em poucas palavras:
- A época fiscal está a causar ansiedade? Este guia oferece dicas práticas para contabilistas e profissionais de finanças alcançarem o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Aprende técnicas de gestão de stress, estratégias de gestão de tempo e como prevenir o burnout.
- Descobre como o software automatizado e as estratégias de longo prazo podem ajudar a prosperar e não apenas a sobreviver.
introdução.
Há alguns anos, a Blind realizou uma pesquisa sobre burnout entre profissionais e descobriu que 73% dos profissionais ativos lutam contra esse problema. O setor financeiro parece particularmente suscetível ao burnout - não só afeta mais de sete em cada dez profissionais de finanças, mas as empresas financeiras como PayPal e JPMorgan Chase foram algumas das mais atingidas.
O problema é maior durante a época fiscal, um período desafiante para todos os profissionais, mas que atinge os contabilistas de forma especialmente dura. Os prazos são mais apertados, as horas são mais longas e os clientes são mais exigentes, criando uma tempestade perfeita que faz com que a gestão de stress durante a época fiscal pareça uma batalha difícil.
No entanto, existem soluções que podem ajudar os contabilistas e outros profissionais de finanças a manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal durante a época fiscal.
navegando pelos contratempos para alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal durante a época fiscal.
Mencionamos que os profissionais de finanças são alguns dos mais propensos a lutar contra o burnout, mas se reduzirmos isso aos contabilistas, o problema ainda é maior . entre 82% e 99% dos contabilistas lutam para manter a sua saúde mental durante a época fiscal.
Alguns dos problemas mais comuns incluem:
- Longas horas enquanto lutam para atender às exigências dos clientes
- Prazos apertados enquanto correm para apresentar os impostos a tempo
- O stress de lidar com grandes contas e altas apostas financeiras
- As elevadas cargas de trabalho que vêm de vários clientes, todos a precisar da mesma coisa, ao memo tempo, nos mesmos prazos.
No entanto, os problemas não são apenas externos. O próprio trabalho faz parte do problema, pois os contabilistas veem-se a realizar uma série de tarefas repetitivas que tornam difícil desligar e que os deixa à beira do stress e da frustração.
A má gestão de stress na época fiscal é outro problema - se não estiver preparado para lidar com todos esses prazos e exigências, pode ter dificuldades a gerir a pressão.
Uma boa gestão de stress na época fiscal é, portanto, imperativa, e é algo que pode implementar antes ou durante este período agitado.
estratégias para gerir o tempo de forma eficaz durante a época fiscal.
Então, como encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal do contabilista necessário para passar pela época fiscal com motivação e sanidade intactas?
Aqui estão algumas dicas de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para contabilistas para o ajudar a superar esta altura do ano:
- use aplicações de gestão de tempo: a gestão do tempo para contabilistas é muitas vezes tão simples quanto agendar as tarefas ao longo do dia e certificar-se de que não está a perder tempo com tarefas sem sentido. Aplicações como Todoist podem ajudar na priorização de tarefas durante a época fiscal, assim como softwares de gestão de projetos como o Asana.
- delegar: se se registar no Asana (Slack e Monday funcionam tão bem quanto esta solução), pode começar a delegar tarefas simples para colegas ou para assistentes virtuais, quer estejam a trabalhar ao seu lado ou tenham sido contratados através de plataformas como Fiverr e Upwork. Delegar durante a época fiscal manterá a sua lista de tarefas organizada, permitindo que concentre os seus esforços em trabalhos mais exigentes.
- experimente o bloqueio de tempo: divida o teu dia em vários blocos e adicione trabalhos específicos a esses blocos, como "8-10h: verificar emails e agendar reuniões; 10-12h: declarar impostos para o cliente X".
- definir limites: manter a sua vida privada separada da sua vida profissional é fundamental, especialmente se trabalha em casa. Crie espaços de trabalho e pessoais de forma clara, tornando mais fácil concentrar-se quando está a trabalhar e relaxar quando não está - é muito importante para manter uma boa saúde esta separação, em especial na época fiscal, onde a pressão é maior e o trabalho parece não ter fim.
técnicas de gestão de stress para contabilistas durante a época fiscal.
A gestão de stress durante a época fiscal parece um pouco contraditória. A maioria dos contabilistas simplesmente aceita o stress, tenta superar e depois recupera quando o caos diminui.
Mas nem sempre se consegue escapar impune por tanto tempo. Estes picos deixa, uma marca e, ano após ano, ignorar esse stress poderá deixá-lo propenso ao burnout.
Coloque a sua saúde mental como prioridade e seja proativo na época fiscal com estas técnicas de gestão de stress:
- aprender mindfulness: mindfulness é estar mais consciente do momento e do seu corpo. Faça uma pausa para respirar fundo, considere o que o rodeia e pense antes de reagir. A meditação também ajuda.
- faça exercício e coma bem: mexa-se mais e alimente-se bem. Terá menos dores e sofrimentos incómodos, mas mais importante, isso vai torná-lo mentalmente mais forte.
- Faça pausas: uma boa saúde física e mental em contabilidade é difícil, pois provavelmente passa muito tempo atrás da sua secretária a olhar para ecrãs e documentos. Dê um passo atrás de vez em quando para relaxar, descontrair e recarregar as energias.
