mão de obra temporária
As empresas em todo o mundo estão a transformar as suas práticas de recrutamento para atender aos crescentes desafios da economia global atual. Os líderes de RH e gestores de recrutamento estão a otimizar a aquisição de talentos por meio de soluções de mão de obra temporária.
Em 2020, 76% dos líderes de capital humano utilizaram soluções de mão de obra temporária para construir uma força de trabalho mais resiliente. Os líderes empresariais estão a descobrir que a estratégia ideal de recrutamento inclui um equilíbrio entre contratações efetivas e temporárias. Algo que pode ajudar é trabalhar com uma empresa de serviços de RH para otimizar a utilização de recursos internos.
É hora de re-imaginar a sua estratégia de recrutamento. Apresentamos aqui tudo o que precisa saber sobre a mão de obra temporária e como isso pode contribuir para o sucesso da sua empresa.
obtenha o e-book aquio que é a mão de obra temporária?
A mão de obra temporária é uma estratégia através da qual as empresas empregam colaboradores temporários. As equipas de RH e os outros departamentos empregam uma força de trabalho temporária para atender aos crescentes desafios comerciais e operacionais e como alternativa à contratação de colaboradores efetivos. Os colaboradores temporários não estão incluídos na folha de pagamento de uma empresa.
As empresas utilizam a mão de obra temporária por vários motivos, como:
- preencher uma lacuna temporária de talentos, como quando uma colaboradora efetiva está em licença maternidade;
- atender a um aumento temporário na procura de trabalho (por exemplo: trabalho sazonal);
- testar colaboradores temporários como potenciais contratações efetivas;
- apoiar um pequeno negócio em vez de contratações de período integral onerosas;
- aceder aos melhores talentos entre os trabalhadores que preferem ter um horário flexível, como pais e alunos.
porque é que uma estratégia de mão de obra temporária é necessária?
Preparar uma estratégia de mão de obra temporária agora dá à sua força de trabalho a resiliência da qual você precisa para enfrentar os desafios imprevisíveis do futuro – sem o tempo, o esforço e os custos associados à contratação de novos funcionários.
Graças à gig economy e à disponibilidade proporcionada pelo trabalho remoto, existem profissionais mais capacitados e uma maior variedade de talentos disponíveis do que em qualquer outro momento na história. Você e os colaboradores temporários podem ajudar-se mutuamente, cada um com suas próprias vantagens e objetivos pessoais.
o problema com as estratégias rígidas de recrutamento
Identificar e adquirir o talento certo continua a ser um dos maiores desafios dos negócios modernos: 80% dos CEO's preocupam-se com a escassez de habilidades, relata o The Economist. Contratar um colaborador efetivo é um compromisso considerável em termos de finanças, produtividade e tempo.
À medida que o clima global de negócios se torna mais imprevisível, podem ser devastadoras as lacunas de competências causadas por grandes interrupções e os funcionários perdidos.
"A maior parte das organizações irá precisar de adaptar as suas estratégias e construir novos recursos para responder melhor às mudanças nas condições locais."
"A maior parte das organizações irá precisar de adaptar as suas estratégias e construir novos recursos para responder melhor às mudanças nas condições locais”, descreve a McKinsey na sua análise para o quarto trimestre de 2020 da indústria de terceirização de mão de obra temporária. De facto, a mão de obra temporária – isto é, o recrutamento flexível – alimentou a recuperação económica de inúmeras empresas após as interrupções causadas pelo COVID-19 e o período que se seguiu. À medida que as empresas automatizam as tarefas anteriormente realizadas pelos trabalhadores qualificados – e libertam esses colaboradores do emprego em tempo integral – outras pessoas podem aproveitar a disponibilidade de novos talentos e treiná-los nos processos também.
