As empresas de todos os segmentos da indústria automóvel enfrentam atualmente uma série de desafios que exigem soluções específicas e eficazes. À medida que a indústria trabalha para aumentar a produção para os níveis anteriores a 2020, as empresas estão a gerir novas pressões do mercado, tendências antigas e uma escassez global de mão de obra que está a aumentar a procura de talentos automóveis de topo.
Em 2022, as vendas globais de automóveis mantiveram-se estáveis. Apesar de um aumento encorajador no início do ano, o mercado começou a declinar à medida que o aumento das taxas de juros, os altos custos dos combustíveis e os contínuos problemas da cadeia de abastecimento se refletiram.
A indústria também está a gerir tendências contínuas que têm vindo a criar mudanças generalizadas há anos. Os mercados automóveis de todo o mundo estão a experimentar uma mudança acelerada para veículos eléctricos e a influência crescente da automação e da inteligência artificial.
Neste ambiente rápido e imprevisível, a sua empresa precisa de ter confiança na sua força de trabalho e na sua capacidade de adquirir ou desenvolver as competências necessárias para ter sucesso.
O investimento será significativo; um da McKinsey sugere que as empresas estabelecidas na indústria automóvel terão de requalificar 25% da sua força de trabalho para se manterem competitivas. À medida que mais funções se automatizam, serão necessários trabalhadores com competências em análise de dados, marketing digital, software e TI.
Se está preocupado com as lacunas de competências e com a forma como estas podem prejudicar a sua empresa, precisa de um plano claro para atrair e reter os melhores talentos da indústria automóvel.
soluções de RH para o setor automóvel para o ajudar no recrutamento e retenção
descarregue aqui gratuitamenteofereça salários e benefícios competitivos
Antes de mais, é necessário garantir que os elementos básicos dos seus pacotes de remuneração estão à altura do que os seus candidatos ideais esperam e do que os seus concorrentes oferecem. Há muitos fatores que se reúnem para determinar a atratividade de um emprego e se as pessoas querem trabalhar para você, mas é seguro dizer que salários e benefícios competitivos serão sempre uma consideração fundamental.
O nosso Employer Brand Research de 2022, que recolheu as opiniões de cerca de 163 000 colaboradores em mais de 30 mercados, revelou que salários e benefícios aliciantes continuam a ser a principal razão para escolher um empregador, citada por 61% dos inquiridos. Este fator é particularmente importante para os colaboradores com habilitações médias (64%) e para as mulheres (63%) e está no topo da lista de fatores nas quatro regiões do mundo.
Então, como garantir que os seus pacotes de compensação são competitivos? O mais importante é fazer a sua pesquisa, para se manter relevante e atualizado em relação às tendências do setor automóvel e às expetativas dos talentos. Veja o que os seus concorrentes estão a oferecer e verifique a remuneração média para determinadas funções. A localização é outra consideração importante; os salários variam entre países e regiões, dependendo de fatores locais, como a disponibilidade de colaboradores qualificados e o custo de vida.
Se está a enfrentar grandes desafios de contratação devido à escassez global de mão de obra, deve estar preparado para pagar mais para adquirir pessoas com as capacidades, experiência ou conhecimentos específicos que procura. Aproximadamente 75% das empresas em todo o mundo tiveram dificuldades em encontrar talentos em 2022, o que significa que é provável que enfrente uma forte concorrência por candidatos altamente qualificados. Significa também que os RH na indústria automóvel devem evoluir e desenvolver novos métodos de recrutamento e retenção.
Vale a pena lembrar que o salário e os benefícios não são as únicas coisas que importam para os colaboradores. O trabalho híbrido e remoto tornou-se uma expetativa, e a investigação sugere que os colaboradores procuram ativamente empregos que ofereçam equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, bem-estar e diversidade. Ser capaz de oferecer uma experiência de trabalho positiva e completa que reflita estas prioridades pode ser crucial para as empresas do setor automóvel que procuram talentos de alta qualidade.
proporcione segurança de emprego aos talentos do ramo automóvel
Nos últimos anos, a indústria automóvel sofreu mudanças e perturbações em grande escala. As empresas e os colaboradores adaptaram-se a uma série de desafios e perturbações que irão moldar o funcionamento do sector no futuro.
A European Automobile Manufacturers' Association (ACEA) juntou-se a outras organizações da indústria automóvel numa carta aberta em que apela a um quadro de transição justa para ajudar a mão de obra automóvel a adaptar-se às mudanças que estão a ocorrer na indústria. Referindo que as normas atualizadas da UE em matéria de emissões de carbono exigirão reskilling e upskilling de 2,4 milhões de trabalhadores apenas no segmento dos veículos de passageiros, a carta apelidava a transição de "uma revolução industrial de proporções históricas".
