O sucesso profissional é um objetivo almejado por muitas pessoas nas suas carreiras. No entanto, o caminho para alcançar esse sucesso nem sempre é claro e direto. Muitas vezes, existe um momento crucial no qual ocorre um ponto de inflexão, uma viragem chave que impulsiona em direção ao êxito.
Já desde os tempos antigos, o Arquimedes pronunciou a famosa frase: “Dêem-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. Ou seja, o importante é encontrar o desejado ponto de apoio.
Dêem-me um ponto de apoio e moverei o mundo
Quando se alcança, as mudanças ocorrem de forma drástica e a uma velocidade vertiginosa, uma vez que hoje em dia, tudo, desde a política à música, se move por modas e o sucesso está reservado às pessoas que reconhecem esse facto.
Costuma acreditar-se que a expressão do rosto reflete o estado de espírito, então se uma pessoa sorrir e outra pessoa vir e lhe devolver o sorriso, não é só porque a segunda imitou a primeira, mas também porque esta lhe transmitiu a sua alegria. O mesmo acontece se outra pessoa colocar uma cara de pena - conseguir-se-á que o próximo se sinta triste.
A emoção é contagiosa e explica porque certas pessoas exercem uma grande influência sobre os outros, e este pode ser um ponto para o sucesso.
O comportamento quando estamos em equipa ou grupo também pode ser determinante. Muitas vezes, o sentido de responsabilidade tende a diluir-se quando estamos com outras pessoas; por exemplo, numa situação de emergência de um colega, parte-se do princípio de que outra pessoa fará a chamada de socorro, e, se não se vê ninguém a reagir, é porque aparentemente o problema não é assim tão grave. Contudo, os “pequenos” gestos contam e são estes que podem fazer a diferença na decisão final; parte de nós analisar o nosso próprio posicionamento!
sabe como identificar e colmatar lacunas de competências na sua organização
competências nas organizaçõesNão menos importante, a combinação de skills, oportunidades e planeamento também pode impulsionar o crescimento e a realização.
Aprimorar skills relevantes e necessárias para a área de atuação é fundamental, e isto envolve identificar as competências essenciais e investir em si, de forma a ser mais competitivo e estar preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Novas experiências, networking e manter-se atualizado sobre as tendências de mercado, pode parecer clichê, mas funciona. Assim como, elaborar um planeamento estratégico com objetivos de curto e longo prazo e, regularmente, estar disposto a monitorizar e ajustar o progresso conforme necessário. Isto aumentará a sua eficácia, e ajudará a aproveitar as oportunidades que surgirem no caminho.
mantém-te a par dos últimos dados relevantes sobre o mercado de trabalho.
randstad researchNa minha opinião, desenvolver skills, aproveitar oportunidades e planear com cuidado permite alcançar os objetivos e trilhar um caminho gratificante a nível profissional. É natural que, quando chegar o momento, surjam várias preocupações, seja pela incerteza financeira, por novos relacionamentos pessoais ou simplesmente pelo medo do desconhecido.
No entanto, só é precisa uma gota… e quando se acerta no alvo, por vezes basta uma ação mínima para dar um passo gigante. Por isso, considero que estar atento e preparado é fundamental para alcançar o sucesso profissional, e se conseguirmos aliar isso ao suporte familiar, este pode ser o nosso ponto de apoio.
Encontrar o ponto de inflexão é como partir a casca de um ovo, os limites que nos encerravam até esse momento desaparecem de um modo surpreendentemente simples e encontramos uma nova vida. Assim, as mudanças quantitativas acabam por se converter em mudanças qualitativas.
Procura o teu ponto de inflexão.