No atual panorama económico em rápida mudança, é importante que as empresas preparem a sua força de trabalho para se manterem competitivas e enfrentarem os desafios do futuro. O upskilling e reskilling podem ajudar os atuais trabalhadores a adaptarem-se a novas tecnologias ou a mercados de trabalho em mudança, e podem levar a uma maior produtividade e retenção de trabalhadores.

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para saber mais sobre como estes processos vitais podem ajudar a sua organização a ter sucesso descarregue o nosso guia sobre upskilling e reskilling

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Com o surgimento da Quarta Revolução Industrial, o World Economic Forum projeta que aproximadamente mil milhões de empregos serão provavelmente transformados pela tecnologia na próxima década. Ao mesmo tempo, as mudanças económicas e demográficas estão a exercer uma pressão adicional sobre o futuro da força de trabalho.

Então, o que pode o seu negócio fazer para se manter "à tona" nesta era de mudanças rápidas? Uma abordagem possível é concentrar-se em upskilling e reskilling. Isto permite-lhe transformar a sua força de trabalho sem ter de contratar ninguém novo, o que o coloca em melhor posição para enfrentar os desafios dos negócios dos tempos modernos.

 

o que é upskilling?

Melhorar as competências de cada trabalhador para complementar novas facetas do seu trabalho atual é uma definição relativamente simples de "upskilling". Isto implica formar pessoas, mas mantendo-as nas mesmas funções. 

Embora isto pareça ser uma descrição simples, o upskilling deve ser adaptado às necessidades futuras da empresa, e normalmente requer tempo e orçamento adicionais. Para ser bem sucedido, um programa de upskilling deve considerar as seguintes dinâmicas:

  • áreas de alta prioridade do negócio
  • identificação de lacunas de competências nas áreas acima referidas
  • definição de objetivos mensuráveis para o programa
  • subsídio orçamental
  • formas de capacitar e envolver os trabalhadores e assegurar a cooperação da direção

Tenha em mente que o seu modelo de negócio deve apoiar as novas competências. Por conseguinte, os managers e os CEOs devem ser capazes de prever onde o negócio estará dentro de 5 anos e quais os avanços que exigirão upskilling. Quando feito corretamente, o upskilling dos seus colaboradores proporciona várias vantagens para o empregador e para o funcionário.

benefícios do upskilling para o trabalhador

  • trabalhadores devidamente formados terão mais confiança e satisfação com os seus empregos.
  • trabalhadores que sentirem que a empresa está a trabalhar com eles para os manter empregáveis, sentirão menos stress e terão menos razões para procurarem outro emprego.
  • haverá mais oportunidades de progresso dentro da empresa, um objetivo de 40% dos trabalhadores inquiridos no relatório Randstad Workmonitor de 2023.

benefícios do upskilling para o empregador

  • investir nos trabalhadores promove uma cultura de empresa que incentiva a retenção dos trabalhadores e atrai candidatos dignos.
  • O upskilling permite às empresas seguir novas direções e assumir novos projetos, ao mesmo tempo que reduz os custos de recrutamento.
  • A produtividade aumenta graças à melhoria das competências e à nova confiança dos trabalhadores.
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o que é reskilling?

Ensinar uma nova competência a um trabalhador atual cujo trabalho se tornou obsoleto é um exemplo perfeito de reskilling. À medida que a tecnologia e as paisagens digitais mudam, alguns empregos tornam-se menos relevantes enquanto outros se tornam subitamente cruciais. Por exemplo, de acordo com as tendências de emprego dos EUA seguidas pelo World Economic Forum, a procura de trabalhadores nas seguintes funções diminuiu durante a última década: 

  • operadores informáticos
  • assistentes de administração
  • arquivistas
  • trabalhadores de introdução de dados
  • operadores de quadros eléctricos
  • telemarketers

Inversamente, as tecnologias que verão o mais alto nível de adoção empresarial e a necessidade de trabalhadores qualificados até 2025 incluem:

  • Computação em nuvem
  • Grandes análises de dados
  • Internet das coisas e dispositivos conectados
  • Criptografia e cibersegurança
  • Inteligência artificial

A contratação de pessoas suficientemente qualificadas e capazes para trabalharem em áreas que têm vindo a ganhar proeminência nos últimos anos será um desafio para algumas empresas graças à escassez de talento e às lacunas nas competências necessárias.