A carta prossegue: "Embora sejam criados novos postos de trabalho no ecossistema da eletromobilidade, por exemplo, na produção de baterias e nas infraestruturas de carregamento, perder-se-ão postos de trabalho nas empresas e regiões específicas da cadeia de abastecimento do ICE". Dado o número de postos de trabalho em jogo e a magnitude da transformação em curso, as perturbações sociais decorrentes de uma transição mal gerida podem comprometer seriamente a capacidade de êxito do Pacto Ecológico Europeu".
Para a força de trabalho, uma das consequências mais prováveis de toda esta mudança e imprevisibilidade é o aumento da preocupação com a segurança de emprego. Para atrair e reter talentos, terá de demonstrar que é uma organização estável que está empenhada em ajudar os seus colaboradores a construir carreiras longas e gratificantes. Isto pode implicar a apresentação de provas de crescimento recente, desempenho financeiro ou a proporção da sua força de trabalho que está consigo há vários anos.
Esta é uma consideração particularmente importante para as empresas do ramo automóvel. A nossa investigação mostra que a saúde financeira e a segurança de emprego estão entre os valores mais comuns associados aos empregadores deste setor.
apoie o desenvolvimento de competências
Reter talentos é tão importante como adquiri-los se quiser colocar a sua empresa numa posição de sucesso a longo prazo. O nosso estudo "Employer Brand Research" mostra que a progressão na carreira está entre as cinco principais razões pelas quais os colaboradores escolhem novos empregadores em 2022. Uma das ações mais fortes que pode tomar para melhorar a retenção é investir no desenvolvimento profissional contínuo dos colaboradores.
Para começar, introduza processos claros e percursos de desenvolvimento que permitam o reskilling e o upskilling da sua força de trabalho. Estas oportunidades encorajarão as pessoas a permanecerem consigo como forma de aumentar a sua empregabilidade a longo prazo e o seu potencial de ganhos. Isto também ajuda a empresa ao alargar o leque de competências e conhecimentos disponíveis na força de trabalho.
Do ponto de vista do recrutamento, pode reforçar a sua employer brand estabelecendo um forte historial de apoio aos seus colaboradores à medida que estes adquirem novas competências e progridem nas suas carreiras. Isto pode dar-lhe uma vantagem crucial sobre os seus concorrentes quando procura contratar talentos mais procurados.
As medidas práticas que pode tomar para planear e implementar programas bem sucedidos de upskilling e reskilling incluem:
- realizar uma auditoria de skills para compreender as suas capacidades atuais e identificar as lacunas que precisam de ser preenchidas
- definir objetivos específicos, relevantes e mensuráveis
- recolher dados e introduzir métricas que o ajudem a acompanhar o progresso em direção a esses objetivos
- fazer inquéritos e recolher feedback dos profissionais para planear métodos e percursos de aprendizagem que funcionem para eles
Dado que muitas das mudanças na indústria automóvel são impulsionadas pelas novas tecnologias, o upskilling e o reskilling serão mais importantes do que nunca.
A ABI Research publicou um relatório que assinala que o setor automóvel global no seu conjunto ultrapassou todos os outros setores no seu investimento em transformação digital. Destacou que a mudança para veículos elétricos resultaria em:
- um investimento estimado em 2022 de quase 100 mil milhões de dólares
- mais de 238 mil milhões de dólares de investimento anual até 2030
A International Energy Agency (IEA) observou que as vendas de veículos elétricos aumentaram 75% entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022. As vendas continuarão a aumentar se o apoio político, as melhorias nas infraestruturas e a disponibilidade de produtos puderem acompanhar a procura. No setor dos automóveis autónomos, um estudo da McKinsey prevê que os primeiros veículos autónomos de nível 4 cheguem ao mercado em 2024 ou 2025.
Neste ambiente de mudança rápida e de perturbação generalizada, os profissionais do ramo automóvel terão mais probabilidades de ingressar e permanecer em empresas que os ajudem a desenvolver as suas competências e a preparar as suas carreiras para o futuro.
dê prioridade ao bem-estar dos talentos
Proteger o bem-estar das suas pessoas deve ser sempre a sua principal prioridade. É uma consideração particularmente importante em indústrias como a automóvel, onde ambientes, ferramentas e maquinaria perigosos são a norma.