- abra-se: não esconda as suas emoções, não as guarde para si. Se estiver a lutar contra o cansaço e a ansiedade, diga, fale com alguém. Procure apoio dos seus entes queridos e, se isso não for suficiente, procure ajuda profissional.
como evitar o burnout e proteger a sua saúde mental.
Prevenir o burnout durante a época fiscal começa por compreender os sintomas do burnout:
- Sentir-se cada vez mais irritável
- Dificuldade em dormir apesar de estar exausto
- Sentir-se desligado
- Lutar contra a auto dúvida e a falta de motivação
- Sentir-se regularmente sobrecarregado
- Questionar a sua profissão e propósito
Você estudou muito para chegar onde está e trabalhou inúmeras horas, mas pode estar a sentir que simplesmente não consegue mais fazer isso. Isso é um sinal de que está à beira do burnout.
Também pode haver sintomas físicos, incluindo palpitações cardíacas, fadiga crónica, problemas gastrointestinais e dor no peito. Estes podem estar relacionados com o stress, mas deve sempre procurar ajuda médica por precaução, pois podem ser indicativos de problemas físicos mais graves.
Procure ajuda dos seus colegas e superiores hierárquicos. Delegue parte do seu trabalho, deixando claro que não está a conseguir gerir a pressão. Procure ajuda se estiver disponível - não há vergonha nisso. Os serviços locais de saúde mental constituem a base do sistema de saúde mental em Portugal, fornecendo cuidados de saúde mental essenciais em ambientes de internamento e ambulatório. Lá pode encontrar os recursos e o apoio de que precisa para melhorar a sua saúde mental e bem-estar.
Os contabilistas precisam de desenvolver a resiliência para estarem mais preparados para estes picos no futuro:
- celebre as pequenas vitórias (um lanche após uma grande tarefa, uma folga após um trabalho difícil)
- Mostre gratidão pela sua posição
- Não ignore os comentários positivos de clientes satisfeitos
- Mantenha um espaço de trabalho organizado
- Lembre-se de que tem experiência e conhecimento e de que é bom o suficiente para sobreviver a quaisquer dificuldades que surjam no seu caminho
aproveite o software de contabilidade automatizado.
Softwares de contabilidade automatizados como QuickBooks, ClearBooks, KashFlow e Xero não estão lá para roubar o seu emprego e podem realmente apoiar nas tarefas diárias.
Abraçar a tecnologia pode ajudar a reduzir a carga de trabalho e pode manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal para os contabilistas. O software de contabilidade pode fazer a maioria das tarefas administrativas que preenchem o seu dia, permitindo que concentre os seus esforços onde realmente acrescenta valor.
Também é uma forma de gestão indireta do stress, pois o volume de trabalho é uma das principais causas de stress nesta área.
estratégias de longo prazo para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal após a época fiscal.
A parte mais difícil de alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal a longo prazo para os contabilistas é começar e passar pela primeira época fiscal. Fica muito mais fácil depois disso, pois gerir o teu tempo de forma adequada e prevenir o stress futuro tornar-se-á uma segunda natureza.
Aqui estão algumas coisas a ter em mente:
- continue: implemente as estratégias aqui apresentadas para ultrapassar este período mais complexo e agora pode pensar na recuperação adequada após a época fiscal, seja na forma de uma pausa prolongada ou alguma terapia de compras. Isso é bom, mas não perca de vista o objetivo de longo prazo. É fácil deixar essas estratégias caírem e voltar à antiga rotina, apenas para entrar em pânico novamente quando a próxima época fiscal chegar.
- Construir limites: agora que tem limites claros para casa e trabalho, comece a integrá-los em tudo o que faz. Certifique-se de que a sua família, amigos e vizinhos sabem que não pode ser interrompido quando está a trabalhar no seu escritório em casa prejudicando a sua gestão de tempo. Mantenha rotinas profissionais, em especial se trabalha remotamente como seja a roupa e as pausas, como se estivesse a trabalhar num escritório. Torne isso um ritual.
- Comunique: converse mais com os seus colegas e empregadores. Habitue-se a partilhar mais, mesmo que esteja apenas a dar a sua visão sobre uma uma nova regulamentação. Junte-se a grupos do WhatsApp, fóruns online e qualquer outro tipo de comunidade que o possa enriquecer e que permita criar ligações com pessoas que conhecem a sua realidade profissional e que passam pelas mesmas dificuldades dia após dia. Ajuda desabafar com pessoas que pensam da mesma forma.
- Recompense-se: ofereça a si próprio umas férias, uma compra especial ou uma saída à noite após uma semana, mês ou trimestre agitado. Isso tornar-se-á um incentivo para passar pelos períodos difíceis e garante que não fica preso num ciclo de trabalho interminável.
conclusão: manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal durante a época fiscal.
A saúde mental em contabilidade é muitas vezes negligenciada e os seus problemas são massivamente subestimados.
Não faça parte das estatísticas de burnout mencionadas no início deste artigo - pratique a gestão de stress durante a época fiscal, pense em como gasta o seu tempo e considere sempre a sua saúde mental. Se o fizer, será mais resiliente e estará mais bem equipado para lidar com a próxima época fiscal.
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