A segurança no emprego e o employer branding são ferramentas benéficas para ajudar as empresas a atrair, reter e motivar os melhores talentos. De facto, o último inquérito da Randstad Employer Brand Research concluiu que a segurança no emprego é o terceiro fator mais importante que torna um empregador atraente.
É interessante explorar a intrincada relação entre a segurança no emprego e o employer branding, incluindo as vantagens de oferecer segurança no emprego e os elementos fundamentais que contribuem para essa segurança.
o que é a segurança no emprego?
Do ponto de vista de um trabalhador, a segurança no emprego significa que é pouco provável que perca o seu emprego num futuro próximo. Isto pode significar que acreditam que é pouco provável que a empresa para a qual trabalham encerre nos próximos tempos ou que são suficientemente valorizados na sua função e que é pouco provável que sejam despedidos.
Por outro lado, para um empregador, a segurança no emprego pode significar estabilidade económica, estabilidade organizacional ou a capacidade de se adaptar à evolução das necessidades dos clientes. A promoção da segurança do emprego é uma responsabilidade partilhada entre empregadores e trabalhadores.
As organizações devem aplicar políticas justas e transparentes no local de trabalho, manter canais de comunicação abertos e proporcionar oportunidades de crescimento profissional para garantir a segurança do emprego. Além disso, os trabalhadores podem aumentar a sua segurança no emprego desenvolvendo continuamente as suas competências, mantendo-se adaptáveis a um ambiente de trabalho em mudança e demonstrando o seu valor para a organização.
transformar a experiência do candidato para o sucesso do employer branding
employer brandingdescodificar a relação entre segurança no emprego e employer brands
Existe uma correlação direta entre a segurança no emprego e a reputação da marca. De facto, as duas estão inextricavelmente interligadas. Por exemplo, se uma empresa contrata despede e recontrata continuamente trabalhadores num curto espaço de tempo, desenvolverá uma má reputação.
Uma reputação má ou desfavorável pode levar ao desgaste dos trabalhadores e a um menor interesse nas candidaturas a emprego. Além disso, a segurança no emprego cultiva a lealdade, o envolvimento, e a produtividade dos trabalhadores, o que contribui para melhorar o desempenho financeiro e aumentar os lucros.
No entanto, é importante considerar o impacto financeiro de uma má reputação e da diminuição da segurança no emprego. Por exemplo, uma má reputação pode resultar num aumento da rotação de trabalhadores. Entre os custos de integração, contratação e formação, a Forbes estima que o custo da rotação de trabalhadores pode equivaler a 33% do salário anual do trabalhador. Este custo é calculado antes de se considerar o impacto da rotação de trabalhadores na moral e na produtividade da equipa.
abraçar o poder da segurança no emprego
Para além das vantagens financeiras de uma forte imagem de employer brand e da segurança no emprego, as empresas com uma imagem de marca positiva também podem esperar o seguinte:
maior atratividade da marca
As organizações com uma reputação positiva em termos de segurança no emprego têm mais probabilidades de atrair os melhores talentos. Estes empregados verão a organização e a sua marca como fiáveis, solidárias e como uma boa opção de carreira, o que os atrairá para a marca.
maior confiança e lealdade
É mais provável que os empregados permaneçam leais, dedicados e empenhados numa organização com uma marca de empregador positiva. Esta lealdade traduz-se num boca-a-boca positivo, criando uma profecia auto realizável de segurança no emprego.
melhoria da perceção das partes interessadas
Uma perceção positiva por parte das partes interessadas reforça a reputação da marca, uma vez que demonstra a capacidade da organização para fornecer valor de forma consistente e manter parcerias de confiança.
reduz a rotação dos trabalhadores
Uma marca de empregador forte reduzirá a rotação dos trabalhadores, minimizando os despedimentos por iniciativa dos trabalhadores. Isto aumentará a segurança no emprego, reduzirá o tempo de formação, e minimizará os custos de recrutamento.
sabia que:
Os trabalhadores de colarinho branco consideram que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é o fator número 1 na seleção de um empregador, enquanto os trabalhadores de colarinho azul procuram segurança no emprego.
