731.jpg
731.jpg

O e-commerce (comércio eletrónico) conheceu um crescimento significativo desde o início da pandemia. De facto, as vendas globais em e-commerce cresceram 27,6% em 2020. Este crescimento não se limitou a um só mercado global, tendo quase todos os mercados experimentado algum nível de crescimento durante a pandemia. Por exemplo,

  • As vendas em e-commerce na América Latina cresceram 36,7% em 2020
  • Os mercados norte-americanos registaram um crescimento de 31,8% em e-commerce em 2020
  • Na Europa Central e Oriental, aumentaram 29,1% em 2020
  • Os mercados de comércio eletrónico da Ásia-Pacífico cresceram 26,4% em 2020

Mesmo com a pandemia a começar a diminuir, as vendas globais em e-commerce deverão crescer 14,3% em 2021.

À medida que a procura de serviços da cadeia de fornecimento aumenta, a necessidade de preencher posições em aberto torna-se mais crítica. Algumas empresas estão a tomar medidas para investir em mais tecnologia de automatização do local de trabalho para combater este facto. Embora esta estratégia possa reduzir a procura global de trabalhadores, irá aumentar a necessidade de contratar trabalhadores qualificados que sejam capazes de trabalhar em paralelo com esta tecnologia.

Em última análise, a escassez global de trabalhadores qualificados está a tornar extremamente difícil para os empregadores do setor da logística recrutar os melhores talentos, numa altura em que o preenchimento de posições em aberto é mais importante do que nunca.

 

Available for a white yellow and navy background. Please use the version for the background color as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG and AI format.

quais as nossas dicas para atrair trabalhadores em logística?

descarregue já o nosso guia

Embora atrair, recrutar e reter candidatos de alta qualidade possa ser mais difícil no competitivo mercado de trabalho atual, não é impossível. De facto, com os recursos e estratégias de contratação adequados, as empresas do setor podem dar grandes passos no recrutamento do talento para serem bem sucedidas num mercado pós-pandémico.

Na Randstad, a nossa principal prioridade é ajudar os clientes não só a encontrar talento, mas também a encontrar o talento certo. Identificámos as três principais dicas para atrair trabalhadores em logística, apesar do atual mercado de trabalho competitivo e da notória escassez de competências.

oferecer salários competitivos e pacotes de benefícios

Se a sua empresa está a lutar para atrair e recrutar trabalhadores qualificados, um dos primeiros passos que deve tomar é reexaminar o seu plano de compensação em vigor. De acordo com o nosso relatório Employer Brand Research 2021, 62% dos trabalhadores de hoje consideram os salários e regalias como o fator mais importante na procura de novas oportunidades de emprego.

Isto representa mais de dois terços do mercado de trabalho, incluindo tanto candidatos ativos como passivos. Se quiser atrair estes candidatos, deve oferecer um pacote de compensação competitivo que inclua salários ideais e benefícios significativos.

  • salários competitivos

Como em qualquer mercado, à medida que a procura aumenta, também os custos aumentam. Neste exemplo particular, um aumento da procura de trabalhadores qualificados equivale a salários mais elevados. Os empregadores da indústria logística têm de perceber que o mercado de trabalho se deslocou.

Os candidatos de hoje estão mais informados do que talvez em qualquer momento da história. Não têm problemas em pesquisar empresas, ler críticas e comparar salários. A realidade é que se a sua empresa não oferecer salários competitivos, os trabalhadores mais qualificados irão simplesmente procurar noutro lugar. Pior ainda, sem um pacote salarial competitivo, a sua empresa pode correr o risco de perder também os seus colaboradores atuais.

A boa notícia é que os salários mais elevados nem sempre significam um aumento dos custos. Quando bem feito, a sua empresa pode na realidade acabar por poupar dinheiro através da redução do absentismo e horas extraordinárias, oferecendo salários competitivos. O truque é determinar o salário ideal para o seu mercado específico. Salários demasiado baixos podem impossibilitar a sua empresa de atrair os melhores talentos, enquanto salários demasiado altos podem impedir a empresa de investir noutras áreas cruciais.

É importante utilizar uma análise aprofundada de mercado para calcular as ofertas salariais ideais para a sua empresa. Esta tática permitirá à sua empresa manter-se competitiva no mercado de trabalho atual e seduzir potenciais candidatos a candidatarem-se às suas posições em aberto.