as oportunidades de negócios da mão de obra temporária
A mão de obra temporária aumenta a flexibilidade, otimiza custos e acelera a aquisição de talentos necessários quando as empresas respondem às mudanças nos requisitos de negócios e nas crises. Com a mão de obra temporária, as empresas podem recalibrar a sua própria força de trabalho para poder efetivamente preparar os seus negócios para o futuro. Os benefícios duradouros de uma estratégia de recrutamento flexível incluem:
- obter acesso rápido e acessível a habilidades especializadas
- pagar apenas pelo talento que você precisa, quando você precisa
- aumentar a sua vantagem sobre os concorrentes com estratégias rígidas de pessoal
- testar novos candidatos em potencial para ter certeza de escolher as pessoas efetivas certas
- transferir a sua equipa principal das tarefas tediosas do dia-a-dia para as atividades que agregam valor
- construir relacionamentos com colaboradores e agências de emprego sem contratações efetivas
- substituir ex-colaboradores
- aliviar a carga de trabalho da equipa principal ou substituí-la temporariamente quando ela precisa de estar ausente
- colaborar com uma agência de recrutamento com experiência, relacionamentos e perceções de mercado aprofundadas
"Uma das vantagens dos colaboradores temporários é que eles podem fornecer às empresas maior flexibilidade..."
Como descreve a McKinsey, “uma das vantagens dos colaboradores temporários e contratados é que eles podem fornecer às empresas maior flexibilidade em tempos de incerteza económica”. À medida que a agilidade e a transformação da força de trabalho crescem em importância, os empregadores tendem a recorrer a soluções de pessoal flexíveis com essas vantagens em mente.
benefícios comerciais comprovados
A adoção de uma estratégia de recrutamento flexível faz mais do que melhorar a contratação e a gestão da força de trabalho. O emprego de colaboradores temporários como política cria resiliência e oferece suporte à longevidade para empresas, que podem recorrer a seus programas de recrutamento para resolver desafios de negócios novos, recorrentes e contínuos.
"As organizações que incluíram colaboradores temporários na sua estratégia total de força de trabalho estão mais bem preparadas para serem adaptáveis nestes tempos de constante mudança."
De acordo com a Deloitte, as organizações que incluem colaboradores temporários na sua estratégia da força de trabalho provaram estar bem posicionadas para os desafios modernos dos negócios. Elas também estão mais bem preparadas que os seus concorrentes para lidar com as oscilações cíclicas de mão de obra que enfrentarão no futuro.
Por exemplo, os líderes seniores podem aumentar ou diminuir rapidamente os seus investimentos em recrutamento flexível em tempo real, conforme evoluem as oportunidades e a procura dos negócios. Eles podem simplificar a gestão de recursos de RH, visualizando soluções de recrutamento flexível também como um único centro de custos.
À medida que se desenvolvem as relações dos líderes de negócios com os colaboradores temporários e as empresas de serviços de RH, podem cultivar uma comunidade de talentos temporários robusta e bem gerida para dar suporte a qualquer tipo de necessidades de recursos. Eles devem, contudo, ter um envolvimento real nesse relacionamento como parceiros de RH e estar dispostos a colaborar para chegar ao sucesso. Desta forma, podem construir familiaridade com os talentos, sem contratar colaboradores diretamente.
a sua força de trabalho está preparada para o futuro?
descubra como preparar a sua força de trabalho para o futuroaceitando o trabalho remoto
Em 2020, “as equipas de trabalho demonstraram cada vez mais que não precisam da estrutura rígida das tradicionais 8 horas no escritório para entregar resultados”, descreve a SIA. “A mudança praticamente imediata para o trabalho em casa ou flexível apresentou aos empregadores novas evidências de que as forças de trabalho remotas e temporárias podem ser extremamente valiosas para seus negócios.”
O mundo despertou para os benefícios e as vantagens do trabalho remoto – entre eles, a eliminação de barreiras geográficas à aquisição de talentos. As estratégias de recrutamento flexível que fazem uso do trabalho remoto permitem que as empresas alcancem o talento certo, independentemente da localização dos trabalhadores.
De facto, 81% das empresas beneficiaram com colaboradores remotos temporários durante a pandemia do COVID-19, à medida que o mercado de trabalho temporário se ajustava em conjunto com outras indústrias, relata a McKinsey. Agora, os líderes da indústria de recrutamento concordam que o trabalho remoto continuará e o “recrutamento sem contato” se tornará mais comum.
