Este mês estivemos à conversa com Patrícia Fernandes, Responsável de Recursos Humanos e Comunicação, Higiene e Segurança e Ambiente da Nimco Portugal. Descreve-se como uma pessoa bem-disposta e determinada, apaixonada pelos desafios diários e pela evolução da área dos recursos humanos. Nesta entrevista, partilhou os os temas que considera prioritários na Gestão de Pessoas e as estratégias que utiliza para atrair e reter talento.
Entrevista a Patrícia Fernandes, Responsável de Recursos Humanos e Comunicação, Higiene e Segurança e Ambiente da Nimco Portugal
O que destacaria em cada fase do seu percurso profissional? Quais as principais aprendizagens?
Faço parte da Nimco há 16 anos. Os desafios foram muitos e diversos ao longo destes anos.
Comecei o meu percurso na Nimco em 2008, na área Financeira. Desde 2014, assumi a função de Responsável de Recursos Humanos, e desde 2022, tenho ainda vindo a assumir as áreas de Higiene e Segurança, e Ambiente. Mais recentemente, passei ainda a dinamizar a área de Comunicação.
Os desafios e as aprendizagens foram muitas, nas mais diversas áreas que assumi ao longo dos anos. Seria difícil discriminar todas elas, mas penso que o mais importante tenha sido manter sempre a mente aberta a aceitar qualquer desafio, ter vontade constante de aprender e crescer enquanto pessoa e profissional
O que mais a apaixona na área em que está?
O facto de cada dia ser um dia diferente. A evolução constante.
Quais são os valores da Nimco com que mais se identifica?
Na Nimco, temos seis valores. Tenho dificuldade em escolher apenas um, porque todos eles me dizem muito. Temos as Pessoas, a Comunicação, a Confiança, o Respeito, a Sustentabilidade, e Cuidar da qualidade de vida.
podcast #everydayhero
Não perca um episódio! Fique atento ao nosso podcast para insights sobre o mercado de trabalho, tendências de recrutamento e a opinião de vozes experientes.
oiça aquiQue temas considera prioritários na Gestão de Pessoas da Nimco? Quais têm sido as vossas estratégias para atrair e reter talento?
Quando o tema são as Pessoas, os temas são muitos. Tudo se baseia num equilíbrio entre as necessidades individuais de cada um e as próprias necessidades da empresa. Conseguir este equilíbrio é algo muito difícil de atingir, mas muito gratificante para todas as partes quando é alcançado. Considero que na Nimco muito tem sido feito para alcançar este equilíbrio.
Posso destacar alguns passos dados nesse sentido, como uma Política Salarial evolutiva, o nosso Plano de Benefícios, a eliminação do Trabalho Suplementar, uma Comunicação transparente e atempada, o nosso Projeto de Flexibilidade que permite aos nossos colaboradores irem adquirindo conhecimento técnico ao longo dos anos, a aplicação de Metodologias Lean, e o investimento em Inovação.
A sustentabilidade e responsabilidade social estão no top dos fatores mais valorizados pelos profissionais, de acordo com a última edição do estudo Randstad Employer Brand Research. A Nimco tem adotado estratégias neste sentido? Se sim, quais?
Sim, tem. Um bom exemplo disso será o facto de a Nimco ter subscrito em 2024 a carta de princípios do BCSD Portugal.
Dentro da vossa estratégia de recrutamento, recorrem a empresas especializadas? Porquê?
Sim, por vezes. Quando o know-how dos nossos parceiros pode complementar o nosso em determinada matéria ou em determinada área de recrutamento. Tem sido sempre uma partilha positiva.
Como se descreve, para lá da profissional que é?
Sou uma pessoa muito dinâmica e bem-disposta. Alguns me poderão considerar intensa e persistente, pois considero-me uma pessoa determinada.
Deixo uma frase em jeito de resumo: “Life is not about finding yourself. It’s about creating yourself.”
Não somos apenas uma coisa, mas sim a soma de várias coisas. Tudo faz parte, nada pode ser totalmente separado. Tudo o que vamos aprendendo faz parte de quem nós somos.