A tecnologia mudou a nossa forma de fazer negócios. As coisas mudam a um ritmo tão rápido que há uma necessidade constante de os colaboradores acrescentarem constantemente novas competências e conhecimentos técnicos ao seu reportório. Os programas de formação dos colaboradores já não são uma boa prerrogativa - são uma obrigação para nos mantermos competitivos. É necessário assegurar que os seus principais talentos estão actualizados sobre as tendências, os novos desenvolvimentos da indústria e que têm acesso à melhor tecnologia.
As empresas podem proporcionar este tipo de formação e desenvolvimento através de uma maior qualificação. Aqui analisamos o que significa, porque é importante, e oferecemos dicas sobre como desenvolver uma estratégia eficaz de "upskilling".
o que é o “upskiling”?
O “upskilling”, ou seja, a requalificação, é o processo de ensinar aos trabalhadores novas competências que os ajudarão a ser um melhor profissional. A tecnologia tem acelerado a necessidade de requalificação. Há um sentimento de urgência em proporcionar formação e desenvolvimento contínuos aos seus colaboradores. À medida que a tecnologia evolui, são necessárias novas competências e as exigências do trabalho mudam. O “upskilling” preenche esta lacuna de competências através da formação contínua. A qualificação da força de trabalho ajuda os seus colaboradores a manterem-se atualizados sobre quais as novas melhores práticas empresariais e assegura que a sua empresa é competitiva.
porque é importante a requalificação profissional?
A qualificação da força de trabalho tornou-se uma prioridade para muitas organizações. Sendo mais desafiante e competitivo do que nunca recrutar talentos de topo para preencher as lacunas de competências, as empresas podem utilizar o potencial dos actuais colaboradores para aumentar as suas competências. O "upskilling" é importante por muitas razões:
- As funções estão a mudar mais rapidamente do que nunca
- Os colaboradores esperam oportunidades de crescimento
- A requalificação aumenta a satisfação dos colaboradores
- Contribui para aumentar o desempenho, a moral e a motivação
- Ajuda a sua organização a manter-se competitiva
- Menos rotatividade de colaboradores
- Diminui a necessidade de recrutamento fora da organização para preencher uma lacuna de qualificações
como desenvolver uma estratégia eficaz de “upskilling”
As organizações podem abordar a requalificação de muitas maneiras. Aqui ficam algumas indicações para desenvolver uma estratégia de requalificação eficaz e bem sucedida:
- determinar as lacunas de conhecimento na sua organização
Cada empresa é diferente, e todas tem pontos fortes e fracos. O primeiro passo para definir uma estratégia de upskilling bem sucedida é identificar onde estão os seus défices de competências organizacionais. Assegure-se de que os seus esforços de upskilling estão alinhados com as necessidades da sua força de trabalho. Os colaboradores irão procurar oportunidades para avançar internamente com base no que aprendem.
- Pense tanto a curto como a longo prazo
Pode ser fácil ficar preso às mais recentes novidades para chegar ao mercado. Embora haja valor em manter-se a par das tendências da indústria e aproveitar as novas tecnologias, não se concentre apenas nas competências de software que vão e vêm. As competências essenciais tendem a ter valor a longo prazo. Encontre o equilíbrio certo com base nas prioridades organizacionais.
- Construa programas de formação que façam sentido para a sua organização
Não há uma forma específica de abordar o aumento da qualificação da mão-de-obra. A chave está em estabelecer a sua formação e desenvolvimento de uma forma que faça o maior sentido para a sua organização. Onde são necessários programas de formação em volume vs. formação one-on-one? Pode fazer formação com equipas internas, ou faz parcerias com instituições de ensino externas? Que tipo de oportunidades de aprendizagem fazem mais sentido - tutoria, aprendizagem virtual, cursos pós-secundários, sessões de formação?
- Compreender os objectivos de cada colaborador e adaptar um plano para cada indivíduo
A melhoria das qualificações consiste em colmatar lacunas de competências específicas. Não existe uma solução única para todos os casos. As necessidades de actualização de competências de um colaborador dependerão das suas actuais competências, da função dentro da organização, da forma como a função está a mudar e dos requisitos tecnológicos para fazer o trabalho com sucesso. Convide os gestores a ter conversas abertas frequentes com cada colaborador.
- Oferecer incentivos financeiros para encorajar os trabalhadores a aprender novas competências
Se fornecer aos seus funcionários os recursos necessários para o aperfeiçoamento, eles estarão mais motivados para adquirir novas competências. Ofereça incentivos financeiros, tais como descontos educacionais, orçamentos de desenvolvimento e formação acrescidos, bolsas para os funcionários participarem em formações e conferências. Existem muitas oportunidades de aprendizagem para ajudar os colaboradores a adquirir competências, se simplesmente proporcionar o seu acesso. Oferecer apoio financeiro para aceder à formação externa é frequentemente menos dispendioso e demorado do que desenvolver um programa de desenvolvimento interno. No entanto, os programas externos devem ser apenas uma parte da sua estratégia de requalificação total. É importante ter formação interna para contextualizar as novas competências à medida que estas se relacionam com o seu negócio.
A requalificação através da formação e desenvolvimento dos colaboradores tem um retorno positivo sobre o seu investimento. Sim, vai custar mais dinheiro, mas também pode aumentar o desempenho e, mais importante, reduz a necessidade de gastar dinheiro para encontrar e contratar trabalhadores externos com as competências de que necessita. Invista em requalificação, melhore as capacidades dos colaboradores e reduza a necessidade de recrutar para preencher as lacunas de competências na sua organização.
fonte: randstad canada