A rúbrica "A Magia do Contact Center" chega hoje ao fim e prometemos que é em grande! Para o último artigo sobre carreiras no Apoio ao Cliente entrevistamos  a Coordenadora Operacional Lídia Maltez, que nos deixou insights muito interessantes sobre o que tem sido o seu percurso, o que é vivido diariamente nos Contact Centers e aquilo que podes esperar do outro lado da linha.

Nesta entrevista exploramos a progressão de carreira nos Contact Centers, as competências chave para ter sucesso nas carreiras ligadas a esta área e o mundo de oportunidades oferecido a quem tem a coragem de arriscar e dar o seu melhor, tal como a Lídia.

lídia maltez randstad
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1. quais são as competências chave para ter sucesso na sua posição?

Bom, não sei se serão as competências chave, mas as que eu penso que foram sempre sendo reconhecidas durante o meu percurso: gosto em trabalhar com pessoas, disciplina, dedicação e resiliência. Saber lidar, suportar e superar adversidades é muito importante.

 

2. há algum momento marcante do seu percurso que queira destacar?

Partilhar talvez o momento em que passei para coordenadora. Pois talvez sirva de exemplo para muito que dizemos na teoria. Costumo dizer aos colaboradores com quem eu trabalho, que devemos manter sempre a ética profissional e dedicação em qualquer tarefa que nos seja entregue independentemente da importância que possamos dar à mesma. Nunca sabemos quem nos está a observar e que oportunidades poderemos estar a desperdiçar mediante o nosso comportamento e execução da mesma.

Quando estava a chefiar a equipa de auditorias e qualidade, surgiu um tema, que me obrigou a sair da minha zona de conforto e a ir atrás de respostas para concluir a minha tarefa. Nessa altura tive de abordar pessoas que não conhecia, sendo que algumas até tive até de ser persistente para obter algumas respostas. Uma dessas pessoas com quem me cruzei neste episódio, foi o decisor e quem me fez o convite para coordenar uma das áreas.

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3. quais são as oportunidades de crescimento profissional num contact center?

Existem muitas. Nós damos prioridade aos nossos colaboradores internos e abrimos concursos sempre que existem necessidade em outras áreas. Desde assistente de front/bo rookie, a assistente sénior e responsáveis de equipas. Temos áreas de formação e qualidade, back-office, áreas administrativas. Área de recrutamento. Muitas das vezes o nosso próprio cliente solicita-nos colaboradores para determinadas tarefas e são temporariamente cedidos e em alguns casos acabam por ser absorvidos.

 

4. que conselho gostaria de dar para quem está a começar a carreira num contact center?

Open mind e disciplina. Um contact center já é um mundo de oportunidades e faz toda a diferença a forma como encaramos este trabalho. Hoje em dia pode ganhar-se muito dinheiro a trabalhar num contact center e existe uma enorme flexibilidade na gestão. Adicionalmente podemos fazê-lo em teletrabalho, o que nos permite ter uma logística de vida diferente e talvez mais adaptada às nossas necessidades pessoais.

5. quais foram as oportunidades mais importantes que teve ao longo da sua carreira e que a ajudaram a crescer profissionalmente?

Foram todas importantes e todas contribuíram para o meu crescimento/desenvolvimento. Não consigo nomear nenhuma que tenha contribuído mais. No entanto confesso que a minha entrada no mundo da Coordenação foi desafiante e ensinou-me a encontrar o equilíbrio entre “ser uma pessoa de pessoas” sem descurar a vertente do negócio.

 

6. se pudesse voltar atrás, o que mudaria no seu percurso profissional dentro do contact center?

Penso que não alteraria nada. Não sinto que tenham existido oportunidades por mim desperdiçadas e aceitei todos os desafios que surgiram, dedicando-me a 100% em cada um deles.

 

7. quais são as suas metas profissionais para os próximos cinco anos?

Gostava de continuar a desenvolver as minha habilidades técnicas e continuar a crescer profissionalmente.

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(...) Gosto em trabalhar com pessoas, disciplina, dedicação e resiliência. Saber lidar, suportar e superar adversidades é muito importante.

Esperamos ter desvendado todos os mistérios que pairavam no ar sobre o Apoio ao Cliente e o trabalho em Call Center. A essência vibrante e desafiante das carreiras deste setor ficaram ao descoberto com as respostas da Lídia, que teve a generosidade de partilhar connosco a importância das competências humanas, da resiliência e da ética no percurso profissional. 

Os Contact Centers, como revelado, oferecem vastas oportunidades de crescimento e flexibilidade, representando um mundo de possibilidades para quem procura desenvolvimento pessoal e financeiro. A jornada inspiradora desta Coordenadora Operacional da Randstad reflete a determinação e dedicação necessárias para prosperar neste universo dinâmico. O futuro reserva a continuação deste crescimento, onde o aprimoramento técnico e a busca por desafios estão no horizonte das metas profissionais da Lídia Maltez nos próximos cinco anos e, quem sabe, no teu também.

sobre a entrevistada
lídia maltez randstad
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Lídia Maltez

coordenadora operacional