Criar um ambiente de trabalho positivo e saudável é essencial para atrair e reter talentos na sua organização. Infelizmente, estudos realizados tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido revelaram que os ambientes de trabalho tóxicos são cada vez mais comuns.

Por exemplo, um inquérito aos trabalhadores da geração Y e da geração X nos EUA revelou que 74% e 79%, respetivamente, já se depararam com situações tóxicas nos seus empregos. Entretanto, no Reino Unido, 70% dos 1 000 trabalhadores inquiridos relataram ter experimentado situações de toxicidade nociva nos seus locais de trabalho. É evidente que abordar a toxicidade no local de trabalho é uma questão crítica que não pode ser ignorada. 

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o que é um ambiente de trabalho tóxico?

Um ambiente de trabalho tóxico é um cenário de comportamentos negativos tais como bullying, assédio e sobrecarga de trabalho. Pode levar os colaboradores a sentirem-se stressados, esgotados, infelizes ou desconfortáveis. Além disso, os conflitos de personalidade, quer sejam de confronto ou passivos/agressivos, dificultam o empenho e a produtividade dos colaboradores.

Uma vez que estes tipos de ambientes de trabalho abusivos causam dificuldades significativas numa organização, é fundamental prestar atenção imediata.

 

os efeitos indesejáveis de um ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente de trabalho negativo pode ter um impacto negativo nas empresas, afetando tudo, desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto. No entanto, é o departamento de RH que é frequentemente o mais atingido. Este tipo de cultura pode levar a um aumento do absentismo e a uma diminuição da retenção dos trabalhadores, colocando os líderes de RH sob pressão para colmatar as lacunas. Além disso, os ambientes de trabalho tóxicos podem resultar em:

 

elevado turnover de trabalhadores

Uma elevada taxa de turnover pode indicar um ambiente tóxico no trabalho. Ao estudar as métricas de rotatividade, que podem ser a nível de toda a empresa, limitadas a uma ou mais divisões ou sensíveis ao tempo, pode ser possível encontrar questões específicas, tais como:

  • managers tóxicos
  • má implementação de um novo processo
  • excesso de trabalho devido à falta de pessoal
  • aumentos salariais que não corresponderam às expetativas

O aumento do turnover acarreta a sua própria quota-parte de problemas, desde o aumento dos custos de recrutamento até à diminuição do moral no local de trabalho e à perda de produtividade.

 

baixa produtividade

O relatório "State of the Global Workplace Report" de 2022 da Gallup revelou que 19% dos trabalhadores a nível global estão simplesmente infelizes e mais de metade sente-se emocionalmente desligada do trabalho. Um ambiente de trabalho tóxico ou abusivo pode aumentar os níveis de stress dos trabalhadores, levando-os a faltar frequentemente ao trabalho e a não se empenharem enquanto estão no trabalho.

Por fim, a produtividade é prejudicada, uma vez que os colaboradores têm um desempenho abaixo da média e os departamentos ficam com falta de pessoal. Por conseguinte, ao estudar as métricas de desempenho, tenha em atenção as taxas de produtividade; estas podem ser o primeiro sinal de um problema no ambiente de trabalho. 

 

employer brand desfavorável

Se o ambiente de trabalho na sua organização não for saudável, não demorará muito até que a notícia se espalhe. O impacto negativo desta situação pode ser visto nas más críticas que os trabalhadores que saem deixam, o que pode prejudicar a sua reputação como empregador.

Além disso, atrair e reter indivíduos talentosos tornar-se-á cada vez mais difícil, levando a candidatos menos desejáveis. Em última análise, esta situação resultará em mais trabalhadores medíocres do que a sua empresa pode suportar, afetando assim o controlo de qualidade e o tempo.

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reconhecer um ambiente de trabalho tóxico

O seu departamento de RH pode ter um bom ambiente de trabalho. No entanto, como mencionado anteriormente, os ambientes de trabalho podem variar consoante o departamento. Por conseguinte, deve estar sempre atento a qualquer indício de uma situação de trabalho tóxica. Os inquéritos aos colaboradores podem ajudar a identificar os comportamentos indesejáveis indicados abaixo, para que possa introduzir alterações antes que os problemas se agravem.