Uma forma de contornar este problema é a implementação de uma política de reskilling. Se tiver colaboradores talentosos a trabalhar para si mas a sua área de especialização estiver a tornar-se menos relevante, não terá de esperar até que estejam obsoletos e deixá-los ir e contratar alguém novo. Em vez disso, pode requalificar os funcionários existentes e colocar os seus dons para serem utilizados noutro local.

Por exemplo, se tiver pessoal de TI a trabalhar com sistemas antigos que em breve serão eliminados, o reskilling dos mesmos para se especializarem em campos como a computação em nuvem e a cibersegurança preparará a sua empresa para o futuro, ao mesmo tempo que apoia os seus trabalhadores no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Uma política robusta de reskilling também assegura que um trabalhador com uma grande ética de trabalho ou capacidades interpessoais incríveis permaneça na empresa. A responsabilidade de identificar possíveis candidatos a reskillig para proporcionar o melhor resultado para a sua empresa recai no âmbito dos esforços combinados de RH e gestão.

 

reskilling do ponto de vista de um trabalhador

  • Há menos stress mental quando os trabalhadores não têm medo de layoffs devido a despedimentos.
  • O trabalho proporciona um novo compromisso e menos aborrecimento, o que é especialmente relevante para os trabalhadores a longo prazo.
  • A oferta de novas oportunidades dentro da empresa traz consigo mais confiança e, por vezes, salários mais elevados.

reskilling do ponto de vista do empregador

  • Ganha uma melhor gestão de talentos ao reter bons trabalhadores e atrair novos candidatos qualificados.
  • O seu grupo de candidatos terá um maior potencial graças a um ambiente de RH dinâmico.
  • Na maioria dos casos, poupará dinheiro através de reskilling em vez de substituir um contrato de trabalho estabelecido.

 

upskilling vs reskilling

Se analisar as definições de upskilling e reskilling acima, notará que a diferença entre os dois termos reside no facto de o trabalho atual estar a mudar ou a tornar-se obsoleto. Assim, por exemplo, um colaborador que precisa de modernizar as suas competências digitais para utilizar mais eficazmente o software no seu trabalho quotidiano é diferente de um colaborador que está a aprender um trabalho completamente novo e as competências para o realizar.

Por conseguinte, na maioria dos casos, é benéfico para a liderança criar percursos separados para o crescimento do trabalhador. No entanto, há alturas em que o desenvolvimento de competências se sobrepõe. Considere os seguintes cenários.

  • A empresa A está a mudar para um formato totalmente digital no que respeita à gestão de documentos. Como resultado, todos os trabalhadores necessitarão de aperfeiçoamento na forma de utilizar o sistema.
  • A empresa B está a acrescentar uma nova divisão às suas instalações de fabrico. Vários funcionários a longo prazo serão transferidos para a nova divisão e serão " requalificados quanto ao novo produto e equipamento respetivo.
  • A empresa C está a abrir uma nova instalação noutra área. Através do upskilling de pessoal sobre formas virtuais de interface e relocalização e reskilling de trabalhadores com potencial de gestão, a empresa pode iniciar o projeto com um staff de base de trabalhadores de confiança.

Os programas de desenvolvimento de upskilling e de reskilling oferecem aos empregadores formas de proteger a sua força de trabalho para as próximas décadas. Descubra como investir no seu talento com o nosso mini-guia.

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programas vencedores: exemplos de upskilling e reskilling

Encontrará muitos exemplos no mundo real de empresas que estão a abraçar os fenómenos de upskilling e reskilling. E embora cada modelo de negócio seja diferente, todas elas têm alguns pontos em comum.

  • Aos colaboradores devem ser dadas as ferramentas adequadas para terem sucesso no novo empreendimento, quer se trate de um upskill ou de um reskill. Não se pode colocar todo o fardo sobre o trabalhador; deve ser um sucesso partilhado.
  • Deve haver uma comunicação aberta entre a direção e os trabalhadores para ajudar a evitar a ansiedade e a perda de controlo que os trabalhadores muitas vezes sentem quando são forçados a mudar.
  • No final, para que o upskilling or o reskilling seja bem sucedidos, os trabalhadores devem sentir-se confiantes no desempenho das suas novas funções e não sentir que todo o processo trouxe mais trabalho.

