Pessoas! São elas o nosso propósito. Somos uma empresa que trabalha “com” e “para” pessoas. São elas o centro de tudo, da nossa atividade, do nosso negócio e a forma como nos relacionamos com os nossos clientes. Mais “people driven” é impossível... Somos uma estrutura verdadeiramente “people2people”. Sermos reconhecidos pelo 2.º ano consecutivo com a distinção top employer significa, por isso, muito.

Mas ser tal não é sinónimo de sermos uma empresa perfeita: não só não existem empresas perfeitas, como não temos sequer essa presunção.

Estamos conscientes de todas as nossas falhas, pontos de melhoria, oportunidades de crescimento. Assumimos todos os erros, enganos, decisões incorretas que fizemos. Sabemos o que nos falta fazer, acontecer e melhorar. Não nos orgulhamos destas situações, mas não as podemos apagar. Aconteceram. Fazem parte do nosso passado. Ser top employer não é fingir que elas não existiram; é ter coragem para as reconhecer, aprender com o que aconteceu e procuramos constante e incessamente o nosso melhor!

É organizar uma empresa de forma a que os seus objetivos comerciais e financeiros sejam alcançados, e, em simultâneo garantir que as suas pessoas são olhadas na sua individualidade e na sua especialidade e tratadas da forma mais digna e correta

Por isso, durante a pandemia reinventamos-nos e fomos mais além! Criámos programas online de bem estar físico e emocional para garantir que minorávamos, tanto quanto possível, os efeitos negativos do isolamento e de algum maior sedentarismo; mantivemos todos os nossos apoios e benefícios; aumentámos a formação online; apostámos em “gamification” para estimular a sensação de pertença.

Os canais de comunicação digital foram exponenciados ao máximo; investimos no espírito de equipa com momentos diferenciados de comunicação interna em que virtualmente estivemos juntos, como nunca até aí, em momentos sérios, divertidos, introspetivos, corporativos.

Transformámos a forma de receber os recém chegados à empresa; desenvolvemos percursos de carreira; facilitámos a partilha de experiências entre colegas mais distantes; ajudámos todos a reconhecerem o quanto valorizam os outros; e nos momentos mais difíceis, ainda assim, não deixámos ninguém para trás e encontrámos tempo, força e motivação para, através dos programas de impacto social, ajudar aqueles que menos tinham e mais precisavam.

Não deixámos de celebrar as conquistas e os momentos especiais, promovemos o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade; Apostamos no feedback constante: questionámos todos porque querem continuar a colaborar connosco; apoiámos os que queriam mudar de percurso dentro da empresa; escutámos os que optaram por nos deixar para prosseguir outros desafios; avaliámos “performance”. Passámos centenas de horas em conversas individuais com cada colega que quis, precisou ou pediu; perguntámos opiniões, pedimos sugestões e fizemos inquéritos... na verdade,  convidámos todos, sem exceção, a fazerem parte deste enorme desafio.

Ao mesmo tempo, percebemos que tínhamos de nos transformar enquanto empresa: sermos mais sustentáveis, mais responsáveis perante o nosso impacto ambiental; mais comprometidos com a sociedade; mais éticos; mais íntegros; mais inclusivos; mais diversos. Sermos capazes de acompanhar a evolução do mundo e da vida, no ritmo a que ela se tem vindo a desenvolver.

No fim de tudo, descobrimos que, afinal, isto é ser top employer...

 

escrito por:
this is a woman
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mariana canto e castro

human resources director & head of legal department, randstad portugal