O estudo Global Tech Talent Trends revela que a motivação dos profissionais de tecnologia para mudar de emprego nos próximos três meses é alta (7,6/10) e que os principais impulsionadores são o salário e benefícios e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 

Já as vantagens mais procuradas no trabalho são benefícios de saúde e bónus anual.

A pesquisa mostra também que quase 90% dos profissionais trabalham 100% remotamente ou de forma híbrida, e cerca de 20% trabalham remotamente para uma empresa noutro país.

Quanto ao salário, o estudo Global Tech Talent Trends indica que cargos de gestão ganham, em média, 1.4 vezes mais do que programadores, e que os trabalhos exclusivamente presenciais são os mais mal pagos (1.9 vezes menos do que os cargos 100% remotos).

Ainda de acordo com o mesmo estudo, 51,2% das mulheres tiveram aumento salarial no último ano, o que corrobora uma disparidade persistente comparativamente aos homens - 62,6% foram aumentados.

Na caracterização dos profissionais de tecnologia, percebe.se que graduados e autodidatas de bootcamps representam apenas 4,2% do total.

O Global Tech Talent Trends é um questionário promovido pela startup portuguesa Landing.Jobs, de âmbito global, e contou com mais de seis mil respostas.