Que papel o people analytics desempenha no seu processo de recrutamento atual? Se os dados e ferramentas analíticas ainda não são uma parte vital de cada etapa do processo de recrutamento, pode achar extremamente desafiador preencher as vagas de emprego com os candidatos certos, considerando o mercado de trabalho dos dias de hoje. Numa época em que 77% dos líderes globais vinculam a aquisição e retenção dos melhores talentos ao crescimento dos negócios, práticas ineficientes de recrutamento poderiam prejudicar o sucesso da sua empresa.
O que é people analytics? Em resumo, é o processo de recolha e análise de dados relativos à sua força de trabalho para tomar decisões comerciais mais assertivas. Por que é tão importante? Estudos mostram que 70% das organizações que investem em people analytics o fazem para melhorar o desempenho dos negócios. Se está a procurar formas de melhorar o desempenho da sua empresa, people analytics pode ajudar.
Esse tipo de análise de dados fornece os insights de que as organizações precisam para tomar decisões comerciais. O nosso guia concentra-se em como o people analytics pode melhorar os esforços de recrutamento da sua empresa.
como o talent analytics pode melhorar os seus resultados de recrutamento
O talent analytics é uma subdivisão do people analytics que se concentra nos dados de recrutamento e fornece valor em todas as etapas do processo de contratação, começando com o sourcing. Esses dados podem trazer valor real às suas práticas de recrutamento de diversas maneiras.
captar candidatos de alta qualidade
No meio da contínua escassez de mão de obra, as páginas de emprego online não serão suficientes para atrair a mão de obra qualificada de que a sua empresa precisa. Em vez disso, deve considerar tanto os candidatos ativos quanto os passivos. Infelizmente, os candidatos passivos nem sempre estão atentos às páginas de emprego online.
O talent analytics pode ajudá-lo a alcançar esses candidatos-alvo, compreendendo os seus comportamentos on-line. Por exemplo, os seus candidatos ideais passam tempo em plataformas de social media, como Facebook, Twitter ou LinkedIn, ou grupos de notícias sociais, como o Reddit? Compreender onde os seus candidatos-alvo passam o seu tempo online pode ajudá-lo a reduzir os seus esforços de aquisição para atrair os candidatos ideais.
melhorar o envolvimento dos candidatos
Saber onde encontrar os seus candidatos ideais é apenas o primeiro passo no sourcing. Também deve atraí-los para que entrem em contacto e completem o processo de candidatura. O talent analytics pode ajudar neste processo, analisando os dados para entender melhor o que motiva os candidatos-alvo a procurar novas oportunidades. Sabe-se também que um maior envolvimento dos candidatos durante todo o processo de recrutamento ajuda a melhorar as taxas de aceitação de emprego.
Os níveis existentes de envolvimento dos colaboradores também são um fator importante para atrair novos talentos. Afinal, os principais candidatos não querem trabalhar para empresas com baixos níveis de envolvimento de colaboradores. Pode usar o talent analytics para medir as taxas de envolvimento no local de trabalho e identificar obstáculos que possam estar a dificultar esse processo. Essas perceções, por sua vez, podem ajudá-lo a construir uma cultura de compromisso que pode usar para melhorar a sua employer brand.
contratar para o cargo adequado
De acordo com um estudo recente, 88% dos líderes globais admitem ter taxas de rotatividade superiores ao normal. Com o custo para substituir um colaborador com uma média superior a 20% do salário anual, taxas de rotatividade mais altas podem causar estragos no orçamento de uma empresa. Estes fatores tornam a contratação para o "cargo adequado" e para o "chefe adequado" mais importante do que nunca.
As práticas de contratação padrão, como o processo de entrevista, são muitas vezes carregadas de preconceitos. Estudos mostram que os entrevistadores tomam decisões sobre um candidato em menos de 7 minutos. Pode ser difícil, senão impossível, determinar a adequação para o cargo em um período tão curto.
