Alinhada com o objetivo final da Randstad de impactar a vida laboral de 500 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030, a publicação 2021 sustainability@work centra-se especificamente nos seguintes objecivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU: trabalho decente e crescimento económico (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de género (ODS 5), educação de qualidade (ODS 4) e parcerias (ODS 17).

 

De lembrar que estamos na última década para realizar para realizar os ODS – adotados pelos governos para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até 2030 –, sendo por isso necessário que governos, empregadores e trabalhadores tomem medidas urgentes e rápidas. Novos compromissos que envolvem diversos stakeholders, incluindo parcerias público-privadas, podem ajudar a fornecer soluções como políticas ativas do mercado de trabalho (PAMT). Essas políticas, a serem elaboradas pelos governos, irão aumentar a participação laboral, alargando a reserva de talentos e criando um mercado de trabalho sustentável e funcional que seja acessível a todos e não deixe ninguém para trás.

Os desafios do mercado de trabalho, como uma maior digitalização, novas formas de trabalho, alterações demográficas, escassez de talentos e polarização do emprego, foram acelerados pela pandemia da COVID-19, pelos mercados de trabalho em mutação e pela natureza evolutiva do trabalho. Além disso, as preferências e atitudes laborais de indivíduos e organizações estão a mudar. Numa nota positiva, a digitalização ajudará a facilitar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, de acordo com as necessidades individuais.

Estes desafios exigem parcerias fortes, com todos os stakeholders a assumirem responsabilidade pela sua própria peça do puzzle. Os governos precisam de preparar o terreno, fornecendo políticas e instrumentos, assim como princípios básicos, como um quadro regulamentar que assegure um trabalho decente para todos. Os empregadores devem fomentar todos os talentos, incluindo aqueles que necessitam de apoio para acederem ao mercado de trabalho. E, por fim, os trabalhadores devem estar mais conscientes de que precisam de investir em requalificação e reconversão, sendo as competências digitais indispensáveis; só então poderão navegar num mercado de trabalho em rápida mutação, agora e no futuro.

Através das PAMT, as colaborações públicas e privadas valiosas fornecem apoio extra àqueles que de outra forma teriam dificuldade em aceder ao mercado de trabalho e adquirir um emprego significativo. O sucesso destas políticas depende da medida em que estão alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho. Por essa razão, os prestadores de serviços de emprego públicos e privados deveriam colaborar mais frequentemente para melhorar o resultado delas.

 

Dentro destas colaborações, é essencial recolher e partilhar dados precisos sobre o mercado de trabalho. Isto permitirá traçar as necessidades atuais e futuras em função das capacidades, permitindo-nos prever a procura do mercado de trabalho. Essas perceções do mercado de trabalho ajudam-nos a preparar-nos melhor para as realidades de amanhã e a fornecer aos trabalhadores as melhores informações sobre as suas opções. Os dados também tornam possível facilitar transições sem descontinuidades, baseadas em competências, permitindo uma personalização mais profunda para percursos de carreira individuais.

As medidas para promover a cooperação entre o serviço público de emprego e as agências de emprego privadas poderiam incluir:

  • a partilha de informação e a utilização de terminologia comum, de modo a melhorar a transparência do funcionamento do mercado de trabalho;
  • o intercâmbio do anúncios de vagas;
  • o lançamento de projetos conjuntos (por exemplo, em formação);
  • a celebração de acordos entre um serviço público de emprego e agências privadas de emprego relativamente à execução de certas atividades, como projetos de integração dos desempregados de longa duração;
  • formação do pessoal;
  • consultoria regular com vista a melhorar as práticas profissionais.

 

Em colaboração com o Impact Institute, a Randstad mediu o impacto e o valor para além dos números económicos desta parceria público-privada para todos os stakeholders envolvidos. Uma das principais conclusões é que se estima que as hipóteses de obter um emprego são quatro vezes maiores quando alguém é apoiado por programas.

 

Enfrentar os atuais desafios do mercado de trabalho

Apesar dos progressos significativos da campanha de vacinação COVID-19 em muitos países da OCDE e da reabertura gradual das suas economias, em Abril de 2021 havia ainda mais sete milhões de pessoas desempregadas do que antes do início da pandemia, e muito mais pessoas desanimadas à procura de emprego e pessoas com horários de trabalho reduzidos.