 

Grupo Volkswagen

A empresa alemã participou num estudo de 18 meses para determinar como as próximas mudanças na indústria automóvel irão afetar as taxas de emprego. Embora se preveja que o movimento em direção à electromobilidade até 2030 reduza o emprego em certos setores, a empresa espera que outras áreas de produção cresçam.

A Volkswagen está a dedicar recursos ao upskilling e reskilling de trabalhadores para reduzir a perda de postos de trabalho e criar um método de produção rentável para novas tecnologias. Uma dessas áreas é o fabrico de células de bateria, que pode substituir alguns elementos de produção anteriores, proporcionando novas oportunidades (reskilling) para os trabalhadores em investigação e desenvolvimento e montagem. Além disso, o upskilling digital será necessário à medida que a empresa avança para um processo de armazenamento centrado em computadores.

 

BP PLC

À medida que a BP iniciou uma transformação a nível de toda a empresa em direção a uma energia integrada e ao desenvolvimento de novas soluções energéticas, a empresa percebeu que também era necessária uma transformação digital, criando uma enorme necessidade de trabalhadores qualificados e requalificados em vários setores. Por exemplo, em vez de contratar novos engenheiros de software, os trabalhadores atuais receberam formação sobre armazenamento de dados em nuvem para obterem a certificação AWS.

Felizmente, a liderança da empresa estava preparada para apoiar o esforço e foi capaz de assegurar que os processos e fundos estavam em vigor para manter os trabalhadores envolvidos durante o processo de formação. 

 

Nestlé

Uma das formas da Nestlé manter o seu lugar como empresa da Fortune Global 500 é através do seu tremendo respeito e apoio aos trabalhadores. A empresa fornece training e orientação aos trabalhadores através de cursos internos e externos, e como resultado da COVID-19, o catálogo de formação foi digitalizado para acesso virtual.

A Nestlé tem parcerias com várias organizações para ajudar a assegurar que as necessidades dos jovens trabalhadores e daqueles em risco de desemprego sejam satisfeitas e que o talento possa ser realizado em todo o seu potencial.

  • Reskilling 4 Employment é um grupo de reflexão composto por CEOs de uma secção transversal de empresas tecnológicas e industriais da Europa, com o intuito de promover o reskilling e o upskilling para satisfazer a procura dos empregadores de hoje.
  • O programa Nestle Needs YOUth ajuda os jovens através de formação, aprendizes, estágios e acesso a conhecimentos.  

Além disso, esta empresa de vanguarda está a avançar com a training VR, garantindo que as valiosas competências de segurança e formação em cenários sejam acessíveis a todos os seus trabalhadores, independentemente da localização ou habilidades literárias.

 

AXA

A AXA, uma seguradora líder e grupo de gestão de ativos, está a defender a responsabilidade ambiental, e para promover essa missão, solicitou o apoio total dos funcionários. O desafio da AXA é o de melhorar a compreensão, a promoção e a vivência de um estilo de vida consciente do clima. A ESG and Climate Academy da empresa treina os funcionários na tomada de decisões de investimento que tenham um impacto positivo nos princípios ambientais, sociais e de governação.

À medida que os funcionários da AXA são formados, transmitem os seus conhecimentos aos clientes, o que reforça ainda mais o propósito da empresa de investir responsavelmente no futuro. Além disso, ao requalificar os funcionários quanto à consciência climática, a empresa assegura o sucesso contínuo do seu objetivo de expandir os investimentos verdes.

 

Campari Group

A empresa italiana, Campari, oferece aos trabalhadores múltiplos caminhos para upskilling e reskilling. As suas Academies oferecem formação orientada para funções específicas dentro da empresa ou podem requalificar um trabalhador atual para uma nova função. Além disso, o Campari Group's Development Center é um programa de formação de upskilling onde os colaboradores podem aspirar a responsabilidades de liderança e gestão.

As empresas de hoje devem estar preparadas para desafios imprevistos, uma vez que o mundo parece estar a mudar mais rapidamente do que nunca. Preservar a nossa força de trabalho através da upskilling e reskilling pode ser parte da solução para a escassez mundial de mão-de-obra e a lacuna de competências. Como mostram os exemplos acima, pegar no que temos e torná-lo melhor é um axioma que ainda hoje se aplica.

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