Já alguma vez leu sobre o currículo de um candidato e achou que soava demasiado bem para ser verdade? Se sim, não está sozinho. De acordo com a publicação "Monster's Future of Work 2021 Outlook”, quase dois em três empregadores acreditam que os candidatos embelezam as suas verdadeiras competências, atributos e credenciais no seu currículo. Os candidatos também tendem a omitir informações negativas que podem comprometer o seu potencial de contratação.
Uma das melhores ferramentas que a sua organização pode utilizar para distinguir factos de invenções no currículo e detetar quaisquer preocupações negativas é a verificação abrangente de referências e de antecedentes. Embora ambos os tipos de verificações pré-contratação possam ajudar a sua organização a evitar uma má contratação, este guia discute especificamente o valor das verificações de antecedentes e a razão pela qual são uma parte importante do processo de recrutamento.
o que é uma verificação de antecedentes?
É feita uma verificação dos antecedentes para validar algumas das informações sobre o currículo de um candidato, tais como nome, histórico profissional, habilitações académicas e certificações. É também utilizada para verificar a integridade do candidato. Por exemplo, uma verificação dos antecedentes criminais pode informar se o candidato tem cadastro, enquanto que uma verificação de crédito pode determinar se o candidato tem alguma dificuldade financeira que possa ter impacto no seu emprego.
É importante notar que muitos países têm regras e regulamentos que ditam que tipos de informação pode e não pode recolher sobre potenciais candidatos. Por exemplo, muitos países tornam ilegal para os empregadores a obtenção dos registos médicos de um candidato, salvo por razões muito limitadas.
qual é a diferença entre as verificações de referências e as de antecedentes?
As verificações de antecedentes e de referências são ambas utilizadas no processo de contratação para recolher mais informações sobre os potenciais candidatos. Na maioria dos casos, estas verificações são efetuadas nas fases finais do processo de recrutamento. De facto, estas verificações são frequentemente utilizadas para ajudar os empregadores a decidir entre os candidatos de topo ou para verificar factos sobre o currículo antes de apresentar uma oferta de emprego.
A principal diferença entre uma verificação de referências e uma verificação dos antecedentes é a sua finalidade e o tipo de informação obtida.
As verificações de antecedentes são normalmente utilizadas para verificar informações sobre o currículo do candidato e a sua candidatura a um emprego. Por exemplo, pode ser utilizada para verificar o histórico profissional e académico do candidato. A verificação de antecedentes também pode ser utilizada para detetar quaisquer riscos potenciais associados aos candidatos, tais como um histórico criminal ou um mau registo de condução (se a função exigir condução).
Uma verificação de referências, por outro lado, é utilizada para avaliar o desempenho anterior do trabalho e avaliar a adequação ao trabalho e à cultura da empresa. Esta requer o contacto com uma lista de referências, cujo nome e informações de contacto são normalmente fornecidos pelo candidato. Estas referências são quase sempre colegas de trabalho e managers atuais e antigos, mas podem incluir professores e clientes ou vendedores passados.
Durante estas interações, é possível fazer uma variedade de perguntas relacionadas com o candidato. Embora algumas informações fornecidas pelas referências possam ser utilizadas para verificar factos no currículo e candidatura do candidato, a maior parte deste feedback gira em torno do desempenho no local de trabalho, competências e atributos no trabalho.
porque é que as verificações de antecedentes são importantes?
Como já mencionado, as verificações de antecedentes são geralmente realizadas perto do fim do processo de recrutamento. É provável que o candidato já tenha passado pelo processo de entrevista e completado qualquer teste pré-contratação. Estas verificações são frequentemente feitas para assegurar a integridade do candidato antes de se apresentar uma oferta de emprego.
Há várias razões pelas quais uma verificação de antecedentes é importante, como por exemplo:
verificam das credenciais do candidato
De acordo com um estudo recente, 85% dos candidatos mentem nos seus currículos. Embora algumas destas mentiras possam ser mais um adorno do seu conjunto de aptidões específicas do que uma mentira, outras desinformações podem ser críticas. Por exemplo, se o papel exigir um candidato com um bacharelato num campo específico, e o candidato mentir sobre as suas credenciais, pode responsabilizar a empresa por quaisquer erros que o candidato cometa.
Uma verificação de antecedentes pode evitar estas questões, assegurando que a informação sobre o currículo e a descrição da função do candidato é fiel e está atualizada. Uma verificação de background pode verificar tudo, desde empregos passados, diplomas universitários até licenças profissionais.
mantêm a segurança no local de trabalho
A contratação dos candidatos errados pode dificultar a segurança no local de trabalho. Em primeiro lugar, os candidatos que mentem sobre as suas competências e experiências podem não receber os tipos certos de formação e podem representar um risco de segurança para si próprios e para os outros. Em segundo lugar, a contratação de um candidato com antecedentes de violência ou assédio sexual pode tornar a empresa responsável por quaisquer problemas causados por este candidato no local de trabalho.
Por exemplo, se a sua empresa contratar um candidato com um longo historial de violência e abuso, e depois ele ou ela prejudicar um colega de trabalho no local de trabalho, poderá ser culpado de contratação negligente. Além disso, está a colocar os seus trabalhadores num risco acrescido. Uma verificação completa dos antecedentes criminais pode alertá-lo para candidatos com qualquer historial negativo.
protege a reputação da empresa
A reputação de uma empresa pode ser prejudicada devido às ações de um dos seus colaboradores. Embora não possa controlar cada ação dos seus trabalhadores, pode tomar medidas para minimizar qualquer risco potencial. Garantir que o candidato não tem um historial de comportamento violento ou o hábito de publicar comentários ofensivos online pode evitar que a sua empresa tenha de lidar mais tarde com o controlo de danos.
maximiza a produtividade
Alguns candidatos a emprego listam uma variedade de competências que simplesmente não possuem, ou ornamentam as competências que têm para os fazer parecer mais capazes do que são. A contratação de candidatos sem as competências certas pode aumentar significativamente o tempo de adaptação e ter impacto na produtividade no local de trabalho. A realização de verificações tanto de background como de referências pode ajudar a determinar se o candidato possui realmente as competências enumeradas no seu currículo.