Dado que a concorrência para atrair e reter talentos qualificados continua a ser elevada, os empregadores estão a dar cada vez mais prioridade à criação de uma experiência positiva para os colaboradores - e por boas razões. Quando os seus colaboradores estão totalmente envolvidos no local de trabalho, isso pode ter impacto em tudo, desde o recrutamento e a retenção até à maior qualidade e produtividade do trabalho.
Para criar uma estratégia eficaz de experiência do colaborador, é essencial compreender os vários percursos e os desafios e expectativas que os seus trabalhadores têm em cada etapa do percurso. O mapeamento do percurso do colaborador é uma das melhores ferramentas disponíveis para o ajudar a visualizar, acompanhar e gerir a experiência das suas pessoas.
Este artigo aborda mais pormenorizadamente o mapeamento do percurso e a forma como a utilização desta ferramenta pode ajudá-lo a criar um local de trabalho feliz e produtivo.
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descarregue aqui gratuitamenteo que é o mapeamento do percurso do colaborador?
A experiência do colaborador engloba os vários percursos pelos quais os colaboradores passam durante a sua permanência na sua empresa. Entre estes percursos, os mais importantes incluem a candidatura a um emprego, a entrada na organização, a participação no trabalho, o crescimento dentro da empresa e, eventualmente, a transição/saída da da empresa.
A experiência do colaborador engloba os vários percursos pelos quais os mesmos passam durante a sua permanência na sua empresa. Entre estes percursos, os mais importantes incluem a entrada na organização, o envolvimento no trabalho, o crescimento dentro da empresa e, eventualmente, a transição/saída da empresa.
Ao longo de cada uma destas fases, os seus colaboradores enfrentam várias oportunidades e desafios e trazem consigo inúmeras expectativas. Para proporcionar uma experiência aos colaboradores que possa ter um impacto positivo nos resultados da sua empresa, é importante compreender se a sua organização está a corresponder a essas expectativas.
O mapeamento do percurso do colaborador é uma ferramenta que o pode ajudar a fazer isso mesmo. Um mapa do percurso do colaborador é uma ferramenta visual que lhe permite acompanhar a experiência dos seus colaboradores desde a candidatura até à saída. Esta ferramenta pode fornecer-lhe informações valiosas para o ajudar a identificar onde são necessárias melhorias e a conceber as estratégias corretas para as resolver.
Um mapa do percurso do colaborador é uma ferramenta visual que lhe permite acompanhar a experiência dos seus colaboradores desde a candidatura até à saída da empresa.
compreender o enquadramento do percurso do colaborador
Para mapear eficazmente a experiência dos seus colaboradores, é importante compreender os percursos fundamentais pelos quais estes passam e que moldam a sua experiência. É igualmente importante ver sempre estes percursos através da lente dos próprios colaboradores. Por exemplo, em vez de utilizarmos o termo "processo de recrutamento", optamos por uma abordagem mais centrada no colaborador, chamando-lhe "candidato-me". Segue-se uma análise mais detalhada dos diferentes percursos dos profissionais:
- eu candidato-me (atração e recrutamento): os candidatos estabelecem inicialmente contacto com a sua empresa, potencialmente através de anúncios ou campanhas nas redes sociais. O objetivo é convencê-los a candidatarem-se a uma das suas vagas. Esta fase é bem sucedida quando o candidato assina o contrato de trabalho com entusiasmo e um sorriso.
- eu entro (processo de integração): quando os novos empregados entram na sua empresa, pode prepará-los para o sucesso familiarizando-os com as políticas e a cultura da sua organização e com as suas funções e responsabilidades específicas. Isto facilita uma transição suave e ajuda-os a sentirem-se parte da equipa desde o início.
- eu trabalho (retenção e engagement): todos os colaboradores desejam ter um sentimento de pertença e de ligação à sua organização. Crie um ambiente onde os empregados se sintam ligados, motivados e satisfeitos, encorajando-os a permanecer e a prosperar na sua organização.
- eu cresço (desenvolvimento e progressão): dê aos seus colaboradores a capacidade de se destacarem nos seus cargos, oferecendo formação contínua, efetuando avaliações de desempenho regulares e fornecendo feedback construtivo que estimule o seu desenvolvimento.
- eu saio (offboarding): quando um colaborador toma a decisão de se separar da sua empresa, é essencial orientá-lo ao longo do processo de uma forma positiva e solidária. Um processo de transferência adequado e a realização de entrevistas de saída desempenham um papel crucial neste percurso.
benefícios do mapeamento do percurso do colaborador
Melhorar a experiência do colaborador é uma componente vital para melhorar as suas práticas de recrutamento e gestão da força de trabalho, bem como para o sucesso do seu negócio. Como uma das melhores ferramentas disponíveis para desenvolver uma experiência positiva, o mapeamento do percurso dos colaboradores oferece muitos benefícios, incluindo:
- empregados empenhados: o mapeamento dos diferentes percursos que compõem a experiência do colaborador obriga-o a identificar as necessidades, expectativas e desafios das suas pessoas nas diferentes fases. Ter esta representação visual pode ajudá-lo a encontrar formas de promover e reforçar o engagement no local de trabalho.
- melhor afetação de recursos: a visualização da experiência do colaborador permite-lhe determinar os vários desafios e estratégias necessários em cada fase do percurso. Com esta compreensão, está em posição de alocar melhor os seus recursos.