Na recuperação ainda incerta, as PAMT desempenham um papel importante, uma vez que ajudam os trabalhadores deslocados a encontrar emprego mais rapidamente e facilitam a correspondência entre as pessoas à procura de emprego e as oportunidades de emprego emergentes. Ao mesmo tempo, as PAMT são necessárias para apoiar a integração no mercado de trabalho de grupos com grandes obstáculos ao emprego para criar um mercado de trabalho mais sustentável e inclusivo.

Em resposta à crise da COVID-19, governos em toda a OCDE estão a desenvolver ou a pôr em prática estratégias de médio e longo prazo para impulsionar a recuperação de empregos e estar mais bem preparados para futuros choques. Estas estratégias incluem a reformulação e o aumento das PAMT e o aumento do financiamento dos seus serviços públicos de emprego, em conformidade com as recomendações do relatório Perspectivas de Emprego 2021 da OCDE.

O Relatório Conjunto sobre o Emprego 2021 da Comissão Europeia, adoptado pelo Conselho Europeu a 9 de Março de 2021, salientou que «as políticas activas do mercado de trabalho são fundamentais para apoiar os ajustamentos do mercado de trabalho na sequência do choque da COVID-19».

No mesmo relatório, concluiu-se que os serviços públicos de emprego «terão de ir além das formas tradicionais de trabalho» para lidar com um aumento do número de pessoas à procura de emprego e apoiar a sua redistribuição entre profissões ou sectores. Por essa razão, o relatório recomenda o investimento nos serviços públicos de emprego e o reforço das medidas políticas activas do mercado de trabalho, por exemplo, através do reforço da monitorização e avaliação das medidas já tomadas.

 

Perspectiva para o futuro

No rescaldo da pandemia, estamos a enfrentar tanto uma ativação como um desafio de transição, revela o relatório de Perspectivas 2021 da OCDE. Não só precisamos de fazer com que as pessoas voltem ao trabalho, mas, para impedir o desemprego futuro, também precisamos de as colocar em sectores com perspectiva para o futuro. Parcerias eficazes entre os sectores público e privado desempenharão um papel crucial para o conseguir.

 

As Perspectivas da OCDE revelam que os países responderam rapidamente à atual recessão, fazendo ajustamentos às suas PAMT. Embora alguns destes ajustamentos não tenham exigido financiamento adicional (por exemplo, redistribuição de pessoal), a maioria dos países aumentou o seu financiamento para as PAMT ao longo de 2020, incluindo planos para novas alterações em 2021. Distinguem-se duas categorias principais de investimento para descrever estas alterações no financiamento:

 

  • Serviços do mercado de trabalho: Inclui o fornecimento público ou privado (com financiamento público) de aconselhamento a candidatos a emprego e gestão de casos, assistência financeira para ajudar a procura de emprego ou mobilidade para aceitar trabalho, e corretagem de emprego e serviços relacionados para empregadores, incluindo serviços semelhantes fornecidos por fornecedores privados mas com financiamento público. Os serviços do mercado de trabalho incluem também a administração de subsídios de desemprego, esquemas de retenção de emprego, e indemnizações por despedimento ou falência.
  • Medidas ativas do mercado de trabalho: Inclui formação, incentivos ao emprego, emprego protegido e apoiado e reabilitação, criação direta de emprego e incentivos para startups, todas dirigidas a desempregados e grupos estreitamente relacionados (por exemplo, aqueles que estão inativos mas que gostariam de trabalhar, ou empregados que estão em risco conhecido de perda involuntária de emprego).

 

O relatório de Perspectivas de Emprego 2021 da OCDE afirma claramente que, embora seja demasiado cedo para avaliar a adequação da despesa pública com as PAMT em 2020 e 2021, os dados do passado sugerem que existe um risco claro de os países investirem demasiado pouco. Além disso, a eficácia da despesa pública dependerá de uma implementação bem-sucedida das medidas que foram - ou serão - introduzidas ou adaptadas para apoiar a recuperação.

