Conscientes de que atravessamos um dos momentos mais difíceis na vida dos profissionais e das empresas do canal horeca, a Randstad e a Nestlé Professional assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de uma iniciativa potenciadora de oportunidades de emprego e de formação profissional gratuita, em Portugal e em Espanha, que terá como ferramenta principal a plataforma digital “TalentoXHoreca”, que já está disponível.
Através desta iniciativa, as duas empresas vão desenvolver ligação entre quem procura emprego e quem precisa de profissionais para esta área. Para os primeiros, este projeto oferece a possibilidade de os candidatos se valorizarem profissionalmente e melhorarem as suas competências, enquanto divulga, junto das empresas, os perfis de experiência, de especialidade e de conhecimento de cada profissional, incluindo a sua área de residência, dando-lhes ainda importantes inputs sobre a preparação eficaz de um currículo ou de uma entrevista de trabalho.
Para os segundos, as empresas, a “TalentoXHoreca” vai permitir registar as suas vagas e receber os perfis mais adequados a cada função, tendo em consideração a experiência profissional, a especialidade e as competências de cada candidato.
De realçar que o sector do alojamento, restauração e similares foi um dos mais impactados pela pandemia, contando com 49 mil desempregados registados e uma taxa de desemprego de cerca de 13,4% (dados de Fevereiro de 2021).
Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal, acredita que esta iniciativa de valorização do emprego e da formação profissional é fundamental para apoiar a dinâmica do regresso à atividade de milhares de clientes» e foi por isso que se aliaram «à Randstad, a empresa líder mundial de recrutamento, para que, com o seu know-how, possamos valorizar estes profissionais e estes empresários. Voltamos assim a estar ao lado dos nossos parceiros de negócio de um canal estratégico para a Nestlé Portugal como é o HORECA», afirmou.
José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, salienta que «a iniciativa da Nestlé vai ao encontro do propósito da Randstad. Por isso, foi de forma natural que a abraçámos, facilitando a ligação dos talentos às oportunidades de emprego e contribuindo para que este momento de transição, seja um momento de oportunidade, de desenvolvimento, de competências e de preparação para a retoma.»
Esta parceria conta ainda com a participação e apoio da empresa portuguesa Bugle no desenvolvimento dos conteúdos digitais de formação para baristas, que vão estar disponíveis nesta nova plataforma. A Bugle foi a startup vencedora do programa de empreendedorismo “Start and Co”, que a Nestlé desenvolve com a NOVA SBE e tem, desde então, sido parceira no desenvolvimento de conteúdos formativos digitais para o canal HORECA, em Portugal e em Espanha.
A Bugle colabora também com a Randstad, desde 2017, no desenvolvimento de tecnologia e de conteúdos de formação online tanto na área do recrutamento como em competências sociais.
Empregabilidade jovem
Esta iniciativa está ainda integrada no programa Nestlé Needs Youth, de apoio à empregabilidade jovem. Lançado em 2014, este programa tem como objetivo ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho e escrever as primeiras linhas dos seus currículos. Desde 2014 até hoje, a Nestlé Portugal deu já 2.224 oportunidades de emprego, estágios e ações de formação a jovens recém-licenciados e também das vertentes de ensino técnico-profissional, para os quais desenvolve ainda, nas suas fábricas, no Porto e em Avanca, um projeto de ensino dual.
O programa foi alargado, logo em 2014, aos parceiros de negócio da Nestlé, entre eles a Randstad, com o objetivo de multiplicar o impacto positivo deste apoio por mais empresas, dando origem à Aliança para a Juventude. Até hoje, os 300 parceiros da Nestlé que se juntaram nesta Aliança ofereceram já mais de 450.000 empregos e oportunidades de estágio e formação em todo o mundo. Em Portugal, com 18 parceiros, a Aliança para a Juventude criou mais de 70 mil oportunidades de trabalho, estágio e formação.