise pretendida:
- A primeira versão do xPT é gratuita para clientes e permite às empresas ter acesso a informação geral sobre ofertas de emprego no mercado, números de desemprego e condições salariais;
- O yData é modalidade seguinte e serve o propósito das empresas que estejam à procura de informação específica relacionada com a sua localização, sector, principais línguas ou ofertas de trabalho;
- Num nível mais premium, o “eXcellence” inclui informação menos acessível e com critérios mais específicos e direccionados para o cliente, nomeadamente concorrentes de mercado e potenciais candidatos, combinando fontes complexas e/ ou métodos de machine learning.
O xPT faz parte do portefólio tecnológico da Randstad e refecte a sua experiência no nosso País e capacidade de inovação, tornando acessível às empresas data intelligence para a área da Gestão de Pessoas. De acordo com a especialista em Recursos Humanos, «os produtos deste portefólio foram desenvolvidos com o objectivo de melhorar e acrescentar valor à experiência de todos os utilizadores, como empresas e candidatos.