O Travelport 2018 Global Digital Traveler Survey revela que os viajantes mundiais assumem que os dispositivos móveis são essenciais nas viagens que fazem. Quase metade dos inquiridos reservou ou pagou uma viagem ou parte dela através do smartphone.
O estudo que analisa as tendências do sector na vertente digital, realizado pela plataforma de comércio de viagens, destaca que a China é o líder global, com quase cem por cento dos participantes do inquérito a afirmar a prevalência do smartphone na reserva/ pagamento de viagens.
Nove em cada dez inquiridos utilizam aplicações nos destinos que integram mapas, companhias aéreas, informações sobre o tempo ou redes sociais, com viajantes a usar 10 a 12 aplicações para este fim. Entre as características mais referidas nas aplicações de viagens estão a capacidade de pesquisa e reserva de voos (68%), alertas de voo em tempo real (64%) e a possibilidade de ver um itinerário inteiro apenas num sítio (67%).
A pesquisa da Travelport revela ainda que a pesquisa por voz, o e-payment, e novas funcionalidades, como as chaves de quarto digitais, estão em franco crescimento.
Mais de metade dos viajantes usam voz para pesquisa, quer durante a reserva quer enquanto viajam, sendo que esta tendência registou um crescimento de 3% em relação a 2017. A China volta a destacar-se, com 70% dos inquiridos a usar a pesquisa por voz. No entanto, no Japão e em parte da Europa, esta opção cai para menos de 40%.
Quanto aos pagamentos, quase metade dos inquiridos, quer de lazer (47%) quer de negócios (55%), defende que a capacidade para fazer pagamentos utilizando o Touche ID Apple/Android é importante ou muito importante. E mais de metade referiu que gostaria de efectuar o check in no hotel através de uma aplicação, enquanto 50% optaria por utilizar uma chave digital do seu quarto, através do telemóvel.
Um dado talvez curioso é que a maioria dos viajantes não se importa que sejam usados scanners para recolha de dados biométricos, de forma a reduzir o tempo de espera nas filas de segurança. Aqui, regista-se uma ligeira diferença nos resultados entre quem viaja em negócios (81%) ou lazer (75%).
Apesar de a China se destacar em alguns indicadores, é a Índia, pelo segundo ano consecutivo, o país com os viajantes digitalmente mais avançados. Os resultados têm em conta a combinação de vários indicadores do uso da tecnologia para melhorar a experiência da viagem. Indonésia, Brasil, China e Nigéria compõem os restantes países dos cinco lugares do ranking.
O Travelport 2018 Global Digital Traveler Survey foi realizado com base nas respostas de 16 mil viajantes de 25 países.