O panorama da aquisição de talentos está a mudar. Impulsionado por tecnologias em evolução como a IA, demografia em mutação e expectativas em constante mudança, a procura e a contratação de emprego parecem completamente diferentes do que eram há 10 anos, tanto para os candidatos como para os empregadores.
No mundo interligado de hoje, é fácil para os profissionais clicarem no caminho para uma nova função, deixando os seus empregos atuais em busca de novas oportunidades, como nunca antes visto. Como pode garantir que o seu negócio se mantém competitivo na atração e retenção de talento, enquanto navega este dinâmico panorama da aquisição de talento?
A Randstad tem a resposta. Através do Randstad Employer Brand Research 2023 podemos ajudar a compreender como diminuir a rotatividade e fortalecer a sua marca de empregador.
encontrar talento
Encontrar e reter talento são duas coisas muito diferentes. Encontrar talento trata de encontrar indivíduos com o potencial para se alinharem com as necessidades e metas da sua organização. Retê-los é mais complicado. Continue a ler para saber que medidas pode tomar para encontrar o melhor dos melhores e que medidas pode tomar para os manter.
crie a sua EVP (proposta de valor para o colaborador)
Encontrar colaboradores talentosos começa com uma ótima employee value proposition (EVP). A sua EVP é o conjunto de recompensas, benefícios e remunerações que o candidato receberá se o escolher como empregador. Além disso, inclui todos os benefícios que os seus colaboradores podem esperar como parte da sua experiência de emprego. Isto pode incluir atividades sociais, folgas remuneradas, brindes da empresa e mais. Por exemplo:
- compensação - através de remuneração e benefícios;
- equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
- oportunidades de crescimento;
- eventos e festas da empresa;
- ambiente de trabalho positivo;
- contribuições para a pensão de velhice;
- e muito mais.
Ao criar a sua EVP, é crucial considerar as prioridades dos seus profissionais. Geralmente, os colaboradores priorizam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o salário e a progressão na carreira. No entanto, essas prioridades podem diferir ligeiramente de acordo com a localização principal e a indústria da sua empresa. Por exemplo, de acordo com a nossa pesquisa, os profissionais na América do Norte valorizam muito o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e dão prioridade a isso sobre o salário e a compensação. No entanto, os colaboradores na Europa e na América Latina (LATM) valorizam o salário e a compensação acima de qualquer outro benefício no local de trabalho. Consulte o relatório global da Randstad para obter mais informações sobre as diferenças regionais nas EVPs.
a importância do employer branding para atrair e reter talento
melhorar a employer branddesenvolva a sua employer brand
A marca de empregador (employer brand) é como o seu negócio é percebido por aqueles externos à sua organização e pelos recrutadores. Baseia-se na sua reputação como empregador, nas perceções dos candidatos a emprego sobre a sua marca e nas suas experiências globais com a sua organização. Este conceito multifacetado engloba vários elementos para formar uma visão abrangente de como é trabalhar na sua empresa.
Desenvolver uma marca de empregador pode ser um processo lento que requer marketing estratégico, comunicação eficaz e construção de relacionamentos com colaboradores atuais e futuros. Experimente seguir os seguintes passos para desenvolver a sua employer brand:
• recolha feedback contínuo sobre o seu processo de recrutamento.
Recolher feedback tanto de candidatos bem-sucedidos como de candidatos não selecionados ajudará a compreender o seu processo de recrutamento de um ponto de vista diferente. Isto permitir-lhe-á melhorar e aprimorar continuamente a experiência global do candidato.
• personalize o seu processo de recrutamento.
Ninguém gosta de receber um e-mail padronizado a informar que não foi selecionado para uma função. Se tiver margem para isso, dedique tempo para fornecer feedback personalizado aos candidatos, mesmo aos que não foram selecionados para o cargo. Personalizar a sua abordagem demonstra respeito pelo seu esforço e ajuda a deixar uma impressão positiva sobre a sua organização, potencialmente incentivando-os a considerar oportunidades futuras ou a referir outros.
• assegure-se de que os seus colaboradores são os seus embaixadores.
A melhor maneira de melhorar e tornar mais conhecida a sua marca de empregador é através do boca-a-boca da sua equipa atual. Se tratar bem os seus profissionais, eles partilharão isso com as suas conexões profissionais e amigos. Além disso, elogiarão profundamente a sua empresa e começarão a sentir um sentido de lealdade. Isso não só tornará o seu negócio num empregador de eleição, mas também melhorará a produtividade dos seus profissionais e reforçará a cidadania corporativa.
• seja o maior defensor da sua equipa.
Concentre-se no desenvolvimento dos seus colaboradores e apoie-os quando têm sucesso. Forneça-lhes a formação e o apoio de que precisam para ter sucesso no seu papel e desenvolverem-se na empresa. Reconheça a sua equipa pelo trabalho bem feito através de reconhecimento público ou de alguns brindes da empresa, sempre que possível. Experimente implementar um programa de recompensas e reconhecimento que reconheça contribuições e realizações excecionais na sua empresa.
• assegure uma identidade de marca consistente.
