Gastar algum tempo todos os anos a avaliar os seus objetivos pode ajudar os profissionais a manter-se no bom caminho no que respeita ao plano de carreira.
Muita coisa pode mudar num ano. 2021 é o exemplo perfeito disto. Acontecimentos imprevistos como uma pandemia podem virar os nossos planos de pernas para o ar. Para milhões de pessoas, a COVID-19 teve um grande impacto no seu percurso e objetivos profissionais. Mas há algumas dicas para ajudar a garantir que se está a seguir um plano de carreira realista e atualizado e que especialistas da Randstad Canadá identificam:
1. Avaliar o que mudou
Os objetivos mudam e as circunstâncias que rodeiam o trabalho e planos de carreira também. Passem algum tempo todos os anos a avaliar o que mudou na vossa vida e carreira. Será que estas mudanças têm impacto no vosso plano de carreira? Em caso afirmativo, como? Que medidas precisam de tomar?
É cada vez mais habitual as pessoas mudarem de carreira. A pandemia é a prova disso. Muitas pessoas estão a mudar de sector e a enveredar por um caminho diferente, por necessidade. Compreender as variáveis que mudaram ajudar-vos-á a ter uma visão mais realista do vosso plano de carreira.
2. Identificar as opções profissionais
Com base na situação atual, escrevam uma lista das vossas opções profissionais. Que ações devem empreender este ano para manterem o plano no bom caminho? O que pretendem realizar este ano? É este o ano em que pedem uma promoção ou um aumento? Pensam em mudar de organização? Ou talvez este ano o foco esteja em acrescentar novas competências e obter mais experiência.
Sejam tão específicos quanto possível com o que pretendem realizar. Por exemplo, se querem adicionar mais competências, não escrevam simplesmente "adicionar mais competências ao meu currículo". Descrevam as competências específicas que pretendem adquirir. Por exemplo, se trabalham em marketing e querem desenvolver mais competências em publicidade online, podem estabelecer o objetivo de obterem uma certificação de Google Ads.
3. Definir prioridades
Com base nas vossas opções de carreira e no que pretendem realizar este ano, dêem prioridade à lista de medidas a tomar.
4. Criar uma linha temporal
Estabeleçam uma linha temporal para quando pretendem tomar medidas específicas. Sejam realistas em relação à quantidade de tempo atribuído para realizar tarefas. Definam algum tempo livre para assegurarem que conseguem cumprir os objetivos principais do ano.
5. Pensar no futuro
Anotem algumas ideias soltas para 2023. Como será o ano seguinte se se mantiverem no bom caminho e cumprirem tudo o que se propuseram a fazer em 2022? Nunca é demasiado cedo para começar a pensar com antecedência.
6. Esperar o inesperado
Suponham que o vosso plano de carreira não corre a 100% como pretendem. Haverá provavelmente algo inesperado que irá afetar os vossos planos, especialmente tendo em conta a imprevisibilidade da pandemia. Mas não há problema. Estejam prontos a mudar se o plano for afetado.
7. Anotar ideias
Há uma grande diferença entre pensar um plano de carreira e registá-lo. Anotem sempre os vossos planos de carreira. Vê-lo no papel torna-o real. Ter um registo dos planos de carreira também vos dará um ponto de referência a ter em conta quando fizerem planos futuros.
8. Falar sobre os planos de carreira com alguém de confiança
Falar dos vossos planos de carreira com um colega, amigo, gestor, ou mesmo um conselheiro de carreira de confiança é uma ótima forma de obter alguns contributos. Podem obter informações adicionais e coisas a pensar que talvez não tenham considerado. Isto pode ajudar-vos a criar um plano de carreira mais realista.