A experiência do candidato é um ponto de contacto cada vez mais importante entre o talento e o empregador. Outrora uma reflexão tardia, este percurso é atualmente considerado como um elemento holístico da estratégia de employer brand.
Desde a criação de uma presença em linha transparente e genuína até à redação de descrições de funções precisas e à criação de uma experiência de integração acolhedora - cada etapa do percurso deve reforçar a cultura e os valores da sua empresa e a importância de cada candidato.
Quando os empregadores fazem isto corretamente, podem colher recompensas a longo prazo, quer contratem o candidato ou não. Este artigo explora os elementos críticos que as organizações devem ter em conta ao examinarem a sua experiência de candidato, fornecendo também as melhores práticas para uma boa experiência.
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download aquio que é a experiência do candidato?
A experiência do candidato é definida como os sentimentos e perceções que um candidato tem à medida que avança no processo de recrutamento, desde a atração até à integração. Quando os empregadores proporcionam uma experiência positiva, podem transformar um candidato numa nova contratação e uma nova contratação num colaborador fiel.
A experiência do candidato inclui várias fases:
- fase de atração: esta é a fase em que utiliza táticas de marketing para captar a atenção de potenciais candidatos. É crucial desenvolver anúncios de emprego e publicações nas redes sociais que sejam exatos, cativantes e adaptados para despertar o interesse do seu candidato-alvo.
- processo de candidatura: o processo de candidatura começa quando um candidato decide candidatar-se a uma das suas vagas em aberto. É importante manter este processo tão curto e conciso quanto possível e solicitar apenas as informações necessárias para tomar decisões de contratação informadas.
- seleção de candidatos: este pode ser um dos aspetos mais difíceis, mas importantes, do processo de contratação. Por um lado, pretende criar estratégias eficazes para determinar que candidatos são os melhores para a sua empresa. Por outro lado, tem de garantir que continua a proporcionar um processo positivo e cativante para os candidatos. Esta etapa pode incluir atividades como triagem, avaliação de competências e entrevistas.
- integração: durante esta fase, os candidatos passam a ser novos contratados. Este é o momento de dar as boas-vindas aos seus novos colaboradores e ajudá-los a familiarizarem-se com as políticas da empresa e com o trabalho em questão.
porque é que a experiência do candidato é importante?
Embora haja alguma controvérsia sobre se o atual mercado orientado para o candidato está a regressar a um mercado orientado para o empregador, o crescente défice de competências continua a tornar a aquisição e a retenção dos melhores talentos uma prioridade para a maioria dos empregadores.
Para ser bem sucedido e atrair os candidatos de maior qualidade disponíveis, a sua empresa deve agora impressionar os seus candidatos em cada etapa da experiência.
Quando as empresas não atingem o objetivo, podem ganhar uma reputação de empregadores pouco atrativos. Uma vez que praticamente todos os candidatos têm acesso às redes sociais e às plataformas de avaliação em linha, as empresas que negligenciam a experiência do candidato têm tendência a saber disso de uma forma muito pública. Uma única crítica negativa pode impedir significativamente os seus esforços de recrutamento.
Se o candidato se transformar num colaborador, uma experiência negativa do mesmo pode resultar em taxas de rotatividade mais elevadas e no aumento dos custos de recrutamento, afetando o sucesso global da sua empresa. Por outro lado, as empresas que se concentram na construção de uma experiência positiva para os funcionários podem aumentar a motivação no local de trabalho, aumentar as taxas de produtividade e alcançar uma maior satisfação do cliente.
a experiência do candidato em números
Precisa de mais provas de que a experiência do candidato é hoje mais importante do que nunca? Aqui estão algumas estatísticas sobre a experiência do candidato para o convencer.
- 82% dos candidatos pesquisam uma empresa antes de concluírem o processo de candidatura
- 48% dos candidatos a emprego utilizam plataformas agregadores de emprego para encontrar oportunidades de emprego, enquanto 34% utilizam as redes sociais
- 60% das pessoas que procuram emprego nunca concluem o processo de candidatura, especialmente se for longo e complicado
- 34% dos candidatos não obtiveram uma resposta no prazo de 60 dias e apenas 7% disseram que foram notificados de que não conseguiram o emprego
- 78% dos empregadores acreditam que estão a fazer um bom trabalho de comunicação com os candidatos, em comparação com apenas 47% dos candidatos a emprego
- 83% dos candidatos a emprego afirmam que os empregadores podem melhorar a experiência do candidato fornecendo prazos claros relativamente ao processo de recrutamento
o que faz uma boa experiência de candidato?
