Quem trabalha por turnos noturnos sabe como estes podem ser cansativos para o corpo e a mente se não forem observadas regras básicas simples.
Ter de trabalhar e, portanto, estar acordado e concentrado numa determinada atividade durante as horas em que, fisiologicamente, o corpo pede descanso não é fácil. Se, além disso, não recuperar adequadamente, poderá enfrentar problemas de privação de sono que também conduzem a uma maior exposição a vários tipos de doenças.
Analisemos, portanto, em pormenor as regras mais simples a serem observadas, a fim de lidar da melhor forma possível com os turnos noturnos.
1. Dormir bem antes do seu turno
Seria essencial que a manhã antes do início do turno da noite seja dedicada ao sono, para que comece o dia bem descansado. Durante a tarde, então, é aconselhável dormir pelo menos uma hora ou mais, e depois acordar e estar pronto para enfrentar a noite.
2. Consumo de cafeína
Quer seja café, chá ou coca cola, o consumo destas substâncias é benéfico se determinados critérios forem cumpridos. É bom consumir cafeína durante a tarde antes do seu turno, evitando as horas que antecedem o seu próximo descanso.
3. Fazer algumas pausas
Se possível, tente fazer sestas curtas de 20-30 minutos durante a noite, sem nunca adormecer demasiado profundamente, particularmente entre as 3 e as 5 da manhã, quando a energia está no seu ponto mais baixo.
4. Óculos de sol e máscara de noite
Ao regressar a casa, é bom usar sempre lentes escuras para não ser demasiado incomodado pela luz solar ou luz artificial. Uma vez na cama, pode ser útil deitar-se com uma máscara nos olhos e tampões auriculares para que possa descansar bem sem ser incomodado. Para evitar comprometer o equilíbrio sono-vigília, não é aconselhável dormir mais de 3 horas para recuperar de uma noite de trabalho. Pelo contrário, um passeio ao ar livre e alguma atividade física permitir-lhe-ão adormecer melhor à noite e recuperar o seu ritmo mais facilmente.
faça da sua saúde mental uma prioridade!
saiba mais