À primeira vista, entrevistar um candidato para uma vaga disponível parece fácil. «Mas as subtilezas das entrevistas a candidatos vão muito para além das competências e no site da Glassdoor for Employers.
Antes de mais, será preciso chamar a atenção de bons candidatos. Depois, é essencial fazer perguntas sobre a indústria e a especialização, bem como perguntas de base mais ampla para saberem como os candidatos acabarão por encaixar na vossa equipa.
Na Glassdoor identifica-se 15 perguntas essenciais para garantir a qualidade de um candidato numa entrevista de emprego, destacadas por especialistas.
Shelly Goldman, recrutadora executiva e fundadora da Goldman Group Advantage:
1. Diga-me algo sobre si que os outros possam achar surpreendente.
Porquê fazer esta pergunta? Esta pergunta é a oportunidade de aprender algo muito interessante e real sobre um candidato, que pode não aparecer numa entrevista padrão.
2. Se pudesse voltar atrás no tempo e fazer algo de forma diferente, o que seria?
Porquê fazer esta pergunta? Esta pergunta é outra forma de compreender as lições de vida que uma pessoa aprendeu e como estas lições podem ser benéficas na gestão de outros ou no trabalho em equipa.
3. Fale-me de uma altura em que teve uma relação de trabalho difícil com um colega. Qual foi o desafio?
Porquê fazer esta pergunta? Para procurar compreender como um candidato se move e resolve problemas, e como a experiência e conhecimentos aprendidos podem ser aplicados em possíveis situações futuras.
4. Qual o seu cargo ideal e porquê?
Porquê fazer esta pergunta? Oferece ao candidato a oportunidade de partilhar os seus melhores conjuntos de competências (competências técnicas) juntamente com as suas competências transferíveis (soft skills) e compreender o que considera ser o cargo mais adequado. Dá ao entrevistador oportunidade de ver até que ponto o candidato está alinhado com os deveres e responsabilidades do cargo.
Ed Han, recrutador:
5. Portanto, conte-me uma das suas histórias de guerra envolvendo essa competência.
Porquê fazer esta pergunta? Gosto desta pergunta porque me ajuda a discernir se o candidato desenvolveu realmente essa competência e porque representa uma boa oportunidade para avaliar a sua capacidade de comunicação.
6. Conte-me a sua maior história de sucesso relacionada com [competência].
Porquê fazer esta pergunta? Gosto de usar esta pergunta no início da conversa: ajuda o candidato a sentir-se à vontade e confortável. Os candidatos que não têm uma boa história de sucesso, principalmente recente, deixam-me desconfiado. Além disso, incita muitas vezes perguntas de seguimento mais adequadas. Dito isto, se um sucesso é particularmente digno de nota, então é mais ou menos intemporal.
7. Diga-me o seu maior fracasso relacionado com [competência].
Porquê fazer esta pergunta? O objetivo desta pergunta é assegurar que o candidato possui auto-consciencialização. Mas talvez igualmente importante, como a questão da maior fraqueza, o essencial aqui é aprender qual foi a lição aprendida para ajudar a evitar a recorrência.
Kathryn Lorenzen, recrutadora sénior e coach de carreira, LandaJob Marketing & Creative Talent:
8. Qual a área de desenvolvimento que tem de superar para melhorar na sua carreira?
Porquê fazer esta pergunta? Oferece a oportunidade de saber como alguém lida com a auto-realização, a auto-actualização, e possivelmente como supera obstáculos ou adversidades.
9. Quais são duas das conquistas mais satisfatórias na sua carreira? Fale-me de cada uma delas.
Porquê fazer esta pergunta? Quando as pessoas são convidadas a contar uma história sobre o que tem sido importante para elas nas suas carreiras, abrimos uma janela para os seus valores. Será que valorizaram o impacto que tiveram? Será que valorizaram o prémio ou o reconhecimento oficial? Têm uma oportunidade de ver o que as motiva e os seus indicadores de sucesso.
10. Descreva o seu supervisor favorito e o seu supervisor menos favorito - e porquê.
Porquê fazer esta pergunta? Isto permite uma rápida perceção de como o candidato gosta de ser informado e gerido, bem como algumas revelações sobre a sua atitude geral e maturidade.
Lou Adler, especialista em performance-based Hiring Learning Systems:
11. Descreva um trabalho realizado por si que melhor se compara ao que precisa de ser feito.
Porquê fazer esta pergunta? Emerge rapidamente um padrão de onde o candidato se destaca e quais as organizações que melhor respondem às suas necessidades.