As competências dos profissionais de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da adoção do teletrabalho, quanto as que se originam à medida que as novas gerações começam a tomar conta do mundo do trabalho. A Workwell identificou três competências essenciais que acredita que os profissionais de Recursos Humanos devem ter.
A projeção para o ano de 2022 é que mais de metade dos empregos sejam ocupados por millennials. Esta mudança geracional representa um importante desafio na gestão de recursos humanos, pois a cultura e as necessidades do colaborador moderno são diferentes em vários aspetos. Neste contexto, há competências que se destacam como fundamentais no desempenho dos gestores de pessoas.
Uma destas competências essenciais é a escuta ativa, que pode ser praticada de várias maneiras, nomeadamente através da criação de canais para que a comunicação flua e os colaboradores se expressem. A comunicação pode ser através de email ou reuniões regulares de trabalho, entre outros meios.
Outra das competências mais importantes num profissional de Recursos Humanos é a capacidade de resolver conflitos e negociar. A gestão de pessoas por vezes exige mediar conflitos, oferecer alternativas e até dizer “não”. No entanto, a chave é a forma como o profissional gere estas situações. Ser um bom negociador implica entender a outra pessoa, saber ceder e encontrar a melhor solução para ambas as partes.
E ser empático. A capacidade de uma pessoa se colocar no lugar da outra e perceber a sua situação é uma das competências mais importantes em Recursos Humanos e que qualquer profissional deve trabalhar e aprimorar. A empatia permite encurtar distâncias com outras pessoas, entender os seus problemas e encontrar soluções para resolvê-los.