Felizmente, o talent analytics pode minimizar o impacto da tendenciosidade no processo de contratação, fornecendo factos e dados em tempo real que ajudam os líderes empresariais a tomar decisões sólidas de contratação. Isso não significa, entretanto, que deve retirar o elemento humano do processo de recrutamento. Na verdade, é a combinação de "tecnologia e toque humano" que permite o recrutamento para o cargo e chefe adequados.
melhorar as taxas de aceitação
A última coisa que quer é orientar um potencial candidato através do processo de recrutamento para que ele depois rejeite a oferta de emprego. Isso desperdiça tempo e recursos, impedindo que obtenha o melhor talento que a sua empresa deseja.
Certamente a sua empresa pode tentar fazer uma contra-proposta, oferecendo um salário mais alto. No entanto, quem procura emprego hoje, está à procura de mais do que apenas um salário melhor. Também procura horários flexíveis, força de trabalho diversificada, formação, desenvolvimento de carreira, marcas empregadoras fortes, empresas socialmente responsáveis, mais tempo livre e outros benefícios.
Como não há dois candidatos iguais e todos eles têm necessidades e expectativas diferentes, pode ser difícil criar um pacote de compensação para corresponder às preferências de todos. Você pode, no entanto, usar o talent analytics para construir um pacote de remuneração competitivo que seja atrativo para os candidatos-alvo. Usar os seus próprios dados internos combinados com uma análise completa da concorrência pode ajudá-lo a compreender melhor as expectativas dos colaboradores no local de trabalho em locais, cargos e setores específicos.
Com esses dados em tempo real, pode renovar os pacotes de remuneração para garantir que está a oferecer um salário competitivo, bem como os benefícios certos. Este passo pode ajudá-lo a melhorar as taxas de aceitação de emprego de sua empresa, apesar da restrição do mercado de trabalho atual.
identificar candidatos-alvo
Todas as empresas têm colaboradores muito eficientes que gostaria de poder clonar. Embora isso não seja possível, pode usar o talent analytics para determinar quais características, atributos e capacidades esses profissionais têm em comum. Com esses dados em mãos, pode adaptar os anúncios de emprego, as descrições de cargos e as práticas de contratação de forma a chegar a candidatos com habilidades semelhantes.
Por exemplo, a análise de dados pode mostrar que os colaboradores com melhor desempenho em cargos de gestão foram promovidos a partir de funções específicas de nível básico dentro da empresa. Esses dados podem fornecer informações sobre quais as características e qualidades deve procurar ao contratar para essas funções.
reduzir o enviesamento inconsciente
Estudos mostram que muitos trabalhadores em todo o mundo querem trabalhar para empresas com forças de trabalho diversificadas. De facto, uma pesquisa aborda que quase metade de toda a geração millenial está ativamente à procura emprego em organizações com forças de trabalho diversificadas. A diversidade no local de trabalho pode ajudar a atrair essas pessoas e resultar em melhor desempenho e maior inovação dentro da empresa. Afinal, se muitos funcionários pensam e reagem de forma semelhante, essa falta de criatividade e inovação pode dificultar o desempenho e a produtividade.
Construir uma força de trabalho diversificada, no entanto, não é tão fácil quanto se poderia pensar. Muitas vezes, o enviesamento inconsciente afeta as decisões de contratação em empresas que não possuem uma estratégia para combater esse problema. Você precisa de desenvolver uma estratégia de sourcing que vise candidatos de diferentes locais, géneros e origens, ao mesmo tempo que se envolve com eles de uma forma que os estimule a candidatarem-se à vaga e aceitar a oferta de emprego. Em última análise, isso significa que deve integrar o talent analytics no processo de contratação.
O talent analytics pode ajudar de diversas maneiras. Primeiro, pode usar a análise de dados para garantir a adesão de uma empresa, explicando os vastos benefícios da construção de uma força de trabalho diversificada. Em segundo lugar, pode identificar áreas nas quais a sua empresa pode estar a ter dificuldades para construir tal força de trabalho. Por exemplo, se está a ser difícil captar candidatos diversos, se entrevistas pouco estruturadas estão a impedir decisões de contratação ou se os candidatos não estão a aceitar as suas ofertas de emprego.
