A Randstad Sourceright apresenta um case study de sourcing directo que dá conta como uma parceria pró-activa e um processo de recrutamento centralizado ajudaram uma retalhista de luxo a contratar 260 talentos contingentes em sete meses.
Desafios na atração de candidatos
Com 32 lojas de retalho em seis províncias do Canadá, esta empresa de retalho de luxo tinha uma empresa externa habitual que geria a contratação para as vagas de retalho a tempo parcial. No entanto, o processo de recrutamento não era centralizado e havia mais de 20 pontos de contacto do lado da empresa externa, o que levou a níveis de serviço inconsistentes. O retalhista também enfrentava desafios na atracão de candidatos e no tempo de espera para preencher as vagas, com algumas a chegarem aos 70 dias.
Satisfazer as exigências sazonais com um planeamento proativo de mão-de-obra
Para melhorar a atração de talentos e criar um processo de recrutamento mais uniformizado, a retalhista associou-se à Randstad Sourceright e fez a transição, em apenas três semanas, de mais de 300 trabalhadores contingentes da empresa externa para o novo programa, sem interrupção do serviço na cadeia de retalho de luxo.
Reconhecendo a importância da parceria e de um processo centralizado para o retalhista, a Randstad Sourceright criou uma equipa dedicada para apoiar o processo integrado, incluindo recrutamento, pagamento e gestão de questões relativas aos trabalhadores, como desempenho, questões de Recursos Humanos e remuneração dos trabalhadores. A equipa apoia todas as contratações a tempo parcial para os 32 locais de retalho permanentes, bem como as contratações a tempo inteiro e a tempo parcial para a contratação de lojas pop-up em classes.
Para melhor atrair e envolver os talentos contingentes, a equipa desenvolveu uma estratégia de sourcing directo que usa a marca do cliente no marketing de recrutamento, e fornece dados de referência para ajudar a desenvolver uma estratégia salarial mais competitiva.
A equipa tem reuniões semanais com a equipa de RH e com os responsáveis pelas contratações para abordar questões atuais e para antecipar antecipadamente tanto desafios como oportunidades. Esta abordagem proativa tem ajudado a manter os níveis de pessoal quando os estudantes que trabalham a tempo parcial deixam as suas funções no início do Verão.
O planeamento avançado da força de trabalho também permitiu à equipa satisfazer duas exigências sazonais: início da escola no Outono e épocas de compras perto do Dia de Ação de Graças, quando o recrutamento precisa de ser intensificado, para assegurar que as novas contratações são integradas e formadas a tempo.
Redução significativa do tempo a preencher as vagas com o sourcing direto
O novo processo de recrutamento e a parceria proativa provaram ser um enorme sucesso. Durante os primeiros sete meses do programa - apesar de três fases diferentes de confinamento da COVID-19 em seis províncias - foram feitas 264 colocações contingentes em 32 locais de venda a retalho, com uma taxa de tempo para apresentação de apenas sete dias e uma taxa de tempo para preenchimento de vagas de apenas 16 dias. Foi uma redução significativa em relação aos 70 dias observados no início do programa.
A estratégia de sourcing direto também melhorou a qualidade do talento. A organização experimenta agora uma taxa de retenção de 84% para funções de retalho contingente, em comparação com uma taxa de retenção de 74% entre os trabalhadores que transitaram da empresa externa. Isto revela que o talento contratado com a nova estratégia é mais adequado.