À medida que o país se desloca dos seus escritórios para as suas salas de estar para trabalhar a partir de casa, sempre que possível, todas as nossas rotinas regulares estão a ser alteradas para nos manter a salvo.

A reação de cada um será sempre diferente a esta situação desafiante e invulgar - algumas pessoas irão gostar de enfrentar o desafio imediatamente, e outras poderão sentir-se completamente esmagadas pela ansiedade e medo do desconhecido. É importante lembrar que não existe uma forma certa ou errada de reagir nesta situação, todos nós somos obrigados a sentirmo-nos inquietos em algum momento. 

Com isto em mente, nunca foi tão importante ser gentil com a sua mente e gentil para com os outros. Gostaríamos de partilhar algumas dicas práticas sobre como gerir a sua saúde mental enquanto trabalha em casa, e como lidar com isso enquanto o mundo se habitua a esta nova normalidade. 

Os 5 conselhos práticos para promover a boa saúde mental enquanto se distancia socialmente são:

  • Mantenha-se fiel a uma rotina
  • Cuide do seu corpo
  • Seja criativo 
  • Mantenha a conversa em andamento 
  • Arranje tempo para descontrair

 

Manter uma rotina.

Ao perder as nossas deslocações diárias, ao estar sempre em frente aos nossos computadores, a transformar os nossos quartos em escritórios, a rotina regular foge pela janela. Enquanto alguns podem estar a poupar horas por não ter de se deslocar, quando não se sai de casa pode ser difícil estar motivado para começar a trabalhar de manhã, e parar no fim do dia. Isto pode fazer com que muitos de nós se sintam ansiosos e inquietos.

É por isso que, sempre que possível, é importante criar uma rotina e mantermo-nos fiéis a ela. Por exemplo, levantar-se e ir para a cama à mesma hora todos os dias, e planear numa pausa para almoço, aproveitando ao máximo os fins-de-semana pode realmente ajudar. Se gosta de rotina e organização, crie uma folha de cálculo ou lista com a sua agenda diária e escreva uma lista as tarefas que gostaria de realizar todos os dias. 

Assegure-se de que também marca tempo para relaxar, falar com amigos e familiares, e fazer exercício. Isto pode ajudá-lo a sentir-se tão normal quanto possível e mantê-lo ligado ao mundo exterior. 

 

Cuide do seu corpo.

Da mesma forma, embora possa parecer excitante não ter de sair do seu pijama, a sua mente irá agradecer-lhe se tomar conta do seu corpo. Tente comer bem e comer regularmente para manter o seu corpo abastecido (pode precisar de esconder os seus biscoitos e petiscos), e dormir bem à noite (esconda o comando da televisão). 

Levante-se e vista-se no início do dia (especialmente se o seu trabalho envolver videochamadas!), desfrute de um banho relaxante, respire fundo, estique, ou medite.

Se quiser fazer exercício, muitos gurus de fitness estão actualmente a transmitir treinos gratuitos através de múltiplas plataformas, desde YouTube, até Instagram Live. Há um pouco de tudo - talvez agora seja o momento de experimentar aquela aula de fitness que sempre quis fazer mas nunca teve tempo!

 

Seja criativo.

Embora seja importante manter o seu horário de trabalho tanto quanto possível, fora do horário de trabalho mantenha a sua mente entretida - tente fazer algumas outras actividades de que desfrute ou assuma um novo passatempo. Encomende algumas tintas e um caderno de esboços e seja criativo!

Se esgotou o Netflix procure outras formas de se manter ocupado limitando ao mesmo tempo o contacto social. Desde aulas de yoga online a jogos em grupo, de concertos online a visitas a museus virtuais, há algo para todos. A maioria das pessoas tem acesso a música, porque não transformar a sua cozinha numa pista de dança durante meia hora por dia? Óptimo também com crianças!

 

Mantenha-se conectado.

Esta é particularmente importante, e aplica-se à promoção da boa saúde mental, tanto durante como fora do horário de trabalho. 

Os encontros ou videochamadas Google não são apenas para reuniões - pode usá-los para se aproximar dos colegas. Haverá muitas pessoas na sua equipa directa ou mais ampla que realmente apreciariam que os contactasse. Ao trabalhar a partir de casa, porque não aproveitar uma pausa para o chá virtual juntos. Pode até querer organizar uma sessão de yoga em equipa ou de fitness - é espantoso que actividade pode ser feita no conforto da sua própria casa. Talvez um encontro online a às 17 horas de uma sexta-feira, para desfrutar de um café ou outra coisa qualquer!

Lembre-se, se estiver preocupado com a sua própria saúde mental, ou preocupado com um dos seus colegas de equipa, contacte o seu chefe, colega, HR e eles irão apoiá-lo. 

Da mesma forma, verifique regularmente os seus amigos e familiares - organize videochamadas em grupo e mantenha-se ligado. Aproxime-se dos amigos com quem perdeu o contacto, consulte os seus avós e primos. Fale com pessoas em quem confia sobre as suas preocupações e como se está a sentir.

 

Arranje tempo para descontrair.

No final de cada dia de trabalho, certifique-se de que tem tempo para se desligar do trabalho, e relaxe. Se estiver a viver com outras pessoas, vejam alguma televisão juntos ou jogue um jogo de tabuleiro. Se estiver sozinho, conecte-se virtualmente com pessoas ou faça algo que lhe agrade.

Se se sentir sobrecarregado, pode realmente ajudar se fizer  pausas para ver, ler, ou ouvir notícias, incluindo as redes sociais. Todos precisam de algum tempo de pausa.

Sejam gentis, sejam pacientes e apoiem-se mutuamente durante as próximas semanas. Nunca foi tão importante juntarmo-nos para assegurar que todos estão tão saudáveis e felizes quanto possível enquanto trabalham a partir de casa!

fonte: randstad uk