Antes de poder criar uma experiência de candidatura positiva para os seus candidatos, deve primeiro compreender o que é uma boa experiência. De seguida, apresentamos os principais elementos que uma boa experiência do candidato deve ter.
comunicação
A comunicação é um dos aspetos mais importantes da experiência do candidato. Felizmente, a tecnologia atual permite-lhe manter-se em contacto com os seus candidatos mais facilmente. O envio de mensagens para informar os candidatos sobre o estado da candidatura pode contribuir muito para proporcionar uma experiência positiva.
descrições exatas das funções
Nada pode prejudicar mais a experiência dos novos contratados do que descrições de funções inexatas e incompletas. Bastam algumas semanas para que os novos contratados se apercebam de que o trabalho não corresponde às suas expectativas. Este passo em falso pode destruir a confiança dos seus novos colaboradores, prejudicar a sua employer brand e colocá-lo em maior risco de aumentar as taxas de rotatividade dos novos contratados.
processo de candidatura fácil
Dado que 6 em cada 10 candidatos nunca chegam a concluir o processo de candidatura, é fundamental criar um processo sem falhas. Deve ser fácil para os candidatos apresentarem as suas candidaturas e toda a documentação necessária. Considere a possibilidade de pedir apenas as informações básicas durante o processo de candidatura inicial e, mais tarde, se necessário, efetuar pedidos adicionais. Esta tática pode tornar a conclusão do processo de candidatura mais fácil e menos frustrante.
cronograma claro
Um dos aspetos mais frustrantes do processo de recrutamento para os candidatos é não saber o que esperar. A maioria dos empregadores deixa os candidatos na incerteza, pelo que não sabem quando é que vão receber uma resposta, se é que vão receber alguma. Criar um calendário claro relativamente ao seu processo de recrutamento pode ajudar a reduzir alguma da ansiedade que os candidatos sentem em relação ao processo.
entrevista de emprego positiva
Do ponto de vista do candidato, a entrevista pode ser a parte mais stressante do processo de recrutamento. Dependendo da forma como lida com este processo, o candidato pode sair da entrevista com uma perceção positiva ou negativa da sua organização. Certifique-se de que os seus gestores de recrutamento recebem formação sobre como conduzir entrevistas com potenciais candidatos. A entrevista é o momento de conhecer melhor os candidatos e dar-lhes uma melhor compreensão da cultura da empresa e da função.
feedback significativo
Com demasiada frequência, os empregadores selecionam o seu melhor candidato e esquecem-se dos restantes. Na verdade, apenas 7% dos candidatos recebem um telefonema de um recrutador sobre uma rejeição. Este é um erro em que os candidatos reparam. Os candidatos que não são selecionados querem sentir-se valorizados. Uma simples nota a estes candidatos a explicar que não conseguiram o emprego, mas que os vai ter em conta para futuros cargos ou dando dicas sobre como se candidatar a outros cargos, pode deixar o candidato com uma experiência positiva.
comentários dos candidatos
Não perca a oportunidade de obter a opinião dos candidatos com base na sua experiência durante o processo de recrutamento. Embora nem todos os candidatos deem a sua opinião, deve enviar inquéritos sobre a experiência aos mesmos. Este feedback pode ajudá-lo a determinar onde está a ir bem e onde precisa de fazer ajustes.
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download gratuito aquimelhores práticas de experiência do candidato
No mundo atual, é impossível ter um negócio bem sucedido sem oferecer uma excelente experiência ao candidato. Se está interessado em criar uma experiência mais positiva para os seus candidatos, aqui estão algumas das melhores práticas de experiência do candidato e dicas práticas a seguir.
1. seja aberto quanto aos aspetos negativos do cargo
Embora isto possa soar contraintuitivo para alguns recrutadores, ser aberto até mesmo sobre os aspetos mais negativos ou desafiadores de um trabalho marca a sua empresa como transparente e honesta, o que é atrativo para os candidatos.
