É uma verdade universal: o networking pode ser incómodo. Não importa se és introvertido ou extrovertido. Ir a eventos de trabalho com o único objetivo de tentar estabelecer contactos que beneficiem a tua carreira será sempre um pouco desconfortável. Para a maioria das pessoas, envolver-se com estranhos e iniciar uma conversa com alguém de quem não se sabe nada não é algo natural. É preciso sair da tua zona de conforto e expores-te. Aqui estão as nossas melhores dicas para tornar o networking um pouco menos constrangedor.

networking como fazer
networking como fazer

1. escolhe eventos que te interessem

Não vale a pena arrastares-te para um evento que temes. Se estiveres completamente desinteressado no assunto e só apareceres para fazer contactos, isso será visível. Existem centenas de oportunidades e eventos de networking disponíveis na maioria das grandes cidades de Portugal a qualquer altura. Faz uma pesquisa em plataformas como o LinkedIn para encontrar eventos locais que te interessem. Os tópicos relacionados com a tua área de trabalho serão provavelmente os mais frutíferos, mas tenta escolher eventos que abranjam assuntos que te interessam. Se os eventos específicos do sector não estiverem disponíveis ou não forem do teu agrado, os eventos que apoiam causas solidárias ou questões sociais podem ser um bom ponto de partida.
 

2. convida um amigo

Convidar um amigo ou colega de trabalho para um evento de networking é polarizador. Algumas pessoas acham que é ótimo, outras acham que é uma péssima ideia. Aqui fica o nosso conselho: se convidar um amigo é algo que te irá fazer sentir mais à vontade para saíres da tua zona de conforto, vai em frente! No entanto, convidar alguém não é uma desculpa para usar essa pessoa como escudo humano e passar o evento inteiro a falar apenas com essa pessoa. Se levares um amigo, devem separar-se e interagir com os outros. Ao estarem sempre juntos, as outras pessoas presentes tendem a sentir-se menos à vontade para interromper a tua conversa, por isso, terás de tomar a iniciativa de trazer outras pessoas para as tuas conversas.
 

3. veste uma roupa que te faça sentir poderoso

Veste-te com algo que te faça sentir confiante. Quer se trate de um vestido ousado ou de um par de calças de ganga que te assentam na perfeição, a decisão é tua. O que quer que te faça sentir como se estivesses no teu elemento e pronto para arrasar. Hoje em dia, a maioria dos eventos de networking são mais casuais, especialmente se forem realizados durante o dia - calças de ganga e roupa casual de negócios (ênfase no casual) são perfeitamente aceitáveis - por isso, não sintas que tens de te vestir a rigor para te integrares. De facto, vestires-te de forma exagerada pode fazer-te sentir mais desconfortável.

quote icon

"As primeiras pessoas a chegar ao evento têm mais facilidade em iniciar uma conversa e apresentarem-se. Quanto mais pequeno for o grupo, mais fácil é iniciar uma conversa."

4. chega a horas

Se o convite disser que o evento começa entre as 8 e as 8:30, tenta chegar o mais próximo possível das 8. É da natureza humana pensar que chegar um pouco mais tarde será menos embaraçoso, uma vez que o evento já estará a decorrer e não terás de ficar sentado à espera que comece. Mas, pelo contrário, as primeiras pessoas a chegar ao evento têm mais facilidade em iniciar uma conversa e apresentar-se. Quanto mais pequeno for o grupo, mais fácil é iniciar uma conversa. Se fores uma das últimas pessoas a chegar, é provável que todos os outros já se tenham apresentado e iniciado as suas conversas. Assim, irás ficar do lado de fora, a tentar entrar numa conversa que já está a decorrer há algum tempo.


5. guarda o teu telemóvel

Todos nós o fazemos: mal o tédio se instala, procuramos o telemóvel para manter as mãos e a mente ocupadas. Ficar sentado sem nada para fazer e sem ninguém com quem falar, nem que seja por um segundo, é insuportável. Num evento de networking, isso é uma sentença de morte. Ninguém quer interromper a pessoa que está a falar ao telemóvel. E se ela estiver a responder a um e-mail importante? Por isso, resiste ao impulso de recorrer ao teu telemóvel assim que houver um momento de silêncio. Mantem o telemóvel no bolso e, em vez disso, olha em redor e procura alguém que possa estar interessado em iniciar uma conversa.