Finalmente, pode usar o talent analytics para desenvolver e implementar estratégias de recrutamento para abordar esses problemas. Por exemplo, a sua empresa precisa de reformular o seu pacote de remuneração para procurar uma força de trabalho mais diversificada? Então, pode analisar os dados ao longo de vários períodos para ver se foram feitas melhorias durante esse período.
A boa notícia é que, ao integrar a análise de dados no seu processo de recrutamento, permite a quem contrata tomar decisões baseadas em dados, em vez de confiar apenas nos seus instintos.
agilizar o processo de contratação
No mercado de trabalho altamente competitivo de hoje, nunca foi tão importante ter um processo de contratação eficiente. Caso contrário, corre o risco de perder a sua primeira escolha porque esperou muito tempo para fazer uma proposta de emprego. O talent analytics pode ajudá-lo a identificar os fatores que podem estar a atrasar o seu processo de recrutamento. Por exemplo, se o processo de candidatura é muito longo, se algo o impede de filtrar as candidaturas de forma rápida e eficiente, ou se um processo ineficaz de verificação de referências reduz as suas taxas de tempo de contratação.
Uma vez identificadas as possíveis áreas problemáticas dentro do processo de recrutamento, procure maneiras de torná-las mais eficientes. Por exemplo, pode incluir mais automação no seu processo de recrutamento para agilizar as coisas? Se o seu processo de verificação de referências estiver a demorar muito para ser concluído, o Relevate Reference da Randstad pode automatizar esse processo para si.
Usar o talent analytics para identificar e corrigir áreas problemáticas pode ajudar a sua empresa a evitar a perda de candidatos excelentes no meio do processo de recrutamento. Por outro lado, pode fazer uma proposta de emprego antes dos seus concorrentes, e contratar a sua primeira escolha, em vez de se contentar com a segunda ou terceira opção.
previsão das necessidades futuras de talentos
Graças aos avanços em inteligência artificial e tecnologia de aprendizagem de máquinas, pode usar o people analytics para melhorar as suas estratégias de planeamento da força de trabalho. Ao recolher, medir e analisar os seus dados, as organizações podem prever melhor as necessidades futuras da empresa. Isso permite um planeamento da força de trabalho, em vez de um reativo, e pode melhorar os resultados do recrutamento.
O people analytics pode ajudá-lo a identificar lacunas de competências dentro da força de trabalho, prever as habilidades necessárias para o futuro e ficar à frente de futuras mudanças. Por exemplo, se a sua empresa, como 80% das empresas de todo o mundo, planeja investir em mais automação no local de trabalho, esta transição certamente trará mudanças na estrutura da sua força de trabalho. Isso pode significar que alguns empregos serão substituídos por automação, novas habilidades precisarão de ser adquiridas e a requalificação poderá ser uma prioridade. O people analytics pode ajudá-lo a identificar tudo, desde futuras lacunas de habilidades até quais funcionários são os ideais para oportunidades de formação.
Usar a análise de dados da força de trabalho para prever as necessidades futuras da sua empresa pode colocá-lo um passo à frente da concorrência e permitir que adquira e mantenha as skills de que a sua empresa precisa.
práticas recomendadas de people analytics
Quando se trata de people analytics, a segurança e a conformidade são uma obrigação. Como com todos os dados que a sua empresa gere, é preciso estabelecer parâmetros claros sobre que dados da força de trabalho estão a ser recolhidos, como são armazenados e geridos, e quem tem acesso aos mesmos. Afinal, a última coisa que quer é que a proteção dos dados dos trabalhadores seja infringida. Além disso, certifique-se de que todos os seus métodos de coleta, armazenamento e análise de dados estejam em conformidade com as leis de trabalho relevantes.
quer saber mais sobre people analytics?
Faça download da nossa lista de '7 coisas que deve saber sobre people analytics' para saber mais sobre o valor que esta metodologia pode trazer para a sua empresa.
faça download do guia