- alinhamento com os objetivos empresariais: o mapeamento estratégico do percurso do colaborador garante o seu alinhamento com as metas e objetivos da empresa. Um melhor alinhamento resulta normalmente em melhores resultados.
- identificação de pontos fortes e fracos: é crucial saber onde a sua organização está e não está a proporcionar aos seus colaboradores uma experiência positiva. Só quando souber quais os elementos do percurso do colaborador que estão a funcionar e onde são necessários ajustes, é que pode criar uma estratégia de experiência do colaborador que cause uma boa impressão.
- fortalecimento da sua employer brand: quando utilizado corretamente, o mapeamento do percurso do colaborador pode ajudá-lo a descobrir o que distingue a sua empresa dos seus concorrentes. Utilize o nosso modelo de mapa do percurso do colaborador para determinar onde a sua empresa se destaca e o que os seus colaboradores mais gostam no trabalho com a sua empresa. Estes pormenores podem ajudá-lo a desenvolver uma marca de empregador forte, precisa e eficaz.
melhores práticas para mapear o percurso dos colaboradores
Ao mapear os percursos dos seus colaboradores, há algumas coisas que deve ter em mente. De seguida, apresentamos várias práticas recomendadas de mapeamento do percurso dos colaboradores que podem ajudá-lo a simplificar este processo.
perspetiva diversificada dos colaboradores
Ao mapear os percursos dos seus colaboradores, pode ser fácil concentrar-se em cada fase a partir da sua perspetiva. Certamente, é necessário considerar como cada fase afeta o local de trabalho e a empresa como um todo, mas é necessário envolver os seus colaboradores.
De facto, envolver um grupo diversificado de colaboradores é essencial para obter uma compreensão completa da experiência dos mesmos. Por exemplo, certifique-se de que envolve aqueles que entraram recentemente na empresa, bem como aqueles que estão na empresa há mais tempo. Também é importante incluir pessoas de diferentes cargos e origens.
Nalguns casos, pode ser benéfico examinar a experiência dos colaboradores em departamentos específicos. Por exemplo, se estiver a debater-se com uma elevada rotatividade no departamento de vendas, analisar as experiências dos seus colegas de vendas pode ajudar a identificar possíveis causas e melhorias.
Para recolher o feedback dos seus colaboradores, tem vários métodos à sua disposição. Pode organizar workshops para traçar um percurso específico, realizar entrevistas individuais ou utilizar inquéritos aos empregados. Certifique-se de que cria um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para partilhar os seus pensamentos e ideias e de que demonstra ativamente como o seu feedback está a ser utilizado.
debater soluções com os colaboradores
Ao mapear o percurso dos seus colaboradores, obtém informações valiosas sobre as áreas que requerem melhorias ou ajustes. Munidos desta informação, os RH podem apresentar estratégias e soluções. No entanto, durante esta fase, as mentes criativas dos colaboradores são frequentemente ignoradas.
Os seus colaboradores são a melhor fonte de soluções simples e eficazes para os problemas que foram identificados. Por exemplo, se pretende resolver o problema do tempo prolongado que demora a receber apoio informático, um dos seus empregados pode sugerir a implementação de uma happy hour diária em que qualquer pessoa possa contactar diretamente o departamento de TI para obter assistência.
Ao envolver os seus colaboradores no processo, não só lhes dá a possibilidade de contribuírem ativamente com as suas ideias, como também aumenta as suas hipóteses de encontrar soluções inovadoras que respondam verdadeiramente às necessidades da sua força de trabalho.
medir os resultados
Um dos maiores erros que pode cometer é não medir os resultados do mapeamento do percurso do colaborador. Não parta do princípio de que tudo o que registar no mapa do percurso do colaborador continuará a ser exato, relevante e eficaz para sempre. O mercado de trabalho acelerado de hoje e as frequentes mudanças nas expectativas dos trabalhadores exigem que a sua empresa mantenha estratégias atualizadas.
Para medir os seus resultados, é imperativo selecionar as métricas adequadas e medi-las regularmente. Por exemplo, se descobriu, através do mapeamento do percurso, que muitos funcionários estão insatisfeitos com o tempo que demoram a receber apoio informático, pode ser benéfico monitorizar a Pontuação de Satisfação do Cliente (CSAT) ou a Pontuação de Esforço do Cliente (CES) para a conclusão dessas tarefas internas. Ao medir isto, poderá determinar a eficácia das estratégias implementadas para resolver estes problemas.
Além disso, existem muitas outras métricas disponíveis para acompanhar a experiência dos colaboradores, tais como
- Pontuação eNPS: mede a probabilidade de os seus colaboradores recomendarem a sua organização como um ótimo local para trabalhar
- taxa de aceitação de emprego: a percentagem de candidatos que aceitaram uma posição na sua organização
- taxa de conclusão da candidatura: a percentagem de candidatos que iniciaram uma candidatura a uma função aberta na sua empresa e a concluíram com êxito
- taxas de retenção (novas contratações e retenção a longo prazo): a percentagem de profissionais que permanecem na sua empresa durante um período de tempo específico
- frequência do reconhecimento: a taxa a que reconhece e recompensa os seus colaboradores pelo seu trabalho
- número de promoções internas: o número de promoções internas durante um período de tempo específico
Além disso, tenha em mente que essas métricas podem ser examinadas tanto como um todo quanto por departamento. Essa abordagem permite não apenas identificar as áreas em que sua empresa se destaca e as que precisam de melhorias, mas também descobrir as melhores práticas que podem ser implementadas em toda a empresa.