A reabertura dos espaços vai obrigar a criação de novos protocolos de saúde e segurança que tenham em consideração o estado de pandemia. Deixamos algumas dicas que deve ter em conta na criação de novos protocolos que vão proteger os seus colaboradores quando voltarem ao posto de trabalho.

controlos de acesso e  quarentena

  • Defina políticas claras de acesso ao local de trabalho
  • desenhe uma planta do local de trabalho e assinale os locais chave que os colaboradores precisam ter acesso
  • peça que qualquer colaborador que apresente sintomas se mantenha em quarentena
  • registe todas as entradas e saídas do edifício.

distância social

  • defina políticas claras para garantir a distância física no local de trabalho. Manter a distância de 2 metro entre colegas, evitar convívios em espaços comuns e reuniões físicas em espaços fechados ão comportamentos a evitar.
  • estabeleça procedimentos para a zona de recepção do edifício, assim como para a utilização dos elevadores. Instale sinalética no chão para ajudar a identificar a distância de 2 metros.
  • Instale protecções de acrílico para quando não é possível garantir a distância mínima de segurança.

higiene

  • defina procedimentos de limpeza diária
  • instale posto de desinfecção na entrada do edifício e peça aos colaboradores para higienizar as mãos
  • relembre o dever da higienização das mãos antes e depois de cada turno, nas pausas, antes e depois do uso de espaços comuns, entre outros.
  • limpe e desinfecte todas as áreas comuns no fim de cada turno
  • disponibilize equipamento apropriado para a higienização e monitorize a partilha de equipamento para evitar contágios.
  • limpe e desinfecte todas as ferramentas e máquinas entre turnos e reforce no final do dia.
  • desinfecte teclados, ratos e telefones no fim do dia com desinfectante anti-bacteriano e deixe os postos vazios.

equipamentos e facilities

  • desactive o elevador sempre que for possível. Se não for uma opção, limite o número de pessoas por viagem.
  • não partilhe canetas, telefones, fones, entre outros equipamentos
  • adopte assinatura digital sempre que possível
  • disponibilize os equipamentos necessários aos colaboradores

comunicação e preparação

  • dê formação dos novos protocolos e avalie resultados
  • alerte para as regras básicas da propagação do virus e das forma de evitar o contagio
  • promova protocolos obrigatórios de saúde e segurança e dê indicações  de como usar os equipamentos necessários
  • Disponibilize fontes de informação credíveis
  • Partilhe as medidas que a empresa está a tomar para proteger os colaboradores
  • disponibilize contactos dos recursos humanos que possam apoiar e esclarecer questões
  • desenhe um sistema de responsabilidades internas e garanta que todos estão envolvidos