Sabe como os jogos podem melhorar a eficácia da formação, o espírito de equipa e promover o bem-estar dos colaboradores?
Com vista a ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a compreender como podem usar as técnicas e tecnologias de gamification para melhorar a eficácia da formação, aumentar o desempenho e melhorar a motivação dos colaboradores, Anita Ann Babu, investigadora sénior na Software Advice, identificou três tendências nesta área:
Tendência 1: melhorar a formação dos colaboradores
Muitas soluções tradicionais de aprendizagem tratam todos os colaboradores da mesma forma, independentemente do seu estilo de aprendizagem. Enquanto os mais empenhados precisam de menos motivação para completarem os exercícios da formação, os menos ou pouco empenhados precisam de mais atenção.
A gamificação aborda esta necessidade com níveis de aprendizagem progressivos. É semelhante à forma como os videojogos aumentam de dificuldade à medida que progredimos e desbloqueamos capacidades novas, prendas especiais e códigos secretos.
Eis alguns benefícios da gamificação na formação:
- Aceitação mais rápida por parte dos colaboradores novos. Permite identificar a velocidade de aprendizagem das novas contratações, analisar os seus níveis de aprendizagem e definir objetivos no primeiro dia. Representa ainda poupança de tempo e custos.
- Oportunidades de aprendizagem iguais. Cria condições de igualdade ao agrupar colaboradores com competências e níveis de aprendizagem semelhantes.
- Controlo sobre o próprio crescimento de cada um. Usar a gamificação para encorajar os colaboradores a definirem os seus próprios objetivos incrementais.
- Aprender um nível de cada vez. Permite dividir a formação em pequenos passos ou níveis que desafiam os colaboradores, sem os desencorajar. Acabar um nível melhora a confiança do formando, mantendo-o envolvido.
Tendência 2: Usar a gamificação para o team building
Uma pequena competição amigável pode promover o crescimento individual e das equipas. Algumas startups tentam criar relações dentro do escritório ao oferecerem jogos como snooker, matraquilhos ou pingue-pongue durante intervalos. A gamificação tenta criar a mesma dinâmica durante o trabalho – mesmo para equipas à distância. Permite melhorar a colaboração das equipas, ao:
- Apoiar as relações no trabalho. O trabalho tende frequentemente a fazer com que as pessoas funcionam em silos individuais. A gamificação pode ajudar a solucionar isto. Por exemplo, se um jogador precisa de uma certa aptidão, comunica com uma personagem do fórum de jogos, de qualquer parte do mundo, e forma uma equipa. Aproveitando estes jogos, os colaboradores devem ser encorajados a criar “superequipas”, em que cada membro contribui com uma aptidão diferente e única.
- Usar a competição saudável para juntar os colaboradores. Cada nível de progressão pode fazer parte das métricas de desempenho individuais ou da equipa.
- Encorajar o pensamento inovador. Tal como num jogo, onde encontrar atalhos leva a vitórias rápidas, as estratégias gamificadas podem encorajar os colaboradores a criarem planos inovadores para ajudarem o negócio a crescer. Uma forma de encorajar o pensamento inovador é transformar as sessões de brainstorming numa caça ao tesouro, dando aos colaboradores puzzles para resolverem dentro de um determinado tempo.
Tendência 3: Promover o bem-estar dos colaboradores
Colaboradores mais saudáveis ficam mais concentrados e são mais fiáveis. Um programa de bem-estar da empresa pode ter um grande efeito na produtividade e na motivação, mas por vezes é um desafio fazer com que os colaboradores participem. Por outro lado, os custos por vezes são avultados, como, por exemplo, instalar um ginásio. Encorajar os colaboradores a cumprirem objetivos saudáveis diários – como caminhar cinco mil passos por dia – é um exemplo de como pode ser feito.
Outros benefícios desta aposta são:
- Atrair melhor talento para a empresa. Pequenas iniciativas oferecidas para atingir objetivos médicos pessoais podem ajudar a atrair o melhor talento para a empresa.
- Criar uma atmosfera positiva. Os elogios e o feedback positivo podem alegrar muito o dia de alguém. Essa sensação de gratificação deve ser aproveitada para assegurar um ambiente de encorajamento no local de trabalho.