Adaptar as próprias práticas de recrutamento, entrevista, contratação e integração para trabalhadores remotos é uma tarefa desafiadora. Recrutamento flexível significa que as empresas não precisam de investir em abordagens tradicionais para a contratação de funcionários nesta área. As agências de recrutamento fazem grande parte do “trabalho pesado” na aquisição dos talentos certos, para que as empresas não precisem de investir em técnicas de aquisição de talentos remotos.
como gerir uma força de trabalho remota de maneira eficaz
saiba quais os erros mais comuns ao gerir uma equipa remotaconstruindo a sua estratégia de mão de obra temporária
Agora que reconhece a mão de obra temporária como um recurso importante nos dias de hoje, pode desenvolver a sua própria estratégia de recrutamento flexível para aproveitar os seus benefícios. Pode começar a sua identificar as suas próprias necessidades exclusivas e, em seguida, atualizar a sua estratégia de mão de obra temporária para se alinhar às operações e aos objetivos de negócios.
Comece a criar a sua própria equipa interna para analisar oportunidades de mão de obra temporária na sua empresa. Identifique onde se encontram as suas lacunas de competências, quais funções podem ser preenchidas com colaboradores temporários e quais devem ser efetivos. Considere se faz sentido a transição dos colaboradores existentes para a folha de pagamento de uma agência de empregos. Embora só precise da mão de obra temporária para um único departamento, função ou processo, as relações que construir podem também contribuir para as necessidades de outras partes da empresa no futuro.
primeiros passos para a mão de obra temporária
A contratação tradicional exige que as partes interessadas da empresa identifiquem, invistam e construam relações formais com colaboradores individuais. Com a mão de obra temporária, o foco do relacionamento muda para um conjunto de talentos, como por exemplo, uma variedade de autónomos e profissionais liberais. Esse conjunto também pode incluir agências de recrutamento, que trazem seus próprios relacionamentos já avaliados com trabalhadores temporários para a mesa de negociação.
Dessa forma, as empresas podem abordar relacionamentos de recrutamento flexível como uma solução de negócios completa, em vez de abordar relacionamentos individuais para preencher funções individuais dentro da empresa. Com essa abordagem em mente, as partes interessadas devem fazer algumas perguntas-chave:
- Como é que o recrutamento flexível nos pode ajudar a atender às necessidades imediatas de talentos de nossa empresa?
- Como é que o recrutamento flexível pode contribuir para os nossos objetivos de negócios de longo prazo?
- Como é que o recrutamento flexível nos ajuda a alcançar talentos que não poderíamos alcançar de outra forma?
- Quais as tarefas adequadas para os colaboradores temporários ou efetivos – independentemente de existirem ou não necessidades hoje?
- Quais as tarefas que podemos terceirizar para aumentar o valor do trabalho das nossas próprias pessoas?
- A quem devemos recorrer para trabalho temporário – colaboradores autónomos, uma agência ou outros?
- Quais são os requisitos legais, financeiros e de RH para manter uma força de trabalho temporária?
- Como administraremos com sucesso os relacionamentos contínuos com colaboradores temporários e as agências?
Mesmo entre as empresas que priorizam contratações efetivas, uma estratégia flexível de alocação de pessoal oferece proteção contra a escassez de talentos, que pode ser prejudicial ou devastadora. Construir uma estratégia de recrutamento flexível consiste tanto em atender às necessidades específicas de talentos quanto em proteger o futuro da empresa com isso em mente.
atrair e reter talentos
As empresas precisam de melhorar a forma como atraem e retém talentos temporários à medida que isso se torna mais importante para elas. Para começar, os seus líderes de RH devem-se familiarizar com as necessidades exclusivas dos colaboradores temporários. Embora as empresas abordem o recrutamento flexível como uma solução de negócios, elas estão a relacionar-se com uma comunidade de indivíduos talentosos em busca de funções que os ajudem a cumprir os seus próprios objetivos profissionais.
-
porque é que os colaboradores escolhem funções flexíveis?
