Assegurar o crescimento de uma empresa começa com a capacitação dos colaboradores para atingirem os seus objetivos profissionais. É isso que defende o business council da Forbes, realçando que cabe aos gestores apoiar o crescimento profissional dos colaboradores. 

 

Diversos membros do Forbes Business Council partilharam conselhos que os gestores podem usar para apoiarem os objetivos profissionais dos seus colaboradores e, assim promover o desenvolvimento de competências que serão também úteis à empresa, ao mesmo tempo que asseguram que estão mais motivados no trabalho.

 

1. Compreender as aspirações dos colaboradores

«É importante que um gestor compreenda as aspirações de um colaborador a curto e longo prazo em relação à fase de desenvolvimento profissional em que este está. Isto permitirá ao gestor avaliar a melhor forma de alinhar e desenvolver os conjuntos de competências do colaborador para se adequar às prioridades da empresa.» Terence Tan, The Pain Relief Clinic

 

2. Pagar cursos educativos

«Os gestores devem pressionar as suas equipas a melhorarem-se a si próprias. Devem fazer com que seja um requisito a obtenção de licenças, diplomas ou algum tipo de curso de aperfeiçoamento de competências. A melhor maneira de apoiar isto como organização, é claro, é pagar uma parte.» Sylvia Jablonski, Defiance ETFs

 

3. Encorajar o trabalho inteligente e eficiente

«Embora o trabalho árduo seja quase um pré-requisito para o desenvolvimento profissional, isso não significa que os colaboradores precisem de cumprir longos dias de trabalho. Em vez disso, os colaboradores devem ser encorajados a trabalhar de forma mais inteligente e a serem mais eficientes. Isto irá deixá-los com mais tempo e energia para trabalharem em atividades de desenvolvimento profissional que os ajudarão a atingir os seus objetivos profissionais.» Stefan Smulders, Expandi

 

4. Identificar soluções mutuamente benéficas

«Os gestores devem criar um espaço onde os colaboradores imaginem como serão as suas carreiras dentro de cinco a 10 anos, fazer a pergunta e depois ficar calados. Agora, é a vez deles de ouvir e identificar soluções mutuamente benéficas que farão avançar o negócio e cumprir os seus objetivos profissionais.» Shavonn Richardson, Think and Ink Grant Consulting

 

5. Incentivar a participação na formação de competências

«Os gestores podem apoiar os objetivos profissionais dos seus colaboradores, permitindo a todos eles - da equipa de limpeza ao topo - participar na formação de competências. Estas sessões de formação devem ter como objetivo não só melhorar os conjuntos de competências atuais dos colaboradores, como também proporcionar-lhes a oportunidade de formação em diferentes tópicos sobre os quais se interessam.» Jean Paul Paulynice, Empowering Confident Youth 

 

6. Estabelecer um programa de mentoring

«Estabelecer um programa formal de mentoring é a atitude mais inteligente que uma empresa pode ter em qualquer altura para contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Os colaboradores superiores podem oferecer regularmente ideias e orientação profissional a colegas menos experientes.» Caroline Lee, CocoSign

 

7. Oferecer cursos de progressão profissional online

«Os gestores devem oferecer aos seus colaboradores oportunidades de adquirir novas competências através de cursos de progressão profissional online. Isto informa-os de que há crescimento dentro das suas áreas profissionais e dentro da empresa. Dá-lhes um incentivo para continuarem a expandir a sua carreira e a certeza de que o seu local de trabalho está igualmente empenhado na ascensão profissional das suas pessoas.» - Jill Strickman, Genuine: The Real People Company

 

8. Ajudar a definir uma trajetória de desenvolvimento

«Tal como qualquer definição de objetivos bem-sucedida, os gestores têm de trabalhar com os seus colaboradores para definirem uma trajetória clara de desenvolvimento para eles - das grandes rochas às pequenas pedras. Isso permitir-lhes-á avaliar o progresso em direção ao seu objetivo, bem como capacitá-los para controlarem o seu próprio destino à medida que estabelecem o ritmo. Tornar-se-ão mais do que gestores no processo – serão líderes.» Fadi George, Kalungi, Inc.

 

9. Ajudar a identificar os seus pontos fortes e paixões

«Primeiro, os gestores têm de fazer com que os colaboradores identifiquem os seus pontos fortes e paixões e ajudá-los a definir oportunidades de crescimento com base naquilo em que são bons. Depois, ajudá-los a desenvolver as suas capacidades interiores, como compaixão, coragem, autenticidade, colaboração e humildade, bem como as suas capacidades externas, como as capacidades de liderança e as capacidades profissionais. Uma forte auto-consciencialização é a chave para o crescimento.» Andreea Vanacker, SPARKX5

 

10. Aceitar feedback para dar feedback

«Os objetivos profissionais não são atingidos a menos que se esteja disposto a crescer. Os gestores precisam de fornecer e pedir feedback regularmente, e não limitar o feedback às avaliações anuais de desempenho, pois estas não oferecem oportunidades para compreender o que inspira as pessoas. Quando os gestores solicitam sinceramente feedback sobre as suas próprias ações e decisões, facilitam aos outros a partilha das suas próprias aspirações e áreas de melhoria.» Pankaj Srivastava, Practicalspeak