De acordo com a investigação da OIT, a indústria registou melhorias significativas em termos de saúde e segurança ao longo da sua história, mas continua a ser relativamente perigosa. Os pisos de produção agitados apresentam uma série de riscos para os colaboradores, incluindo lesões físicas, escorregamentos e quedas, elevados níveis de ruído e produtos químicos tóxicos.
Após a pandemia, as empresas devem estar preparadas para uma maior sensibilização dos colaboradores para as questões de bem-estar, incluindo a saúde mental e a segurança no local de trabalho. Tanto os candidatos a emprego como os colaboradores em atividade estarão interessados em saber quais as medidas que está a tomar para os manter seguros e apoiar o seu bem-estar geral.
Pode demonstrar o seu empenho no bem-estar dos colaboradores através de ações como:
- criar uma secção específica nas políticas da empresa que explique a forma como esta adere às normas éticas e legais nesta área
- adotar uma abordagem de colaboração que envolva os colaboradores na partilha dos seus desafios ou preocupações quotidianas e no desenvolvimento de soluções
- obter a adesão e o compromisso dos executivos para com os mais elevados padrões de bem-estar e segurança, incluindo a saúde mental, para mostrar a seriedade com que a empresa encara esta questão
- recolher dados para avaliar o progresso e informar futuras ações e iniciativas
adote a flexibilidade das soluções de RH para o setor automóvel
As modalidades de trabalho flexíveis vieram para ficar. Embora o trabalho à distância não seja uma opção para algumas funções - produção em fábrica e trabalhos de fabrico, por exemplo - os profissionais da indústria automóvel que podem fazer o seu trabalho à distância (como o pessoal de vendas, finanças, RH e apoio administrativo) esperam agora que seja uma vantagem permanente. Os colaboradores que têm de estar no local de trabalho podem estar interessados noutras formas de flexibilidade nos seus empregos, como semanas de trabalho mais curtas ou horários adaptáveis.
A adoção do trabalho flexível é uma boa forma de envolver os trabalhadores e ajudá-los a alcançar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Pode também melhorar a contratação e aumentar a retenção. Estudos revelam que 53% dos canadianos preferem despedir-se a regressar ao escritório a tempo inteiro; entretanto, 61% dos americanos deixariam o seu emprego atual para aceitar uma posição de trabalho remoto.
O World Economic Forum destacou os benefícios comerciais do trabalho flexível, tais como
- Redução dos custos imobiliários
- Redução dos custos das deslocações profissionais
- Oportunidades para chegar a talentos que foram anteriormente excluídos ou inexplorados
- Níveis mais elevados de produtividade e engagement
- Comunicação mais eficiente e inclusiva
concentre-se na sua employer brand
Tal como sublinhado num estudo recente sobre o talento automóvel, as lacunas de competências e as limitações de capacidades são um grande problema. Os empregadores deparam-se com o desafio de atrair, desenvolver e reter talentos.
O diretor global de talentos da Randstad, Marc-Etienne Julien, sublinha que "a indústria automóvel está a ser radicalmente alterada pela eletrificação e pela utilização acelerada da tecnologia, como se vê nos automóveis autónomos ou conectados. Isto está a tornar a tecnologia agora quase tão - se não mais - importante do que o design e os componentes".
O Comissário observa que "estas tendências têm um grande impacto nas competências de que as empresas do ramo automóvel necessitam. Há uma enorme necessidade de melhorar as competências da força de trabalho e de aceder a novas fontes de trabalho se quiserem manter-se competitivas".
Trabalhar com um parceiro de soluções de RH pode dar-lhe acesso a uma série de dados e informações sobre o que os candidatos a emprego na indústria automóvel procuram, o que pode servir de base aos seus esforços para recrutar e reter talentos de alto nível.
De acordo com os nossos insights de 2022 sobre employer branding, o setor automóvel tornou-se mais interessante para os candidatos a emprego. O nosso relatório refere que é o segundo setor mais apelativo a nível mundial, logo a seguir à engenharia. Os cinco principais valores para quem procura emprego são:
- saúde financeira
- equilíbrio entre vida profissional e pessoal
- segurança de emprego
- ambiente de trabalho
- oportunidades de progressão na carreira
Colocar estes princípios no centro dos seus esforços para adquirir e reter trabalhadores de elevado valor pode revelar-se fundamental para o seu desempenho futuro neste setor exigente e em rápida evolução.
Ao otimizar os RH na indústria automóvel, é fundamental manter-se a par das últimas alterações; explore o nosso relatório de tendências da indústria automóvel para começar.