Os colaboradores tornam-se temporários por uma série de motivos. O trabalho temporário oferece continuidade para profissionais qualificados que foram dispensados, por exemplo. Além disso, este tipo de trabalho fornece experiência profissional a licenciados talentosos no início de suas carreiras. Os benefícios que os colaboradores temporários frequentemente procuram numa empresa incluem:
- oportunidades para obter experiência profissional relevante
- exposição a formação e outros benefícios da equipa
- caminhos para posições efetivas
- referências e recomendações de supervisores
- associação a marcas reconhecidas da indústria
- experimentar empregos diferentes para decidir o que desejam como carreira
- mais tempo para viajar, continuar os estudos, criar os filhos ou cuidar de familiares
Às vezes, é difícil para as empresas determinar qual talento é o certo para elas e como as motivações de cada pessoa se alinham com os objetivos de sua própria empresa. Existem considerações práticas e etapas essenciais que pode levar em consideração ao desenvolver a sua estratégia de recrutamento para poder começar. As agências de recrutamento podem ajudá-lo a começar à medida que você expande a sua compreensão do mercado de recrutamento flexível e constrói a sua própria marca entre os colaboradores temporários.
-
construindo a sua marca de talentos temporários
Embora possa construir ou não relações de longo prazo com colaboradores temporários individuais, você construirá a sua própria “marca de talentos temporários” com base nas experiências e oportunidades que a sua empresa oferece. À medida que cresce a procura do mercado por talentos temporários, você deve trabalhar na sua marca para atrair colaboradores temporários.
A sua equipa interna pode otimizar o envolvimento com talentos temporários e construir a sua própria comunidade de talentos com os objetivos pessoais dessas pessoas em mente:
- atraindo talentos temporários: Considere como é que a sua proposta de valor para o colaborador deve mudar para uma força de trabalho flexível. Por exemplo, anuncie oportunidades de formação ou crescimento como parte de suas funções temporárias. Demonstrar esse valor é fundamental para atrair colaboradores temporários.
- retenção de talentos temporários: Cuide da sua equipa flexível para garantir que ela esteja aberta para futuras atribuições. Por exemplo, torne o desenvolvimento profissional dos trabalhadores temporários uma parte estratégica da sua iniciativa. Dedique um tempo para entender as suas preferências e adaptar a sua estratégia com base nisso.
Lembre-se de que uma equipa flexível é mais do que um meio para se chegar a um fim. Por exemplo, alguns setores são mais específicos do que outros em termos do que os colaboradores temporários normalmente procuram numa empresa. Uma abordagem ampla e de bom senso que priorize o bem-estar dos colaboradores temporários é essencial para o sucesso no longo prazo.
como uma consultoria de recrutamento pode ajudar?
Durante décadas, as consultorias de recrutamento ajudaram as empresas a suprir a escassez de mão de obra e até mesmo a construir relações com candidatos de sucesso. As consultorias de recrutamento atuais evoluíram para atender às necessidades modernas das empresas com recursos essenciais, como:
- conectar empresas com candidatos talentosos, de forma rápida e eficiente
- entrevistar e examinar talentos para auxiliar as empresas que os procuram
- cumprimento dos requisitos formais para terceirização do processo de recrutamento (RPO)
- nutrir uma comunidade unida de colaboradores animados e capazes
- otimizar as práticas recomendadas de recrutamento para ambientes de trabalho remotos
- expandir os esforços de pessoal, ajudando-o a planear a sua força de trabalho com eficiência
As consultorias de rh têm crescido em importância ao passo que as incertezas económicas geram novos requisitos de negócios e de mão de obra. Esteja uma empresa a reduzir a sua força de trabalho ou adquirindo talentos para enfrentar novos desafios de negócios, as agências de recrutamento podem ajudar.
-
o que é uma consultoria de recrutamento?
As consultoras são especializadas no recrutamento de mão de obra e têm ampla experiência em setores e mercados de trabalho específicos. As maiores consultoras abrangem diversos setores, muitas vezes cultivando a experiência de todos eles para se tornar uma solução de talento mais holística para os seus parceiros.
As empresas contam com parceiros de RH para permanecer eficientes nas melhores práticas de trabalho e aquisição de talentos, ao passo que os mercados de trabalho se tornam mais complexos. A consultoria certa é uma solução estratégica para os seus parceiros, mas também pode ser uma colaboradora e consultora, fornecendo perceções de mercado aos talentosos profissionais a quem ela atende.
-
porquê escolher uma consultora de recrutamento?
Muitas vezes, as empresas tentam gerir elas mesmas os colaboradores temporários. Isso pode ser suficiente para necessidades de curto prazo e em pequenos volumes, mas tais relações são frequentemente ténues e difíceis de cultivar e manter à medida que aumentam.