 

bullying

Todos nós já passámos por uma situação de bullying - alguém que usa a sua força, posição ou conhecimento para fazer com que outra pessoa se sinta inferior. Qualquer pessoa pode ser um bully, embora os managers tenham vantagem quando se trata de poder no local de trabalho. O bully da sua organização pode ser uma pessoa da equipa de TI que faz com que os outros se sintam ignorantes em relação às novas tecnologias ou um assistente administrativo que é demasiado controlador na marcação de reuniões. Os bullies interferem com a produtividade ao deixarem os outros trabalhadores desconfortáveis e ao minarem a sua confiança.

 

assédio moral

Quando o bullying é dirigido a determinados grupos de pessoas, é abrangido pela categoria de assédio. Por exemplo, suponha que o bully do seu local de trabalho só se mete com indivíduos de um determinado género, religião ou raça. Nesse caso, está-se perante uma violação dos direitos humanos, que pode ter consequências legais. 

Além disso, uma cultura de assédio no local de trabalho, independentemente da vítima, cria uma atmosfera de exclusividade, tornando difícil atrair e manter o equilíbrio de indivíduos necessário para operar na economia global atual.

 

microgestão

Os managers devem permitir que as suas equipas trabalhem de forma independente, orientando-se sem supervisão constante. Se tiver um microgestor na sua equipa, é provável que o departamento dele tenha uma taxa de turnover ou de absentismo superior ao normal e um índice de produtividade inferior ao normal. 

Os trabalhadores que são microgeridos têm falta de confiança e podem ficar frustrados com os processos demasiado pormenorizados do seu gestor e com os pedidos de revisão do seu trabalho. Esteja atento a dinâmicas de equipa que incluam prazos frequentemente não cumpridos e uma necessidade constante de atualizações.

 

fraca comunicação

Se os seus pedidos de feedback forem acompanhados de muitos comentários sobre a falta de comunicação entre a administração e o pessoal, isso pode indicar um ambiente de trabalho tóxico. A falta de resposta da direção é uma queixa comum entre os trabalhadores. Ao ignorar os resultados dos inquéritos e as sugestões, a sua empresa está, de facto, a ignorar os seus trabalhadores. Eventualmente, estes irão procurar outro empregador - um que tenha em conta as suas opiniões.

 

falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Embora se possa pensar que um trabalhador ocupado é um trabalhador feliz, nem sempre é esse o caso. Os trabalhadores que dizem que estão demasiado ocupados para falar, que levam trabalho para casa e que ficam até tarde indicam que algo está errado. De facto, o burnout pode estar mesmo ao virar da esquina.

Muitas vezes, este tipo de comportamento tóxico no trabalho é impulsionado pela administração ou mesmo pelo CEO. Vangloriar-se de chegar cedo, ficar até tarde, trabalhar durante o almoço e nunca tirar um dia de folga são sinais de um mau equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e não de uma ética de trabalho exemplar.

 

falta de hipóteses de crescimento

Outro ambiente de trabalho tóxico é aquele em que não há perspetivas de promoção nem de desenvolvimento de competências futuras. Toda a gente conhece a expressão "emprego sem saída". Se essa expressão surgir nas entrevistas de saída ou nos inquéritos aos trabalhadores, a sua empresa precisa de investir em programas de raining e desenvolvimento.

As oportunidades de progressão na carreira ficaram em quinto lugar no Employer Brand Research Report da Randstad, entre os principais fatores de escolha de um empregador. Este tipo de melhoria do emprego foi mais relevante para os adultos com formação superior e um dos três principais motivadores entre os trabalhadores latino-americanos.

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como evitar um ambiente de trabalho tóxico

Para promover um ambiente de trabalho positivo e envolvente, é necessário mais do que apenas o apoio e o empenho da liderança. Todos os membros da equipa devem contribuir e estar envolvidos. Considere estas estratégias práticas para influenciar positivamente o seu ambiente de trabalho.

 

baseie as políticas em ações, não em palavras

As políticas da empresa devem mostrar tolerância zero para o bullying e o assédio, e a administração deve oferecer apoio total. E embora escrevê-las seja fácil, segui-las pode ser mais difícil.

Os seus colaboradores devem ser informados, desde o primeiro dia de onboarding, de que a sua empresa não tolera bullying ou assédio, independentemente da classe do colaborador. Além disso, as penalizações por infração devem ser tratadas de forma imparcial, quer se trate de sessões de formação obrigatórias ou de consequências mais severas, como a suspensão ou a rescisão.

