Quer o saibas ou não, já tens uma marca pessoal. Ela é o que as outras pessoas pensam de ti, como falam de ti, das tuas ações e da reputação que já estabeleceste ao longo do tempo. E, honestamente, tu queres que as pessoas falem de ti - na melhor das hipóteses, porque o que é pior não lhes passa pela cabeça. Especialmente quando se está a lançar uma carreira ou a mudar uma.
És tu quem controla o teu negócio "eu". A menos que tenhas estado a viver numa caverna, já tens uma pegada digital. Valorizar a tua marca significa assumir o controlo de como os outros te consideram, guiando-os a ver o teu melhor, no digital e no mundo real. Tornares-te irresistível para que não haja outra opção senão contratar-te, dar-te uma promoção, um aumento. Vende-te a ti mesmo! Não estamos a falar de te venderes de uma forma estilo vendedor de carros usados, nem estamos a encorajar-te a fazer afirmações não fundamentadas sobre quem és e aquilo que consegues fazer. Na verdade, o contrário é que é verdade. A autenticidade é fundamental. Conhece os teus pontos fortes e joga a teu favor. Se pensarmos nisso, uma marca é uma promessa de um valor acrescentado ou experiência. Tens de cumprir a tua promessa, conhecer o teu valor. O que é que trazes à mesa, que te faz sobressair dos outros candidatos? Define a tua proposta de valor, e não tenhas medo de a alterar à medida que acrescenta novas competências e capacidades à tua caixa de ferramentas. Tudo o que fazes durante a procura, candidatura e entrevista para posições faz parte de como te tornas irresistível.
Aqui estão algumas dicas que te ajudarão a definir e melhorar a tua marca e a fazer com que as pessoas falem de ti positivamente. Estas vão ajudar-te a ser o teu melhor - alguém de quem as pessoas, e especialmente os potenciais empregadores, não se fartam.
1. gere a tua presença online
- Não afixes nada do qual te venhas a arrepender, que te envergonhe ou que entre em conflituo com a essência de uma empresa para a qual esperas conseguir um emprego. Por outras palavras, se te estás a candidatar a uma empresa de embalamento de carne, não publiques fotografias da tua mais recente paixão pela comida vegan. Praticamente todos os gestores de contratações verificam os candidatos no LinkedIn. Muitos também te irão procurar no Facebook, nem que seja apenas para se certificarem de que não está completamente fora do comum, ou que quilo que fazes no teu tempo livre não colide com a persona que lhes apresentas no currículo.
- Se for relevante, estabelece regularmente alertas online para o teu nome. Estás a gerir a TUA Empresa - queres ter a certeza de que o que está a ser publicado e dito sobre ti está de acordo com a tua marca. Se outra pessoa com o mesmo nome continuar a aparecer, considera diferenciares-te adicionando uma inicial do meio. Lembra-te, é tudo sobre ti.
- Pensa em criar um blog ou dá uso aos artigos no Linkedin. Comenta ou partilha um link para artigos que tenham valor para a tua indústria ou para um potencial empregador.
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sabe mais2. gere o TU antes da entrevista
- Mantém o teu currículo atualizado. Inclui atividades de serviço comunitário. Se ainda não estás envolvido com a tua comunidade, envolve-te.
- Concentra o teu currículo. Personaliza-o para cada posição a que te candidatas. Certifica-te do que é preciso e que reflete verdadeiramente as tuas capacidades e realizações. Não te limites a listar as tuas competências; inclui o que fizeste com elas e como elas - e tu - trouxeram valor. E assegura-te de que apoias e melhoras as competências que enumeras no currículo na entrevista.
- Aumenta as tuas qualificações através de formação ou educação avançada. O crescimento pessoal não só fica bem no papel, como também se sente bem.
- Constrói relações e redes de contactos. Nada diz o quão fantástico és como uma palavra positiva de alguém que te conhece.
- Candidata-te a empregos para os quais estás qualificado. Certifica-te de que a tua procura de emprego é tão eficaz quanto possível. Limita as tuas candidaturas para evitar que gaste o tempo a enviar currículos e candidaturas como se não houvesse amanhã, acabando depois por te questionares porque é que ninguém responde.
- Pesquisa a empresa para a qual te estás a candidatar. Aprende o máximo que puderes sobre a organização - isso irá diferenciar-te dos candidatos que não se preocupam. Também te ajudará a identificar potenciais pontos de dor que poderás abordar e sugerir soluções durante a entrevista.
3. gere a entrevista
- Sê o candidato que o teu currículo diz ser. Sê tu próprio. Se essas duas coisas são mutuamente exclusivas, tens algum trabalho a fazer.
- Sê maduro. Mostra aos gestores que estão a recrutar que podes trabalhar sob pressão sem implodir, dando-lhes exemplos de vezes em que foste desafiado e como lidaste com isso.
- Sugere soluções. Os recrutadores têm um problema para solucionar; diz-lhes que és a pessoas indicada para o trabalho. Mostra porque és uma boa pessoa para o cargo e como estás alinhado com a cultura da empresa.
- Sê simpático e mostra-te entusiasmado com o cargo. Os empregadores querem contratar pessoas que queiram trabalhar com eles, e com quem eles queiram trabalhar.
storytelling - como usá-lo numa entrevista de emprego?
lê o artigoA tua marca muda contigo. Uma marca pessoal é uma coisa orgânica - muda e transforma-se à medida que tu mudas, porque é um reflexo de ti. À medida que a tua carreira evolui, a tua marca também evoluirá. Ajudar-te-á a tomar decisões e escolhas de carreira, porque pensarás de uma forma totalmente nova. A energia que gastas a cuidar da tua marca voltará para ti na forma como reflete o teu desenvolvimento. É uma lembrança constante do que podes - e deves - esperar de ti próprio. Sê irresistível. És o teu próprio chefe! Isso significa que, embora não possas controlar o que acontece fora da tua esfera de influência, pode controlar o que fazes e como respondes. E pode certamente influenciar a forma como os outros te veem, sendo e agarrando-te à tua melhor versão de ti mesmo.
fonte: randstad canada
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