Pode encontrar esta informação no relatório Randstad Employer Brand Research 2023.
construir alicerces sólidos: os elementos constitutivos da segurança do emprego
Existem vários elementos fundamentais que contribuem para a criação de um ambiente de emprego estável e seguro. Estes elementos são designados por elementos de base da segurança do emprego e incluem o seguinte:
estabilidade económica
Uma economia estável proporciona um ambiente saudável e propício à estabilidade do emprego. No entanto, a estabilidade económica é a acumulação de vários fatores PESTEL externos, muitos dos quais não estão relacionados com as operações específicas da sua empresa. Por exemplo, o facto de acompanhar o desenvolvimento de tecnologias como a IA pode simplificar as operações dos trabalhadores e tornar as empresas mais rentáveis. Para garantir a estabilidade do emprego, mesmo em tempos de incerteza, é importante ter um forte pipeline de negócios para evitar as restrições financeiras que podem prejudicar a estabilidade do emprego.
indústria e sector
Diferentes sectores oferecem diferentes níveis de segurança no emprego. Sectores como a saúde, a administração pública e a educação tendem a oferecer empregos mais estáveis devido à natureza essencial dos serviços que prestam. Além disso, é importante considerar que a estabilidade de vários setores pode variar muito de acordo com a localização da sua empresa. Por exemplo, de acordo com o relatório global de employer brand de 2023, o setor automóvel ocupa o primeiro lugar na APAC, Europa e LATAM. No entanto, é apenas o 10º na América do Norte, ocupando o 2º lugar a nível mundial.
atratividade do sector a nível mundial.
Randstad Employer Branding Research Global Report 2023, p.20
dimensão da empresa
As empresas estabelecidas dispõem frequentemente de recursos mais significativos e de maior estabilidade devido à dimensão da sua atividade. Este facto permite-lhes oferecer níveis mais elevados de segurança no emprego. Em contrapartida, as empresas em fase de arranque ou mais pequenas podem deparar-se com mais incertezas e desafios, especialmente durante as suas fases iniciais, o que diminui a sua capacidade de oferecer segurança no emprego.
cultura empresarial
As empresas que dão prioridade ao bem-estar dos trabalhadores, ao desenvolvimento a longo prazo e ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal têm maior probabilidade de considerar a segurança no emprego como parte integrante da sua proposta de valor global. Por exemplo, de acordo com o Global Report 2023 da REBR, os trabalhadores concordam geralmente (72%) que a sua atual entidade patronal oferece segurança no emprego e reconhecem este aspeto como um dos 5 principais fatores que os levam a permanecer numa empresa. Os trabalhadores da APAC são ainda mais otimistas quanto a este aspeto (76%). Este facto contribuirá positivamente para a cultura da empresa.
competências e desempenho dos trabalhadores
As competências, os conhecimentos especializados e o desempenho dos trabalhadores também influenciam a segurança no emprego. Aqueles que contribuem de forma consistente, com valor, demonstram adaptabilidade e possuem competências procuradas, têm mais probabilidades de beneficiar de segurança no emprego, uma vez que são considerados ativos valiosos para a organização.
planeamento eficaz da força de trabalho
A segurança no emprego é reforçada através de um planeamento eficaz da força de trabalho, que alinha as necessidades organizacionais com as competências e capacidades da força de trabalho. Antecipando as necessidades futuras, identificando as lacunas de competências e implementando programas de desenvolvimento, os empregadores podem manter a segurança no emprego, assegurando uma força de trabalho bem preparada.
a conclusão sobre a segurança do emprego
É inegável a ligação entre a segurança no emprego e uma imagem positiva de employer branding.
Uma marca de empregador positiva atrairá os melhores talentos, aumentará a retenção dos empregados, criará confiança e lealdade e melhorará a perceção das partes interessadas. Ao dar prioridade à segurança no emprego e à construção de uma marca de empregador positiva, as organizações criam um ciclo virtuoso que beneficia tanto os empregados como a organização.
Deseja saber mais sobre como reforçar o seu employer branding e promover a segurança no emprego? Consulte o Randstad Employer Brand Research.
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qual é a definição de segurança no emprego?
Segurança no emprego significa ter um emprego do qual não é provável que seja dispensado ou para o qual se torne redundante. No entanto, também pode significar que é provável que o trabalhador permaneça voluntariamente nessa função.
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qual é a definição de employer branding?
O employer branding pode ser considerado como a perceção que o público e as partes interessadas têm da marca. Tem impacto em todas as partes de uma empresa, incluindo o marketing orgânico, o recrutamento e o volume de negócios.
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como aumentar a segurança no emprego?
Enquanto empregador, a segurança no emprego pode ser aumentada através do aumento da fiabilidade, da gestão eficaz dos recursos e da força de trabalho e da criação de uma cultura empresarial positiva.