  • benefícios significativos

Os salários competitivos são apenas uma parte do pacote de remuneração dos colaboradores. Os benefícios também desempenham um papel importante. De facto, a pandemia tem estimulado os trabalhadores em todo o mundo a reavaliar que tipos de benefícios e regalias são mais importantes para eles. É crucial para os empregadores compreender esta mudança e fornecer os tipos de benefícios que são mais significativos para os seus atuais trabalhadores, bem como para os potenciais candidatos.

Eis um panorama de alguns dos principais benefícios que os colaboradores pretendem.

  • equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A pandemia veio dar uma nova perspetiva sobre a importância de manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Como muitas pessoas se viram a trabalhar em casa, cuidando de pais idosos e educando os seus filhos, reconheceram a necessidade de flexibilidade na vida laboral.

Embora o trabalho à distância possa ser difícil para alguns empregadores do setor da logística, tais como os do armazenamento e transporte, é importante procurar formas de ajudar os empregados a gerir um melhor equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal. As regalias, tais como o aumento do período de ausência pago e a troca de turnos, são apenas alguns benefícios extra que os empregadores podem oferecer.

  • cuidados de saúde

Com mais de 178 milhões de pessoas diretamente afetadas pela pandemia da COVID-19, é natural que os candidatos estejam a dar maior ênfase aos cuidados de saúde promovidos pelos empregadores e às opções de seguros suplementares. Este benefício é particularmente importante para os candidatos que procuram emprego em países sem cobertura de saúde governamental.

Embora os custos dos cuidados de saúde pareçam aumentar continuamente ano após ano, os empregadores devem tomar medidas para comparar as suas opções e fornecer aos seus colaboradores várias opções de cuidados de saúde suplementares ou pacotes de cuidados de saúde competitivos que cubram os cuidados médicos, dentários e oftalmológicos.  

  • evolução profissional

A nossa investigação sobre a employer brand revelou também que mais de 50% da força de trabalho global considera a progressão de carreira um fator-chave na procura de novas oportunidades de emprego. Esta percentagem sobe para 57% para os trabalhadores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.

A implementação de um programa de progressão de carreira pode não só aumentar o seu potencial para atrair candidatos de alta qualidade, mas também reduzir a sua necessidade de trabalhadores qualificados. Com o programa de formação adequado, pode trabalhar para colmatar a lacuna de competências dentro da sua empresa. E, sobretudo, um programa de progressão de carreira abrangente pode também melhorar as taxas de retenção em toda a empresa.

 

risemsart
risemsart

reforçar a sua employer brand

Uma das melhores coisas que a sua empresa pode fazer para garantir que se destaque na indústria logística em rápido crescimento é reforçar a sua employer brand. Os candidatos de hoje têm acesso a mais informação sobre empregadores do que nunca. Entre as redes sociais, as páginas profissionais dos empregadores e os fóruns de revisão de empregadores online, os candidatos podem recolher conhecimentos únicos tanto dos atuais como dos antigos empregadores.

Infelizmente, uma única análise negativa online poderia impedir alguns dos melhores candidatos de se candidatarem às suas posições em aberto. De facto, estudos mostram que 75% dos candidatos a emprego levam em consideração a reputação da employer brand antes de se candidatarem a um cargo. 

Estas estatísticas tornam crucial que as empresas tomem medidas proativas através da construção de uma employer brand forte e positiva. Aqui estão algumas dicas para começar.

  • realize uma auditoria à employer brand

Seria quase impossível fortalecer a sua employer brand sem antes fazer uma avaliação honesta da sua marca atual. Faça uma pesquisa online da sua marca para identificar quaisquer áreas problemáticas e utilize inquéritos periódicos para compreender melhor como a sua força de trabalho atual vê a sua marca. Deverá também realizar uma pesquisa de mercado aprofundada para avaliar o estado da sua concorrência.

Com esta informação, a sua empresa deverá ser capaz de identificar duas ou três áreas de melhoria. Utilize o planeamento estratégico para abordar estas questões. Por exemplo, se a sua investigação detetar várias análises negativas online, tome medidas estratégicas para contrariar estas análises negativas com comentários positivos dos trabalhadores atuais.

  • desenvolva uma forte Proposta de Valor para o Empregado (EVP)

Um dos principais componentes de qualquer estratégia de employer brand é o desenvolvimento de uma forte Proposta de Valor para o Empregado (EVP). Um EVP eficaz explica simplesmente porque é que um candidato quereria trabalhar para a sua empresa. Deve definir claramente que benefícios e regalias a empresa oferece aos seus colaboradores em troca das suas competências e talentos.

É crucial que o seu EVP seja relevante, transparente e preciso. Quando o EVP de um empregador se alinha com os valores e objetivos globais da empresa, pode não só aprimorar os seus esforços de recrutamento, mas também ajudar a reduzir as taxas de turnover, encorajando os colaboradores a permanecerem na empresa.

