Estás a ter a sensação de que o teu emprego já não é o mais adequado para ti? Quer estejas a sentir falta de crescimento ou que a cultura não é a mais adequada para ti, eis alguns sinais de que está na altura de mudar para uma função mais adequada. Mesmo que não estejas pronto para seguir em frente, deves, no mínimo, ter uma conversa franca com a tua chefia sobre o que se segue na tua carreira.

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já não tenho objetivos

Ter objetivos dá-te algo para o qual trabalhar. Um trabalho saudável deve ter uma mistura de objetivos a curto e a longo prazo, e tomar medidas ativas para os alcançar. Se definiste objetivos para ti próprio, mas pensas que são impossíveis e que se trata mais de um desejo, considera a possibilidade de te sentares com o teu chefe para determinar se existem passos mais pequenos e realistas que te possam ajudar a chegar onde queres estar.

os valores da empresa não estão alinhados com os teus

Nós percebemos; por vezes, a cultura de uma empresa não está bem enquadrada. Se estiveres a trabalhar num local que só pensa em trabalhar, trabalhar, trabalhar, mesmo que isso signifique ficar até tarde, e parece que todos os outros estão de acordo, exceto tu, pode ser que os valores da empresa não sejam adequados para ti. Por vezes, a cultura do escritório muda com o tempo (tal como a tua!). Por isso, não penses que só porque estavas alinhado com a empresa há alguns anos, que ela ainda seja o lugar perfeito para ti hoje. Os valores importantes a ter em conta para decidir se a cultura ainda é adequada para ti incluem: equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, segurança no emprego, flexibilidade no trabalho, e valores e prioridades da empresa, entre muitos outros.

repensar a ambição

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demasiado do teu trabalho é entediante ou está abaixo do teu nível de competências

Não estamos a dizer que 100% do teu trabalho deve ser um momento feliz e divertido. Todos nós temos aquelas tarefas administrativas menos divertidas que temos de fazer porque fazem parte do nosso trabalho. O problema surge quando essas tarefas começam a perturbar o teu dia e a causar estragos na tua produtividade e motivação. Uma boa regra de ouro para viver é a regra 70/30. Se mais de 30% do teu tempo estiver a ser ocupado por tarefas entediantes e repetitivas, talvez seja altura de considerar as tuas opções de carreira e se já não te desenvolveste mais que o teu emprego.

não há oportunidades para aprender

Para muitos de nós, um trabalho gratificante implica oportunidades para continuar a aprender. O trabalho que nos envolve aqui e agora é importante, mas também o é o trabalho que abre novas oportunidades para o futuro. Isto pode significar participar em sessões de formação ou desenvolvimento para aprender novas competências, ou assumir projectos novos e desafiantes que ultrapassem os seus limites. Expande o teu repertório e esforça-te por experimentar coisas que estão fora da tua zona de conforto para manter a tua carreira em movimento. Se a tua carreira alcançou um patamar, talvez seja altura de perguntar à tua chefia sobre oportunidades de assumir novas responsabilidades e projectos que estejam um pouco fora do teu âmbito atual.

não estás motivado

Sabes aquela ligeira sensação de pavor que tens antes de fazer algo que não queres mesmo fazer? Se essa sensação está presente na maior parte da tua rotina pré-trabalho, estás a sentir-se desmotivado. Temes chegar ao trabalho e passar mais 8 horas a fazer o que quer que estejas a fazer. Quando estás no trabalho, não estás concentrado ou empenhado e isso está provavelmente a afetar a tua produtividade. A tua falta de motivação pode até ser uma resposta a uma das outras coisas desta lista.

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o teu salário está abaixo do valor de mercado

Se o teu salário não tem acompanhado a taxa de mercado para o teu cargo e anos de experiência, está na altura de explorar outras oportunidades. Historicamente, as novas oportunidades de emprego oferecem a melhor hipótese de obter um aumento salarial significativo. É provável que obtenhas um aumento salarial de 15-20% ao mudar de emprego. Os aumentos, por outro lado, tendem a situar-se no intervalo de 2-10%.

dás por ti a contar os minutos

Dás por ti a olhar para o relógio e a rezar para que o tempo passe um pouco mais depressa? Os 20 minutos parecem uma hora quando o relógio se aproxima das 17h ou das 18h? Se, quando olhas para o relógio, ficas muitas vezes desanimado com o pouco tempo que passou, é sinal de que não está a ser empenhado no teu trabalho.

ficas frequentemente esgotado

É natural sentires-te um pouco esgotado após um projeto longo e intensivo que requer toda a tua atenção e dedicação. Acontece aos melhores de nós. Todos nós precisamos de tirar algum tempo para nos refrescarmos e voltarmos à mentalidade correcta de vez em quando - é para isso que servem as férias! O problema surge quando nos sentimos assim mais vezes do que o habitual. Se te sentes esgotado com frequência e precisas de fazer pausas no trabalho com regularidade, a culpa pode ser do teu trabalho e não do teu estado mental.

não há oportunidades para progredir

A progressão e as oportunidades de promoção são mais importantes para algumas pessoas do que para outras. Se te sentes "preso" devido à falta de oportunidades para assumir novas responsabilidades ou tarefas de gestão, talvez seja altura de olhar para fora da tua organização e ver que oportunidades existem noutros locais. Algumas organizações são melhores do que outras a promover o seu pessoal a partir do seu interior. Se estiver numa organização relativamente plana, sem muita hierarquia, pode achar que as oportunidades de progredir são poucas e distantes.

Se te sentires preso no teu emprego, é um sinal de que algo não está bem. Não ignores o sentimento e empurres para debaixo do tapete. Ouve os teus instintos e encontra um caminho a seguir. Quer isso signifique ter uma conversa aberta com o seu chefe ou procurar novas oportunidades para expandir os teus horizontes; tem opções!