O impacto no setor logístico tem sido particularmente significativo, com confinamentos locais, encerramentos de fronteiras e perturbações no fabrico criando repercussões que têm sido sentidas em toda a indústria.
O setor logístico tem certamente o potencial para prosperar no "novo normal" provocado pela COVID-19. A investigação demonstrou como se espera que o aumento da procura de produtos essenciais conduza o mercado de um valor de 2,7 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em 2020 para 3,2 mil milhões de dólares em 2021.
Mas para sobreviver no contexto atual e tirar partido de quaisquer oportunidades que possam estar ao virar da esquina, os seus processos de RH têm de ser tão eficientes e fiáveis quanto possível.
Aqui estão cinco exemplos de como trabalhar com um parceiro de RH dedicado pode ajudá-lo a atingir estes objetivos e a enfrentar os seus atuais desafios:
Deixar de ter preocupações com os RH
Muitas pequenas e médias empresas (PME) do setor logístico não têm um departamento de RH dedicado. Uma pessoa assume toda a responsabilidade pelo RH, ao mesmo tempo que tem de pensar nas finanças, vendas, operações quotidianas e nos muitos outros processos envolvidos na gestão de um negócio.
Se isto parecer a sua situação, poderá ter muito a ganhar com o outsourcing de algumas das suas tarefas de RH mais exigentes e demoradas a um parceiro experiente. Para além de reduzir a sua carga de trabalho e os níveis de stress, isto dar-lhe-á mais tempo para se concentrar no seu negócio principal.
Poderá estar preocupado com o compromisso de custos de trabalhar com um fornecedor externo de RH, mas há vários exemplos de como esta abordagem pode ajudá-lo a poupar dinheiro sendo mais eficiente (ver ponto cinco).
Eficiência de custos
Para as PME que se concentram puramente na sobrevivência no contexto atual, manter os custos sob controle será uma prioridade máxima.
Embora trabalhar com um fornecedor de serviços de RH dedicado possa parecer apenas mais uma despesa, pode realmente ajudá-lo a poupar dinheiro, proporcionando maior eficiência em toda a sua função de RH.
A otimização dos seus processos de capital humano pode ajudá-lo a poupar dinheiro:
- Redução dos custos das horas extraordinárias, porque está melhor equipado para aumentar a força de trabalho de acordo com a procura flutuante
- Evitar altas taxas de turnover, uma vez que uma melhor identificação, integração e formação dos candidatos reduzirá o risco da sua partida
- Minimizar a perda de produtividade em momentos em que o pessoal em funções está ausente ou de licença
- Alavancar o talento contingente quando tem necessidades a curto prazo, eliminando a necessidade de dispendiosas contratações permanentes
3. Flexibilidade
As empresas de logística estão a operar em tempos variáveis e imprevisíveis. Para ter sucesso neste cenário, os seus processos de planeamento de RH e força de trabalho têm de ser flexíveis. Precisa de agilidade para responder às tendências do mercado, quer esteja a aumentar para responder a um aumento súbito da procura ou a reduzir a capacidade durante os períodos sazonais ou inesperados.
Uma abordagem flexível ao staffing pode ajudá-lo a ter sucesso neste ambiente. Ao trabalhar com um parceiro especializado em RH, pode tirar o máximo partido da força de trabalho contingente - uma secção da força de trabalho que está em ascensão no momento.
Além disso, há benefícios a obter com soluções dedicadas como ferramentas de planeamento de turnos, que podem revelar-se particularmente cruciais durante os seus períodos mais movimentados.
4. Entrega rápida
Nos momentos em que lhe são apresentadas oportunidades imprevistas e pontuais, é vital que seja capaz de responder rapidamente. Isto nem sempre é fácil se estiver a assumir a responsabilidade total pela função de RH da sua empresa sem qualquer ajuda externa.
Se tiver uma necessidade imediata de pessoal - quer seja numa base permanente ou temporária - o outsourcing de tarefas chave como a identificação, entrevista e onboarding de candidatos pode ajudá-lo a obter as pessoas de que necessita o mais rapidamente possível.
O apoio de um parceiro de serviços de RH pode ser particularmente valioso quando se encontra em situações únicas como ter de adquirir licenças de trabalho para trabalhadores migrantes, ou quando necessita de fornecer formação personalizada para uma função específica - uma posição de condutor de empilhadoras, por exemplo.
5. Envolvimento humano
Os requisitos de distanciamento físico impostos pela COVID-19 levaram a um aumento do trabalho remoto e à utilização de tecnologia para manter o contacto entre gestores, colaboradores e colegas.
As pequenas empresas em setores como a logística podem não se sentir inteiramente à vontade para fazer esta transição para ferramentas e processos digitais, preferindo uma abordagem cara a cara. A pandemia é ainda uma realidade e o distanciamento físico continua a ser uma prioridade, mas à medida que as economias reabrem gradualmente, muitas empresas procurarão regressar à sua forma de trabalho preferida e mais pessoal.
A importância de equilibrar a tecnologia com o elemento humano do recrutamento é algo que a Randstad reconhece na componente Tech & Touch da nossa identidade de marca. Utilizamos a tecnologia onde ela é benéfica, mas também procuramos ser um parceiro humano para os nossos clientes.
Se procura ter sucesso neste ambiente único da indústria logística, obtendo o máximo valor da sua força de trabalho, agora pode ser o momento de consultar um especialista em serviços de RH.