O employer brand research é o maior estudo independente de employer brand que todos os anos distingue as empresas mais atrativas para trabalhar na perceção dos portugueses.
Uma amostra da população ativa portuguesa é questionada sobre as empresas que reconhece em termos de awareness de marca e, dentro dessas, quais considera atrativas para trabalhar, entre os 150 maiores empregadores a nível nacional. Assim, e considerando 10 critérios de recursos humanos, são selecionadas as 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.
Este ano fomos para além das empresas.
Quisemos saber, afinal, qual o employer brand de Portugal? Será o país percepcionado como uma marca? Quais os pontos mais atrativos?
Este questionário focou-se numa amostra dividida por gerações, género e educação
Olhemos para a questão “Considere agora Portugal como um destino profissional. Quais as 5 características que associa ao nosso país?”
Se nos focarmos exclusivamente no género, 65% escolheu a localização geográfica, 44% por ser reconhecido pela diversidade e inclusão e 39% pelos produtos e serviços associados ao país são de referência.
Por gerações, percebemos que de forma geral destacam a localização geográfica. No entanto, se não olharmos para o top 3 anterior, a geração Z e os millennials destacam o bom sistema de ensino e formação, enquanto que a geração X e baby boomers, destacam a reputação.
Finalmente, por educação, e se não olharmos para o top 3, a boa reputação é destacada por todos.
No caso da questão “se considerar um país estrangeiro para trabalhar, quais os 5 elementos que considera mais importantes” as características mais destacadas foram o salário e benefícios atrativos (83%), a estabilidade económico-financeira (68%) e ainda a
valorização do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com 56%.
Por fim, colocámos a questão “Se tivesse que escolher um país estrangeiro para trabalhar, qual seria?”, e os resultados mostram países como Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Holanda e Suíça, no topo das escolhas.
Esta questões ajudaram a compreender como o país é percecionado pelos portugueses.
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