6. conhecer o organizador do evento

A menos que o evento seja de grande dimensão, o organizador do evento tem provavelmente uma boa noção da lista de convidados e conhece muitas das pessoas presentes na sala. Ele pode apresentar-te a outras pessoas que, a posteriori, podem ajudar-te a quebrar o gelo com outros convidados. Além disso, nunca é má ideia cumprimentar o organizador e agradecer-lhe pelo convite para o evento.

vagas em destaque

não percas: vagas em destaque para entrada imediata!

faz a tua candidatura

7. começa com um elogio

Um elogio é um quebra-gelo clássico. Um comentário simpático sobre uma peça de roupa, ou sobre o trabalho da pessoa, se estiveres familiarizado com ela, é uma forma fácil de iniciar uma conversa. Certifica-te apenas de que te apresentas de seguida para manter a conversa, caso contrário, corres o risco da pessoa te agradecer e seguir em frente. Tenta também expressar um interesse genuíno. Não digas algo simpático se não estiveres a falar a sério; pode parecer falso ou sarcástico.


8. outros quebra-gelos para experimentar

Alguns tópicos fáceis de abordar como início de conversa: o local, a comida ou o orador. A maioria dos participantes provavelmente tem ideias sobre os três. É uma forma fácil de iniciar a conversa, é relevante e pode facilmente passar a ser uma conversa sobre trabalho e ajudar a criar uma ligação.


9. define um objetivo para ti próprio

Em vez de ires para um evento às cegas e esperar que o evento se desenrole duma certa forma, estabelece um objetivo e decide como podes tirar o máximo partido dele. Por exemplo, diz a ti próprio: vou apresentar-me a 5 pessoas. Ter um objetivo pode ajudar-te a colocares-te no terreno e a ser um participante mais ativo, em vez de um espectador.

10. manter uma mão livre

Em muitos eventos de networking as pessoas estão em pé e são servidas comida e bebidas. Isso pode deixar-te a tentar equilibrar um prato numa mão e uma bebida na outra, o que, escusado será dizer, não é o ideal quando estás a tentar conhecer outras pessoas. Boa sorte para apertar a mão de alguém enquanto tentas equilibrar um prato e um copo. É uma receita para o desastre. Faz um favor a ti próprio: mantem uma mão livre para não teres de te preocupar com esta questão ou a possibilidade de partir ou entornar alguma coisa. Escolhe entre uma bebida ou uma comida e volta a pegar na outra quando tiveres terminado.


11. aproxima-te de pares de pessoas

Sabemos que isto parece estranho... afinal, quem quer ser o terceiro elemento de uma conversa ou interromper duas pessoas que já estão a conversar? Mas é por isso que funciona: ou são estranhos que acabaram de se conhecer, ou juntaram-se e sabem que provavelmente deviam estar a conviver com os outros. Seja como for, provavelmente estão dispostos a conversar com outros e darão as boas-vindas a um terceiro. Também é mais fácil manter uma conversa com várias pessoas. Há menos pressão do que numa conversa a dois, situação em que a conversa pode esmorecer quando uma das pessoas não se adapta à conversa fiada.


12. lembra-te que não estás sozinho

Por último, mas certamente não menos importante... lembra-te que a maioria das pessoas sente o mesmo embaraço que tu quando faz networking. Conhecer estranhos é, por natureza, um pouco estranho. Provavelmente, desde tenra idade, foi-te incutido que os estranhos são maus e assustadores. Esse condicionamento pode ser difícil de ultrapassar na idade adulta, mesmo quando se está num evento do sector e se sabe que não é assim. Por isso, quando te sentires um pouco nervoso ou constrangido ao abordar alguém, lembra-te que essa pessoa provavelmente está a sentir o mesmo e que provavelmente ficará contente por ter alguém que a aborda e dá o primeiro passo.

networking: dicas - artigo