 

procure a diversidade na sua procura de talentos

Estudos demonstram que quanto mais diversificada for a força de trabalho de uma organização, maior será a sua força e resiliência, incluindo a capacidade de manter um ambiente de trabalho positivo. Por isso, trabalhe com a liderança para definir metas de diversidade com base nos dados demográficos da sua localização.

Para aumentar a diversidade na sua organização, tem de garantir que as candidaturas, as descrições de funções e todos os aspetos do processo de recrutamento a promovem em vez de a impedirem. Utilize a experiência de um parceiro de soluções de RH para ajudar a renovar os seus parâmetros, se necessário.

 

destaque-se no onboarding

O primeiro contacto de um funcionário com o seu novo ambiente de trabalho ocorre durante o onboarding. De acordo com um inquérito da Gallup, os funcionários que passaram por um bom processo de integração tinham muito mais probabilidades (mais de duas vezes e meia) de se empenharem e gostarem do seu trabalho. 

O que constitui uma boa experiência de onboarding? Pode incluir qualquer coisa, desde uma carta de boas-vindas oportuna a um processamento de RH e configuração de TI eficientes. Embora muitas etapas do onboarding sejam consistentes em todas as empresas, terá de adaptar outras para se adequarem ao modelo operacional da sua organização, especialmente quando se trata de requisitos de onboarding remoto.

A disponibilização de um mentor é uma forma fácil de ajudar a aclimatar o novo colaborador aos vários obstáculos do dia de trabalho, como navegar em corredores labirínticos e encontrar um local para almoçar. Escolha colaboradores positivos que transmitam a imagem que pretende e que tenham um bom historial na empresa.

 

recolha feedback

É muito mais fácil parar uma tendência descendente do que descobrir como corrigir um ambiente de trabalho tóxico. Através do mapeamento do percurso do seu trabalhador, pode descobrir o que os seus trabalhadores estão a pensar em cada fase do seu percurso profissional: candidatura a um emprego na sua empresa, onboarding, desenvolvimento de carreira e separação.

Os colaboradores que tenham sido vítimas de bullying ou assédio podem não estar dispostos a apontar o dedo. Para apoiar a responsabilização no local de trabalho, a sua organização deve dispor de um processo através do qual os colaboradores possam denunciar condutas impróprias de forma confidencial e sem qualquer ameaça de retaliação. A criação de um "canal seguro" facilita a expressão de preocupações por parte dos colaboradores.

Se não estiver a realizar entrevistas de saída, comece agora. É uma das melhores formas de descobrir porque é que os trabalhadores estão a sair e é a sua última oportunidade de deixar uma boa impressão da marca. É ainda mais importante se a causa da demissão se dever a um ambiente de trabalho tóxico. 

Além disso, considere a possibilidade de designar um membro da equipa para acompanhar as avaliações da empresa em sites públicos de emprego. Tanto os comentários positivos como os negativos podem ser úteis na procura de formas de melhorar os ambientes de trabalho.

 

recorra à análise de pessoas

Ao comparar quem está a sair e porque é que estão a sair, pode maximizar os benefícios da informação sobre os colaboradores. A análise de pessoas permite-lhe utilizar os dados dos colaboradores para compreender os seus gostos, aversões e comportamentos, para que possa identificar se um ambiente de trabalho tóxico está a contribuir para o turnover.

 Por exemplo:

  • se os novos funcionários estão a sair, pode haver uma falha no processo de onboarding 
  • se estiver a perder trabalhadores de longa data, estes podem sentir-se desvalorizados ou sem apoio
  • a perda de alguns dos seus colaboradores mais diversificados pode apontar para um problema de assédio ou para uma cultura de trabalho exclusiva
  • o desgaste entre os colaboradores de alto nível pode indicar salários inferiores à média ou falta de oportunidades de promoção

Depois de reunir os seus dados, analise-os com um especialista para garantir que os está a interpretar corretamente. Só então poderá fazer sugestões práticas para melhorar o ambiente de trabalho da empresa.

 

invista nos seus colaboradores

Embora um ambiente de trabalho agradável seja importante para os trabalhadores, o nosso estudo sobre a employer brand revelou que a remuneração e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal continuam a ser os principais incentivos. Ao identificar e satisfazer as necessidades dos trabalhadores, poderá manter a produtividade e a satisfação no trabalho, ao mesmo tempo que poupa nos custos de recrutamento e de turnover de pessoal.

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