As consultorias de recrutamento têm o conhecimento e a experiência para se tornarem uma solução estratégica para recrutar e gerir a força de trabalho temporária das empresas. Assim, as parcerias com consultoras de rh agregam valor estratégico e operacional, o que não ocorre com relacionamentos administrados individualmente.
4 perguntas a fazer quando escolher a sua consultora de recrutamento
aprenda como escolher o parceiro certotrabalhe com a randstad
A Randstad é líder mundial na indústria de serviços de RH. Com 60 anos de experiência, as nossas relações profissionais e a nossa expertise abrangem diversos continentes e setores. Oferecemos soluções exclusivas e personalizadas para atender às necessidades de força de trabalho temporária de qualquer empresa – em pequena e grande escala, para empresas de todos os tamanhos. Nossos parceiros gostam de:
- acesso flexível a milhões de candidatos
- soluções de alta tecnologia e movidas pelas pessoas
- profundo conhecimento das últimas melhores práticas e tendências da indústria
- presença global, proporcionando emprego a mais de 600 mil pessoas todos os dias
A Randstad disponibiliza as suas ferramentas de tecnologia de RH, como entrevistas em vídeo, verificação automatizada de referências e muito mais, para converter as principais partes do seu processo de RH para o meio digital. Além disso, a Randstad pode gerir todo o seu processo de recrutamento, de uma ponta à outra.
É hora de começar a construir a sua própria equipa flexível e enfrentar as incertezas futuras com os recursos de talentos certos. Entre em contato connosco hoje para encontrar soluções de recrutamento na sua área ou para descobrir quais as opções de trabalho remoto que estão disponíveis para atender às suas necessidades.
perguntas frequentes sobre a mão de obra temporária
O recrutamento tradicional envolve a contratação de colaboradores efetivos. As empresas oferecem-lhes salários e benefícios para que permaneçam no longo prazo. Soluções alternativas de recrutamento incluem parcerias com trabalhadores autónomos, parcerias com fornecedores e trabalho com agências de recrutamento como a Randstad. Esses métodos permitem que as empresas adquiram talentos sem contratar colaboradores efetivos.
-
qual é a diferença entre o recrutamento flexível e o tradicional?
O recrutamento flexível consiste na contratação de colaboradores temporários para atender às necessidades de talentos de uma empresa. Não requer o recrutamento tradicional, contratação, tratamento administrativo e controlo da folha de pagamento diretos, que se aplicam a colaboradores efetivos. Em vez disso, o recrutamento flexível envolve uma parceria terceirizada – com uma empresa de recrutamento, uma contratada, um fornecedor ou um trabalhador autónomo.
-
quais são as responsabilidades das empresas para com os seus colaboradores temporários?
Ao contrário dos colaboradores efetivos, a maioria dos colaboradores temporários não recebe salários ou benefícios através das empresas para as quais trabalham. Se esses trabalhadores temporários forem profissionais liberais ou autónomos, a empresa paga-lhes tal e qual fariam com os seus fornecedores. Se esses colaboradores temporários vierem de uma agência de recrutamento, as empresas pagam à agência, que paga aos colaboradores de acordo com a legislação e os requisitos salariais locais. As empresas devem oferecer um ambiente de trabalho seguro, justo e construtivo.
-
como posso decidir que tipo de recrutamento é ideal para mim?
Quer escolha estabelecer uma parceria com uma agência de emprego ou trabalhar diretamente com profissionais liberais ou autónomos, os consultores da Randstad podem ajudar. Inicie uma conversa com a Randstad para se conectar com um profissional de RH e determinar as soluções de recrutamento certas para si.
Entre em contato conosco ainda hoje para saber mais sobre como a Randstad pode ajudar a sua empresa com sua estratégia com a mão de obra temporária.
fale connosco
latest updates
see all articles-
13 novembro 2024
a IA está realmente a aumentar a produtividade em finanças e contabilidade?
-
13 novembro 2024
transformação de competências: o que os profissionais de F&C precisam para se manterem relevantes.
-
06 novembro 2024
web summit Lisboa dá palco ao futuro das finanças.
-
06 novembro 2024
promessas e perigos da IA na área financeira.
-
06 novembro 2024
olhar para a ética com inteligência.
-
06 novembro 2024
a inteligência artificial invadiu a banca, estás preparado para esta realidade?