Depois que o governo considerar seguro o regresso ao trabalho, o próximo passo é conversar com seus especialistas internos para determinar se a reabertura é viável. É necessário identificar as medidas a serem tomadas para proteger os seus colaboradores e o seu negócio. Estas são as principais equipas que devem ser envolvidas no planeamento da reabertura da sua empresa.
gestão de risco
Reúna uma equipa de avaliação de risco para determinar se é económica e socialmente viável retomar a operação. A avaliação dos riscos tem em consideração fatores como restrições legais, situação financeira da empresa, segurança dos colaboradores, entre outros.
saúde e segurança
Tomar precauções de saúde e segurança será um dos pontos mais importantes para planear o regresso ao trabalho e, por isso será necessário adotar novas e rigorosas medidas de segurança. A equipa de segurança e saúde no trabalho terá um papel fundamental na definição das medidas de segurança a adotar no local de trabalho e de como deverão ser implementadas.
departamento financeiro
O departamento financeiro da sua empresa precisará de analisar quais os custos, nomeadamente no que respeita a pagamento de salários e preparar vários cenários. A sua empresa perderá dinheiro a curto prazo? Se sim, quanto tempo levará a recuperar? Que despesas podem ser reduzidas para alcançar reduzir custos? É necessário conhecer o panorama financeiro geral para decidir quando é a melhor altura para regressar.
departamento jurídico
As leis estão constantemente a sofrer alterações com base na evolução da pandemia. O departamento jurídico da sua empresa terá de garantir que a estratégia de regresso ao trabalho está em conformidade com os requisitos legais estabelecidos pelos governos para salvaguardar o negócio e garantir a proteção dos seus colaboradores.
recursos humanos
Ao desenvolver o plano de regresso ao trabalho, o departamento de recursos humanos poderão fornecer informações relativas à disponibilidade dos colaboradores (devido a demissões, encerramento de escolas etc.), apoiar no recrutamento para preencher lacunas na sua força de trabalho e adaptar políticas e protocolos internos para corresponder à realidade do seu negócio pós-COVID-19. Os recursos humanos também serão fundamentais no apoio aos colaboradores na fase de transição do regresso ao trabalho.