Neste artigo, vamos falar sobre as formas e técnicas com as quais podes construir uma "forte" presença no LinkedIn e tornares-te no candidato que todas as empresas vão querer chamar para uma entrevista!

É um facto que muitas pessoas hesitam quando se trata de se descreverem a si próprias e, muitas vezes, podem ficar presas na primeira linha da descrição, sem terem ideias ou forma de se descreverem.

apresentação linkedin
apresentação linkedin

Já deves ter reparado na secção de resumo do perfil do LinkedIn e na sua importância como ferramenta que dá a primeira impressão a qualquer visitante. Esta é a tua oportunidade para te destacares da multidão, dizer "olá" e dar um vislumbre da tua personalidade. Desta forma, podes mostrar aos teus potenciais empregadores não só quem és e o que fazes, mas também despertar o seu interesse, motivando-os a querer saber mais sobre ti. 

A magia do resumo é que te permite dirigires-te diretamente ao leitor e partilhar com ele muitos aspetos da tua pessoa - desde as realizações profissionais a assuntos mais elaborados, como os teus objetivos de vida.

Além disso, é de salientar que esta informação faz agora parte do cartão de visita introdutório na parte superior do teu perfil, que também inclui o teu nome, fotografia, título, empresa onde trabalhaste mais recentemente, formação académica e dados de contacto. Assim, quando a maioria dos utilizadores visita o teu perfil, é importante lembrar que veem os primeiros 300 caracteres do teu resumo e que aqueles que têm o LinkedIn Recruiter veem o resumo completo por defeito.

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Por isso, reunimos aqui as melhores dicas para escrever uma secção de resumo do perfil do LinkedIn que expresse com sucesso e confiança quem és, bem como a tua carreira até à data.

1. cria uma primeira boa impressão

Quando alguém visita a nossa página do LinkedIn, só vê as primeiras frases do nosso resumo. Se formos criativos como uma personagem, podemos começar o resumo com uma "citação" cativante que fará com que os leitores cliquem em "Ver mais". Outra hipótese é parar um minuto para pensar no que nos distingue dos outros e porque é que adoramos o nosso trabalho, para podermos resumi-lo na nossa frase de abertura. Mas tem de ser algo conciso e específico.

2. pensa como um leitor

Ao escrever, é importante lembrares-te de que te estás a dirigir a alguém. Adapta a tua mensagem resumida ao público que te interessa e ao que é importante para o mesmo. Imagina que estás a ter uma conversa com um colega, um recrutador ou um potencial cliente. Como é que falarias com ele ou ela e como é que te descreverias? O que é que gostarias que ele soubesse sobre ti? É aqui que é bom começar a ver surgir os primeiros aspectos da tua personalidade.  Por exemplo, um potencial cliente analisa normalmente os seus antecedentes e a sua experiência para determinar se o pode ajudar.

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3. habitua-te a escrever na primeira pessoa

Após a introdução, evita falar de ti na terceira pessoa e prefire continuar na primeira pessoa. A utilização de termos como "Eu" e "Nós" torna o teu resumo mais personalizado e dá ao leitor a sensação de que está a ouvir a tua voz, em vez de ler uma biografia escrita por outra pessoa. Esta estratégia simples ajuda a tua apresentação a ser memorável e cria uma primeira impressão muito melhor naqueles que visitam o teu perfil. Mostra a tua personalidade e escreve a tua história utilizando qualquer um dos exemplos abaixo:

  • "Como uma criança dos anos 90..."
  • "Enquanto crescia, vi que..."
  • "Fiquei inspirado quando..."
  • "A minha história começa quando...."

4. utiliza o testemunho de um chefe, de um colega ou de um cliente

Normalmente, uma citação ou um testemunho de uma pessoa que tenha trabalhado contigo de forma bem sucedida, é uma excelente forma de realçar uma experiência ou competência única que tenhas. Não hesites em pedi-lo e tenta dar um toque de emoção quando fizeres referência a algo pessoal.

5. escrever um bom epílogo

Diz ao teu leitor o que ele realmente quer ouvir. Se quiseres reforçar a tua rede de contactos com profissionais da tua área, podes utilizar expressões como: "Gosto de entrar em contacto com colegas desta área". Se, por outro lado, estiveres aberto a uma nova oportunidade de emprego, experimenta dizer: "Estou aberto a uma nova oportunidade de emprego, se tiver uma sugestão que se enquadre no meu perfil, envie-me um e-mail para aqui...". 

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