Ser gestor de projeto é considerado por muitos um trabalho altamente gratificante. De acordo com o Project Management Institute, a gestão de projetos consiste na "aplicação de conhecimentos, competências, ferramentas e tecnologias a atividades de projeto para satisfazer um requisito".
A gestão de projetos envolve também a responsabilidade pelo planeamento, execução, gestão de equipas e também trabalho com os beneficiários do projeto para gerir as expectativas.
Como passar de um trabalho de entrada para uma posição de gestão?
Qualquer pessoa que pretenda passar do nível de entrada para o de gestão deve procurar desenvolver-se a si próprio desde o primeiro dia. É importante aproveitar todas as oportunidades para demonstrar as suas capacidades nesta área. A melhor forma de um candidato assegurar um papel é apresentar exemplos específicos de quaisquer casos em que tenha realizado tarefas de gestão de projetos.
Quais são as competências-chave?
Para ser gestor de projeto é necessário que demonstres uma série de competências-chave específicas.
Em primeiro lugar, deves ser capaz de:
- criar planos detalhados para o trabalho a ser realizado, que incluam prazos de entrega a nível micro para todos os aspetos individuais do projeto.
- gerir pessoas
- ter um registo de mentoria e de trabalho com funcionários mais novos para ajudar a melhorar a sua produtividade, através da motivação e organização.
A boa comunicação é também vital, uma vez que isto será útil não só no trabalho com os funcionários mais novos, mas também no trabalho com o destinatário ou cliente do projeto, de forma a assegurar que todos os objetivos são cumpridos. A gestão do tempo é também essencial, uma vez que quase todos os projetos estão sujeitos a um prazo, e a capacidade de planeamento eficaz garantirá que o resultado final seja de qualidade suficiente.
Uma das áreas da gestão de projetos por vezes negligenciada é a capacidade de utilizar as atuais metodologias de gestão. Muitos projetos dos setores público e privado utilizam PRINCE2 - e metodologias semelhantes - para controlar os aspetos chave da elaboração de relatórios de cada fase crítica de desenvolvimento.
Os candidatos devem sentir-se à vontade para trabalhar dentro destes controlos e ser capazes de compreender os aspetos académicos da sua forma de trabalhar.
Que funções podem levar à gestão de projetos?
Há uma série de outros cargos que podem potencialmente levar um candidato a uma função de gestão de projeto. Essencialmente, qualquer posição que ajude a desenvolver as competências necessárias: estas podem incluir a chefia ou gestão de equipa, administração, qualquer forma de AP ou posição de secretariado. Qualquer papel que implique ter de ser extremamente organizado também será útil.
Para além de profissionalmente, existem outras formas de os candidatos poder desenvolver as suas competências para alcançar os níveis de gestão de projetos. Para começar, podem concentrar-se na realização de investigação teórica. Se houver uma oportunidade de "fazer sombra" e aprender com alguém que já esteja em posição de ver o que o papel envolve no dia-a-dia, isto poderá ser útil.
A obtenção de uma qualificação num campo relevante também demonstrará que é proativo, e que tem um entusiasmo genuíno.
Saiba mais sobre a carreira de gestor de produto.
carreira de gestor de produtoQual é a importância do papel?
O gestor do projeto é essencial para a entrega do produto final. Sem o gestor de projeto, não haveria ninguém para ajudar a organizar os diferentes elementos do grupo de trabalho, ninguém para motivar os membros da equipa a assinalar, e ninguém para estabelecer contacto com o destinatário do projeto para assegurar que os requisitos são cumpridos. O papel é gratificante, mas não é para quem não consiga lidar com a pressão.
A apresentação é vital.
Uma vez que o candidato tenha obtido as competências necessárias, é vital que apresente o seu curriculo e carta de apresentação de forma tão profissional quanto possível. Os gestores de projeto têm de comunicar com vários stakeholders e é importante que consigam adequar a sua comunicação e transmitir a sua mensagem eficazmente.