Quase todas as empresas viram nos últimos anos acréscimos significativos às suas necessidades tecnológicas, e a mudança para o trabalho remoto está apenas a aumentar a procura. Os profissionais de TI de qualidade são mais importantes do que nunca e a escassez e “competição” por estes perfis está a aumentar.
Neste contexto, líderes tecnológicos experientes do Forbes Technology Council partilharam os incentivos que consideram ser mais atrativos para trabalhadores de TI qualificados e que procuram um mandato a longo prazo com um empregador. Destacamos 10.
Ter um pacote de benefícios generoso é um bom ponto de partida, mas para recrutar talentos de TI é preciso mais do que salários altos. A saber:
1. Contribuir para o sucesso da empresa
«Os membros da equipa de TI precisam de sentir que estão a dar contributos valiosos para o sucesso da empresa, ao mesmo tempo que são apoiados no crescimento da sua carreira. Se uma empresa respeita as suas opiniões, lhes dá a oportunidade de demonstrar as suas capacidades e reconhece os seus contributos, os profissionais de TI invariavelmente assumirão compromissos a longo prazo e farão o que for preciso para garantir o sucesso.»
William Bain, ScaleOut Software, Inc.
2. Um ambiente seguro e inclusivo
«Os profissionais de TI procuram uma cultura que fomente um ambiente seguro e inclusivo, os incentive a correr riscos, celebre a aprendizagem com os fracassos, apoie o desenvolvimento da sua carreira e encoraje a curiosidade, praticando uma mentalidade de crescimento. Mais do que tudo, valorizam um líder direto empático e solidário que se preocupa verdadeiramente com eles.»
Nimrod Vered, Zipwhip
3. Serem desafiados pelo seu trabalho
«Os membros da equipa de TI querem sentir-se motivados e desafiados no seu trabalho diário. Querem também sentir que o seu trabalho tem impacto e que podem crescer com a empresa. Naturalmente, benefícios como cuidados de saúde de alta qualidade são importantes, e nunca devemos esquecer a promoção de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.»
Alejandro Oses, Rootstack
4. Acesso aos líderes de topo
«Para as empresas de software, manter as pessoas motivadas e felizes tem de ser mais do que uma declaração de missão. Sempre achei que dar ao pessoal de TI acesso aos líderes de topo é fundamental. De facto, o CEO deveria falar com eles para obter o seu feedback e construir uma relação. Não importa se tem dois mil ou 20 engenheiros, eles precisam e querem ser ouvidos. A validação é um fator de motivação subestimado.»
Jim Higgins, Solutionreach
5. Oportunidades de aprendizagem contínua
«O impacto no negócio e a aprendizagem contínua são igualmente importantes. O pessoal de TI deve ter visibilidade clara sobre o impacto dos seus projetos no negócio - uma ligação que nem sempre é óbvia para eles. Além disso, a capacidade de se manterem à frente das novas tecnologias através da formação proporcionada por uma plataforma de aprendizagem empresarial é essencial para que se mantenham por muito tempo.»
Juliette Rizkallah, SailPoint
6. Liderança responsável
«O ditado "As pessoas não deixam empresas, deixam chefes" tem muito peso. Os líderes das empresas precisam de se responsabilizar se os colaboradores estão ou não a prosperar. Os colaboradores de TI têm de acreditar que a organização em que trabalham – principalmente, as pessoas acima deles - se preocupa com eles.»
Stephen Moore, Exabeam
7. A possibilidade de partilhar novas ideias
«Os colaboradores de TI devem procurar uma empresa que investe neles e estimula o seu crescimento quando decidem ficar a longo prazo. As pessoas devem avaliar como a empresa apoia o seu desenvolvimento à medida que o futuro do trabalho se transforma e determinar se a liderança lhes dá voz e proporciona oportunidades para partilharem ideias novas e inovadoras que geram impacto no negócio.»
Jeff Wong, EY
8. Entusiasmo sobre o trabalho
«Os melhores talentos tecnológicos procuram uma coisa: entusiasmo. Quer se trate de trabalhar num novo projeto, aprender uma nova tecnologia ou enfrentar um novo desafio num projeto existente, trata-se de ter algo que estimule a mente. Recomendo que se mantenham atentos a qualquer membro da equipa que possa estar a estagnar – pensem numa nova tarefa que os mantenha envolvidos.»
Dave Todaro, Ascendle
9. Um alinhamento dos seus valores com a visão da empresa
«É crucial que os valores de um membro da equipa se alinhem com a visão de uma empresa. O trabalho diário de um membro da equipa deve também ligar-se diretamente à missão da sua organização - devem ser capazes de ver como o seu trabalho contribui para o progresso da realização do objetivo da empresa. Todos querem ter um impacto positivo na sua carreira. Responsabilizem os vossos colaboradores para compreenderem como o estão a fazer.»
Marc Fischer, Dogtown Media LLC
10. A oportunidade de fazer a diferença
«Os profissionais de TI querem fazer parte de algo. Querem fazer a diferença. Se forem inteligentes, podem aprender a última tecnologia e serem bem pagos para a utilizar. Se o vosso pessoal tecnológico não for contratado com um propósito, sairão por alguns euros extra. Trabalhamos com uma empresa que cria dispositivos médicos para gerir a depressão - essa é uma vocação superior que atrai as pessoas.»
David Moise, Decide Consulting