Embora possa parecer um assunto menor, garantir uma identidade de marca consistente em todas as comunicações internas e externas é crucial para reforçar a autenticidade e profissionalismo da sua employer brand. A consistência na marca estabelece uma identidade coesa e memorável, facilitando aos colaboradores, potenciais candidatos e clientes reconhecerem e conectarem-se com a sua empresa. Isso melhorará a sua presença online e offline, contribuindo também para o sucesso a longo prazo da sua organização.
utilize os canais certos
Ao tentar atrair novos talentos, é vital que considere a persona do seu colaborador e utilize os canais certos para atrair esse perfil demográfico. Por exemplo, se trabalha na área dos media, poderá estar à procura de indivíduos com afinidade tecnológica que adorem as redes sociais. Como resultado, o TikTok pode ser o melhor canal para encontrar candidatos. Se procura profissionais experientes, o LinkedIn pode ser o melhor. Recrutadores especializados podem ser necessários para quem trabalha nas indústrias de TI ou saúde. Para recrutamento em massa, experimente usar os populares portais de emprego. Sabia que 48% dos colaboradores procuram emprego através destes quadros de emprego?
Além disso, a Randstad pode ser um canal valioso para o ajudar a encontrar o seu próximo contrato. Como líder global em soluções de força de trabalho, a Randstad tem um profundo entendimento de várias indústrias e mercados, o que lhe permite ligar-se a candidatos de alto nível que se alinham com os seus requisitos específicos e cultura empresarial.
O importante é que aproveite o seu conhecimento sobre o seu colaborador-alvo para garantir que investe nos canais certos. Isso ajudará a maximizar o seu alcance e envolvimento, enquanto se conecta eficientemente com o grupo de talentos que melhor se adequa às necessidades e à cultura da sua organização.
Canais utilizados para encontrar o próximo emprego
reter talento
Depois de atrair o talento, o próximo passo é mantê-lo. Consulte as orientações abaixo sobre como reter os seus melhores profissionais.
dê prioridade ao desenvolvimento dos profissionais
De acordo com o Randstad Employer Brand Research, a falta de oportunidades de crescimento é a principal razão pela qual um colaborador pode deixar uma empresa. Na verdade, a falta de progressão na carreira é a terceira razão mais importante pela qual a força de trabalho pode deixar o seu empregador atual em 2023.
Dar prioridade ao desenvolvimento dos colaboradores aborda esta preocupação e contribui para uma força de trabalho motivada, empenhada e leal. Reconhecer a importância do crescimento profissional e investir no desenvolvimento dos seus profissionais pode trazer inúmeros benefícios tanto para os indivíduos como para a organização. Para reter os seus melhores colaboradores, assegure-se de lhes oferecer amplas oportunidades para desenvolver as suas competências, defina um percurso claro para o avanço na carreira e promova internamente sempre que possível.
ofereça pacotes de recompensa competitivos
O nosso Relatório Global de 2023 afirma que a remuneração é o segundo fator mais importante para um colaborador deixar o seu cargo. Rendimentos abaixo da média, combinados com o aumento do custo de vida, estão a levar os colaboradores a procurar novas funções para manter o seu estilo de vida.
No entanto, é importante salientar que os benefícios, o tempo adicional de folga e o aumento do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como o trabalho remoto, podem ser tão atrativos para um colaborador como um aumento de salário.
a comunicação é fundamental
Uma comunicação eficaz com os seus colaboradores é a chave para os manter. A comunicação aberta e transparente fomenta a confiança, o empenho e um sentido de pertença entre a sua força de trabalho. Quando os colaboradores se sentem ouvidos, valorizados e bem informados, estão mais propensos a manter o compromisso com a sua organização.
Pode comunicar com os seus colaboradores através de reuniões regulares de 1:1 com o respetivo gestor, realizando inquéritos de envolvimento dos colaboradores, dando prioridade ao bem-estar deles e fomentando uma cultura de comunicação. Incentive os colaboradores a contactar se não estiverem satisfeitos e assegure-se de agir com base nos seus comentários quando oferecidos. Mesmo que não possa implementar as suas sugestões, pode sempre explicar porquê.
a conclusão sobre a procura e retenção de talento
Encontrar e reter os melhores talentos para a sua organização pode ser difícil neste mundo moderno. Com os rápidos avanços tecnológicos, as dinâmicas em evolução do mercado de trabalho e as alterações nas expetativas dos colaboradores, a aquisição e retenção de talento tornaram-se mais complexas do que nunca. No entanto, ao adotar estratégias inovadoras e adaptar-se às tendências em mutação, pode enfrentar este desafio e construir uma força de trabalho que impulsione o sucesso da sua organização.
Para encontrar os melhores talentos, procure reforçar a sua EVP, procurar novas contratações através dos canais adequados e dar passos para melhorar a sua marca de empregador. Mudar o seu foco para apoiar e desenvolver os seus colaboradores atuais pode ajudar com isso, bem como criar canais de comunicação abertos com os profissionais atuais e incentivar o desenvolvimento interno e a formação.
Para mais informações sobre como pode reforçar a sua marca de empregador e reter os melhores talentos, consulte o Randstad Employer Brand Research de 2023. Está repleto de informações úteis, estatísticas e dicas sobre a melhoria da experiência do colaborador, a retenção de talentos e a melhoria da sua employer brand.
Atrair e reter talento tem como base uma boa estratégia de employer branding. Na Randstad estamos prontos para ajudar a sua organização no processo de construção da sua employer brand!
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