  • encoraje os colaboradores a serem embaixadores da marca

Não subestime o valor dos seus atuais colaboradores ou o seu poder de serem fortes embaixadores da marca para a empresa. De acordo com estudos recentes, mais de 65% dos candidatos a emprego confiam nas revisões dos colaboradores mais do que em qualquer outra fonte quando se trata de compreender a cultura da empresa.

Pode utilizar técnicas de marketing, tais como contar histórias, para que os seus principais colaboradores possam destacar o que é trabalhar para a sua empresa. Além disso, as referências destes fornecem algumas das melhores pistas para potenciais candidatos.

  • comercialize a sua marca

O recrutamento não é definitivamente um processo "publicar e esquecer". Em vez disso, requer uma estratégia de marketing planeada que assegure que o seu anúncio de emprego atinja o seu público-alvo. Tal como o marketing aos consumidores, os recrutadores devem saber onde e como alcançar o seu grupo de candidatos ideal.

Use várias opções de divulgação, incluindo fóruns de emprego online, redes sociais e quadros de associações profissionais para alargar ainda mais o seu alcance de marketing. Além disso, não se esqueça de desenvolver uma página web para fornecer aos candidatos interessados mais informações sobre os objetivos, valores e marca da empresa.

 

investir em tecnologia de RH

As complexidades da gestão de uma força de trabalho na indústria logística apenas se intensificaram durante a pandemia. As empresas podem aliviar parte deste stress utilizando as ferramentas, recursos e serviços oferecidos pelas soluções de gestão da força de trabalho. Felizmente, estas soluções são conhecidas por aumentar as taxas de retenção e aumentar a produtividade.

Estes não são os únicos benefícios que as soluções de gestão de força de trabalho oferecem. Eis mais alguns exemplos.

  • melhores resultados nas contratações

A tecnologia de RH oferecida pelas empresas de staffing é especificamente concebida para ajudar os empregadores a atrair e recrutar os candidatos certos para os cargos certos. Esta tecnologia pode filtrar através de candidatos, procurando os que correspondem aos critérios estabelecidos pela empresa. Por exemplo, o Relevate Reference ajuda as empresas a assegurar o talento mais rapidamente, acelerando o processo de verificação de referências.

Ao estabelecer uma parceria com uma agência de staffing, como a Randstad, a sua empresa pode ter acesso imediato à nossa ferramenta tecnológica de RH e a uma amostra de talentos com candidatos qualificados e pré-selecionados. Os parceiros de RH podem inclusivamente ajudar as empresas a preencher posições temporárias e sazonais.

  • processo simplificado de escalonamento da força de trabalho

Como as exigências no mercado da logística continuam a flutuar semanalmente, a necessidade de horários flexíveis continua a ser grande. As soluções de escalonamento da força de trabalho podem ajudar a simplificar este processo, fornecendo uma visão geral clara de todos os trabalhadores disponíveis e um software de escalonamento fácil de usar.

Dependendo das necessidades únicas da sua empresa, as soluções de escalonamento, tais como as oferecidas pela Randstad Inhouse Services, podem mesmo fornecer apoio no local para gerir os trabalhadores por turnos e tratar do processo de escalonamento, bem como de muitas outras tarefas diárias de gestão de força de trabalho.

  • assimilação mais rápida

Algumas empresas de serviços de gestão de força de trabalho, incluindo a Randstad, podem mesmo tratar do processo de onboarding para os empregadores de logística. Este processo inclui a orientação de novas contratações, formação necessária e esforços de assimilação.

Permitir que estes profissionais acompanhem os candidatos no processo de onboarding pode melhorar tanto as taxas de retenção como as de produtividade. De facto, de acordo com a nossa pesquisa da Randstad USA, um forte processo de onboarding pode melhorar as taxas de retenção de novos contratados em mais de 80%. Estas taxas de retenção melhoradas podem também diminuir o stress para as empresas de logística no recrutamento de novos talentos.  

A maioria dos especialistas prevê que a escassez de staffing só se intensificará nos próximos anos. É vital para os empregadores, especialmente os da indústria logística onde a concorrência para recrutar os melhores talentos é elevada, tomar medidas agora para preparar o seu negócio para o mercado de trabalho pós-pandémico.

Considera estas dicas úteis? Compilámos uma lista com um resumo das nossas melhores dicas para atrair profissionais da logística, para que os possa consultar rapidamente.

 

hand2

saiba como atrair o talento que precisa

obtenha o seu exemplar