Os introvertidos podem ter qualidades que os tornam líderes especialmente eficazes, mas a sociedade nem sempre reconhece isso. A Fastcompany identificou três razões pelas quais os introvertidos podem ser grandes líderes.

 

1. Os introvertidos consideram cuidadosamente as suas palavras e as palavras dos outros

Os introvertidos são particularmente bons ouvintes e geralmente são melhores ainda a fazer perguntas, o que lhes pode dar vantagem sobre os líderes extrovertidos.

Ouvir é uma qualidade fundamental de liderança porque demonstra uma medida de cuidado e respeito.

Os introvertidos também costumam preferir escrever em vez de verbalizar os seus pensamentos, o que pode permitir que sejam mais reflexivos e intencionais. Mas só porque valorizam a introspeção não significa que não valorizem o contacto social. Em vez disso, preferem estabelecer contacto social em determinados momentos e em determinadas doses.

 

2. Lideres introvertidos têm pontos de vista mais diversos

A maioria dos introvertidos não gosta ter que lutar pelo tempo de antena durante as sessões de brainstorming.

No entanto, quando sobre uma situação, podem ter ótimas ideias, pois têm a capacidade de ver o quadro maior. As suas sensibilidades naturais tornam-nos sintonizados com opiniões mais diversas.

 

3. Líderes introvertidos demonstram autoconsciência

A sociedade ocidental ainda não vê os introvertidos como líderes naturais e tende a promover personalidades que se destacam por falar bem em público para cargos de liderança.

A boa notícia é que uma pessoa introvertida e emocionalmente inteligente que está disposta a melhorar pode moldar suas características naturais para se adequar a um ambiente de negócios mais extrovertido. A chave é ajudá-los a entender como modificar o seu comportamento pode ajudá-los a alcançar os seus objetivos.

Além disso, os introvertidos podem ser menos propensos a esgotar emocionalmente as pessoas. Os extrovertidos são tipicamente bem falantes e enérgicos em situações sociais. Tais tendências podem servir-lhes bem no aspeto social da liderança. No entanto, líderes com essas características também podem roubar a energia aos outros.

Desta forma, os introvertidos são líderes eficazes porque podem manter a consciência e entender o seu efeito sobre os outros.