Além disso, fornecer uma imagem clara e direta de uma posição garante que os candidatos estão bem informados antes de se candidatarem e poupa tempo aos recrutadores na parte final do processo de revisão e integração. Este passo também lhe permite contratar melhor para se adequar ao cargo e à empresa, o que pode melhorar as taxas de retenção de novos contratados.
2. coloque-se no lugar do candidato
Demasiadas vezes, as empresas estão desligadas dos seus candidatos. Em vez de se relacionarem com as pessoas que se candidatam às vagas em aberto, as empresas vêem-se a si próprias como distintas (na melhor das hipóteses) ou acima (na pior) dos candidatos que esperam integrar.
Infelizmente, esta é uma forma quase certa de criar uma experiência negativa para os candidatos.
Em vez disso, os empregadores precisam de trabalhar arduamente para se relacionarem com os seus candidatos. Se fosse você a candidatar-se a um emprego na sua empresa, como gostaria que a candidatura fosse estruturada? Gostaria de receber uma resposta de um recrutador sobre o estado da sua candidatura? Qual seria o seu processo de entrevista ideal?
Quando os recrutadores e os empregadores têm em conta estas questões, torna-se imediatamente mais fácil criar uma experiência positiva para o candidato, que faz com que a empresa ganhe uma excelente reputação.
3. dê feedback
Dar feedback aos candidatos que não foram selecionados pode ser demorado, mas pode criar uma melhor experiência para os que não foram selecionados. Por exemplo, se o candidato não tiver o nível de experiência que alguns dos outros candidatos trouxeram para a mesa, pode informar o candidato de forma simpática. Pode também incentivá-lo a voltar a candidatar-se quando tiver adquirido mais experiência.
4. personalizar o processo de entrevista
Quanto mais personalizado for o processo de entrevista da sua empresa, melhor. Quando os candidatos são recebidos por um gestor de RH frio e impessoal que não sabe nada sobre eles ou sobre as suas aspirações, vão ficar desmotivados.
Para que uma entrevista seja atrativa para os candidatos de hoje em dia, os RH e os recrutadores têm de dedicar algum tempo a conhecer cada candidato antes de se encontrarem com ele. Para além de tornar a entrevista mais cativante, isto também lhe permite fornecer informações relevantes e garantir que está a tomar uma decisão de contratação adequada.
Também é importante deixar tempo no final da entrevista para que os candidatos possam fazer perguntas sobre o cargo e a empresa. Isso pode levar a uma melhor experiência do candidato e proporcionar melhores resultados de recrutamento.
5. atualize os candidatos regularmente
Os atrasos no processo de recrutamento podem ocorrer por várias razões. Se não quiser arriscar perder os seus melhores candidatos e prejudicar a sua employer brand, dedique algum tempo a atualizar os seus candidatos. Isto pode ajudá-los a compreender por que razão não obtiveram resposta da sua parte e, possivelmente, evitar que a concorrência os roube. Mas não se limite a notificar os candidatos de atrasos. Mantenha-os atualizados sobre os desenvolvimentos positivos e negativos e descreva-lhes o processo de recrutamento e o calendário.
como medir a experiência dos seus candidatos
O controlo da qualidade da experiência do candidato é fundamental para o seu sucesso. Deve avaliar e ajustar ativamente o seu processo de recrutamento para garantir que está a proporcionar uma experiência positiva. Pode iniciar este processo efetuando uma avaliação completa da sua atual experiência de candidato ou verificando as opiniões online para ver como os seus candidatos anteriores percecionam o seu atual processo de contratação.
Uma das melhores formas de acompanhar a experiência do candidato é através do feedback dos candidatos. Envie inquéritos aos seus candidatos em vários intervalos do processo de contratação. Certifique-se de que estes inquéritos são o mais curtos possível, caso contrário corre o risco de ter taxas de conclusão baixas. Também pode utilizar estes inquéritos para calcular uma pontuação NPS do candidato.
Outras métricas que pode utilizar para medir a experiência do candidato incluem a taxa de conclusão da candidatura, as taxas de aceitação de ofertas e as taxas de retenção, tanto de novos contratados como de longo prazo.
O employer branding é essencial para uma boa contratação e integração no ambiente de trabalho atual. Quanto mais depressa a sua empresa adotar uma abordagem ativa para melhorar e aperfeiçoar a experiência do candidato, mais atrativa será para os melhores talentos de todas as indústrias.