A Delta Cafés foi considerada a empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, pelo Randstad Employer Brand Research (REBR) 2021. Ficou no primeiro lugar do top 20 de empregadores, o que traduz uma subida de cinco posições face aos resultados de 2020.
ANA – Aeroportos de Portugal e PWC completam o pódio de 2021. E foram distinguidas mais 17 empresas. O top 20 ficou assim organizado:
1. Delta Cafés
2. ANA - Aeroportos de Portugal
3. PWC
4. OGMA - indústria aeronáutica de Portugal
5. RTP - Rádio e Televisão de Portugal
6. Ikea Portugal
7. Banco de Portugal
8. Nestlé
9. Nokia
10. Farfetch
11. Deloitte
12. Volkswagen Group Services
13. Corticeira Amorim
14. Fujitsu Technology Solutions
15. Siemens
16. TAP - Transportes Aéreos Portugueses
17. The Navigator Company
18. Bosch
19. Critical Software
20. EDP
Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, sublinhou que «é com grande orgulho» que vêem este reconhecimento. «Num ano tão desafiante como foi o de 2020, e que continua a ser 2021, o bem-estar e a segurança de quem trabalha connosco tem sido a nossa maior preocupação. Sentir que as iniciativas implementadas não só deram resultados, mas que também são reconhecidas pela maioria dos portugueses, deixa-nos a responsabilidade acrescida de fazer mais e melhor no desenvolvimento e crescimento das nossas pessoas», afirma.
Já José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, destaca que «o employer brand mostra neste estudo que não está de quarentena e reforça a sua importância na atração e retenção de talento. Os resultados deste ano já reflectem o impacto da pandemia na percepção dos portugueses, dando destaque a marcas que se mostraram muito activas e próximas dos seus colaboradores, como é o caso da Delta Cafés», faz notar. «No mesmo sentido, e apesar do impacto da pandemia em sectores como o turismo e aviação, vemos algumas destas marcas “sobreviver” a este embate pela forma como geriram a crise.»
Os sectores e as empresas mais atrativas
O Randstad Employer Brand Research 2021 identificou também os sectores mais atractivos para trabalhar em Portugal, distinguindo-se os sectores de IT e Consultoria, Saúde e Turismo, Acomodação e Lazer.
O estudo dá igualmente a conhecer as empresas mais atrativas para trabalhar por sector. São as seguintes:
Sector Automóvel
1- Grupo Salvador Caetano
2 - Volkswagen autoeuropa
3 - Peugeot Citröen
Sector Aviação
1 ANA - Aeroportos de Portugal
2 OGMA - indústria aeronáutica de Portugal
3 TAP - Transportes Aéreos Portugueses
Sector da Banca
1 - Banco de Portugal
2 - Caixa Geral de Depósitos
3 - Santander
Sector Construção
1 - Afavias - engenharia e construções
2 - Conduril - Engenharia
3 - Casais - engenharia e construção
Sector Consultoria
1 - PWC
2 - Deloitte
3 - Fujitsu Technology Solutions
Sector Distribuição
1 - Lidl
2 - Jerónimo Martins
3 - Modelo Continente
Sector da Energia
1 - EDP
2 - EFACEC
3 - Galp
Sector FMCG e Indústria Alimentar
1 - Delta Cafés
2 - Nestlé
3 - Sumol+Compal
Sector da Indústria
1 - Corticeira Amorim
2 - The Navigator Company
3 - Bosch
Sector da Indústria Têxtil e do Calçado
1 - Grupo MoreTextile (Home concept)
2 - Gabor Portugal - indústria de calçado
3 - Ecco
Sector de Media
1 - RTP - Rádio e Televisão de Portugal
2 - Media Capital
3 - Cofina
Sector de Restaurantes e Catering
1 - Grupo Trivalor
2 - Uniself - sociedade de restaurantes
3 - Grupo Ibersol
Sector do Retalho
1 - Ikea Portugal
2 - Fnac
3 - Decathlon
Sector da Saúde
1 - Nephrocare
2 - Hospital da Luz
3 - Hovione
Sector dos Serviços
1 - Volkswagen Group Services
2 - Grupo BenSaude
3 - Sonae
Sector dos Seguros
1 - Tranquilidade
2 - Fidelidade - companhia de seguros
3 - Generali
Sector de Tecnologias de Informação
1 - Nokia
2 - Farfetch
3 - Siemens
Sector de Telecomunicações
1 - Vodafone
2 - MEO
3 - NOS
Sector dos Transportes
1 - Patinter - Portuguesa de automóveis transportadores
2 - DHL
3 - Luís Simões
Sector do Turismo, Acomodação e Lazer
1 - Pestana Hotel Group
2 - Hotéis Real
3 - Vila Galé
Microsoft no hall of fame do REBR
A Microsoft é a primeira empresa a fazer parte do hall of fame do Randstad Employer Brand Research Portugal, “estatuto” que recebeu por ter sido vencedora do estudo há vários anos. Assume assim um lugar de destaque e de caso de estudo de employer brand. Inês Veloso, directora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal, explica: «O employer brand é uma estratégia a médio e longo prazo, e uma empresa que é distinguida em primeiro lugar três vezes revela que tem no seu ADN uma proposta de valor e os colaboradores como centro de decisão. Queremos assim dar os parabéns à Microsoft por esta distinção e esperamos que mais empresas se possam juntar a este reconhecimento no futuro.»
O Randstad Employer Brand Research (REBR) 2021 é um estudo independente de employer branding realizado pela Kantar.