Quais são os teus objetivos profissionais? Não tens a certeza? Talvez tenhas uma ideia geral, mas não tens planos concretos? Muitos de nós temos objetivos de trabalho em mente, mas não temos um plano formal ou um documento que os defina.
Definir objetivos profissionais é um exercício de equilíbrio. Tens objetivos pessoais de carreira. A tua empresa tem objetivos específicos para ti na tua função. Assim, a definição de objetivos profissionais enquadra-se um pouco no exemplo A e no exemplo B. Quando defines objetivos no trabalho, tens de escolher objetivos que sejam específicos para ti, mas que também se enquadrem na estrutura do teu trabalho e da organização. Podes ter mais ou menos flexibilidade para definir objetivos com base na empresa para a qual trabalhas e no teu tipo de trabalho.
Eis como desenvolver um plano para criar objetivos profissionais:
tem objetivos a curto e a longo prazo
Os objetivos de trabalho têm muitas formas e tamanhos. Alguns podem ser alcançados a curto prazo (uma semana ou um mês) e outros a longo prazo (trimestralmente, anualmente ou até mais tempo!). Definir objetivos profissionais de forma eficaz implica estabelecer metas com muitos prazos diferentes. Combina objetivos diários, semanais, mensais, trimestrais e anuais. Desta forma, podes estar sempre a um passo de realizar algo agora e no futuro.
conecta os teus objetivos ao panorama geral
Qual é o teu emprego ideal? Que tipo de função queres ter daqui a 5 ou 10 anos? Quais são os teus grandes objetivos de carreira? A resposta a estas perguntas sobre os teus objetivos de carreira a longo prazo irão ajudar-te a compreender melhor o tipo de metas que deves definir agora. Utiliza a tua visão geral e começa a trabalhar do fim para o início, em direção ao ponto em que te encontras hoje. Estabelece objetivos que te ajudem a colmatar a lacuna entre a situação atual e a direção da tua carreira a longo prazo.
cria um plano de ação para cada objetivo
Definir um objetivo é apenas o começo. É necessário ter um plano de ação para cada objetivo que defines. Eis algumas coisas a ter em conta para cada objetivo que estabeleças para ti próprio:
- Que ações específicas precisas de tomar para atingir o teu objetivo?
- O que é que podes fazer agora? E no futuro?
- Os outros podem ajudar-te a atingir este objetivo? Se sim, como?
- Quando queres começar? Qual é a data de conclusão?
Sê o mais detalhado possível com o número e os tipos de ações que precisas de cumprir para atingir com êxito cada um dos objetivos de trabalho definidos.
decide o que significa sucesso
O que é o sucesso para ti? A única forma de saberes a resposta com certeza é tendo formas concretas de medir o teu progresso. Existem várias:
- Cronogramas
- Listas de controlo
- Análises semanais do progresso
- Análises pessoais
- Reporta a alguém, mesmo que seja a ti próprio!
- Quantificar o desempenho do trabalho
Medir o teu sucesso pode ser tão simples como assinalar as tarefas concluídas numa lista de afazeres, riscar datas no teu calendário ou utilizar uma aplicação no teu telemóvel. Quando medires o teu sucesso, poderás ver o teu progresso. Acompanhar os sucessos graduais é importante porque pode motivar-te a continuar a avançar.
considera o desenvolvimento da tua carreira
Desenvolver novas competências e melhorar pessoal e profissionalmente pode ajudar-te. Nem todos os objetivos de carreira serão fáceis de alcançar. Podes nem sequer saber como vais atingir um determinado objetivo neste momento. Podes ter falta de competências e de certos conhecimentos, mas concentrares-te no desenvolvimento da tua carreira pode ajudar-te a progredir agora e a compreender e desenvolver um plano para atingir objetivos profissionais a longo prazo.
desvenda o poder de seres quem és!
a coragem de seres tu próprio para fazer a diferença!
um artigo que inspiraplaneia controlos frequentes
Pode ser fácil perder de vista os objetivos profissionais. As tarefas quotidianas e as necessidades atuais do teu trabalho podem distrair-te dos teus objetivos e progressos. Por isso, é vital planear controlos frequentes da definição de objetivos. Reserva algum tempo para analisar o teu progresso e ver o que conseguiste e o que não conseguiste. Utiliza este tempo para ajustar os teus objetivos e prazos. As coisas mudam. Tenta rever o teu planeamento de objetivos pelo menos trimestralmente e, se possível, com maior frequência.
não tenhas medo de pedir apoio
O apoio dos outros é importante. Não tenhas medo de pedir o apoio dos teus colegas, chefe, amigos e família. Eles podem ser preciosos quando te desvias do caminho, podem ajudar-te a manteres-te responsável e podem dar-te uma perspetiva externa sobre os teus objetivos. Talvez as tuas metas necessitem de alguns apoiantes? Talvez tenhas cometido um lapso importante ao defini-las? Ou talvez queiras apenas discutir as tuas ideias com um colega de confiança. Pede apoio quando precisares. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda se isso te aproximar dos teus propósitos.
celebra as conquistas e estabelece novos objetivos
Celebra as tuas realizações. Cumprir um objetivo profissional pode exigir muito trabalho, disciplina e esforço. Por isso, recompensa-te quando atingires os teus objetivos! Um objetivo concluído é uma conquista que merece ser celebrada.
Lembra-te que, depois de atingir um objetivo, é altura de definir outro. Desafia-te sempre com novos objetivos para te manteres concentrado, motivado e com vontade de avançar. É isto que te irá ajudar a realizar grandes feitos na tua carreira.
Se procuras mais conselhos de desenvolvimento de carreira como este, subscreve a nossa newsletter para receber dicas regularmente!