 

Podem ser necessários investimentos adicionais numa série de áreas:

  • O investimento na requalificação e reconversão dos trabalhadores desempregados e deslocados é importante para apoiar a transição de emprego na recuperação e responder às mudanças na procura de competências trazidas pela automatização, digitalização e mudanças estruturais. Os programas de formação têm-se revelado particularmente eficazes durante recessões anteriores, uma vez que os efeitos de "travão" (inscrição em programas de formação que impedem um regresso precoce ao trabalho) tendem a ser menores. Assim, a formação expandiu-se durante a pandemia de modo a apoiar a redistribuição de trabalhadores e aumentar o número de trabalhadores em risco de deslocação, com os países a disponibilizarem lugares de formação adicionais e a passarem os seus cursos de formação da sala de aula para o online. Mais do que nunca, a atual crise sublinhou a importância de desenvolver as competências necessárias para aceder a várias ferramentas digitais, incluindo para a procura de emprego e formação online.
  • Em muitos países, foram introduzidas ou expandidas medidas para fomentar a criação de emprego e aumentar a procura de mão-de-obra. Quase dois terços dos países da OCDE e da UE aumentaram os seus incentivos ao emprego, e 42% dos países baixaram as contribuições para a segurança social para alguns ou todos os empregadores. Isto foi importante para preservar o emprego que tinha sido afetado por bloqueios económicos súbitos devido à COVID-19 e para evitar o afastamento de indivíduos do mercado de trabalho. O direcionamento específico dos incentivos ao emprego para grupos necessitados pode aumentar a sua eficácia e evitar o desperdício de dinheiro em subsídios para a contratação ou retenção de trabalhadores que de qualquer forma teriam sido contratados ou retidos. Muitos países têm, por conseguinte, direcionado as suas novas medidas para jovens à procura de emprego, desempregados de longa duração, pessoas com deficiência, desempregados mais velhos e outros grupos desfavorecidos. Outros países expandiram programas de criação direta de emprego no sector público e incentivos à criação de postos de trabalho. Outras mudanças na mistura e sequenciação das PAMT poderão ser necessárias à medida que os países entram no período de recuperação.
  • Esta crise corre o risco de deixar cicatrizes profundas em grupos vulneráveis marginalmente ligados ao mercado de trabalho, enfrentando obstáculos importantes ou múltiplos ao emprego. Os obstáculos à (re)entrada no mercado de trabalho incluem pouca experiência laboral (enfrentada por muitos jovens), obrigações de cuidados (particularmente entre mulheres com filhos pequenos), baixas competências e limitações médicas. Nem todos estes grupos aparecem no radar dos SPE, razão por que é importante identificar os grupos em risco e as suas necessidades, desenvolver estratégias eficazes de divulgação e fornecer apoio integrado, abrangente e bem direcionado. Isto, por sua vez, exige um bom intercâmbio de informação e cooperação entre as instituições relevantes responsáveis pela prestação de emprego, saúde, educação e serviços sociais, bem como apoio ao rendimento.
  • Além disso, serão necessárias avaliações às novas políticas e programas introduzidos em resposta à crise da COVID-19 para identificar as que são eficazes e as que são menos eficazes e que precisam de ser adaptadas ou extintas. Estes esforços deverão idealmente ser integrados num quadro mais amplo de elaboração de políticas baseadas em provas que permitam aos países realizar avaliações regulares e atempadas das suas políticas.

 

Como Randstad, disponibilizamos a nossa rede e base de dados de ofertas de emprego, e trabalhamos lado a lado com todos os stakeholders. Através da nossa experiência como intermediários do mercado de trabalho, orientamos e treinamos pessoas, encontrando a combinação certa para elas com um trabalho significativo e sustentável, e melhorando a sua empregabilidade contínua.

Como empresa, também participamos num grande número de iniciativas socialmente envolvidas e sustentáveis destinadas a ajudar as pessoas a encontrar um trabalho significativo e a desenvolver o seu talento e potencial. Todos os anos, a Randstad está envolvida no desenvolvimento de quase 100 programas de inovação social destinados a melhorar a empregabilidade das pessoas e a promover a igualdade de oportunidades para aqueles que necessitam de apoio adicional.